segunda-feira, 29 de julho de 2013

AVISOS DE DEUS À IGREJA

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos  de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto. Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (I Coríntios, 10.1-5,11-13).

Paulo fala sobre os pais (ancestrais) daquela geração de israelita. Milhares de pessoas foram testemunha oculares dos grandes feitos de Deus no passado, quando libertou seu povo da escravidão do Egito. Os antepassado dos judeus tiveram o privilégio de andar debaixo da nuvem, na direção pessoal de Deus, no deserto e provar a redenção ao atravessar o mar rumo à terra prometida. Paulo assegura que todos viram e experimentaram os milagres de Deus. Eles comeram o maná (pão) do céu, beberam águas saída da rocha e ouviram a voz de Deus. Mas, mesmo vendo e participando da atuação pessoal e sobrenatural de Deus, eles foram rebeldes e Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados e morreram no deserto. Isto serve de  lição para a igreja de hoje.

NÃO COBICEIS AS COISAS MÁS.

E essas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 1CO.10.6.
A cobiça tem causado grandes desgraças na vida das pessoas, o problema é que a cobiça se torna um desejo descontrolado e leva a pessoa a querer possuir a qualquer custo aquilo que ela deseja. Temos alguns exemplos na bíblia: Eva foi dominada pelo desejo de querer ser igual a Deus, sabendo o bem e o mal; e cobiçou o fruto proibido. Acã cobiçou uma linda capa babilônica, duzentos siclos de prata e uma cunha de ouro (Js.7.20,21). Daví cobiçou a mulher de Urias, e cometeu adultério e um homicídio (2Sm.11.1-27). Sansão cobiçou Dalila, e pagou um alto preço por isso (Jz.16.1-4). Ananias e Safira cobiçaram o dinheiro, e pagaram com a vida (morreram). At.5.1-11. Tem pessoas que vive uma vida de cobiça, tudo que vê e lhe agrada quer possuir, mesmo sabendo que é uma coisa má e que está fora da vontade de Deus. Que Deus tenha misericórdia, e seja repreendido esse espírito de cobiça, em nome de Jesus.

NÃO VOS FAÇAIS IDÓLATRAS.

Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber e levantou-se para se entregar à orgia. 1Co.10.7.
Um dos grandes erros dos filhos de Israel era o pecado da idolatria, eles viam os outros povos nesta prática pagã e desejavam imitá-los; isto porque esta adoração voltada a um deus falso, envolvia a imoralidade sexual, e isto era contrario a santidade de Deus e lhe provocava a ira. O povo adora um bezerro de ouro (Ex.32.1-8). A semelhança dos filhos de Israel no passado, alguns irmãos da igreja de Corintos, estavam envolvidos com a idolatria, eles queriam servir a dois senhores; participavam da mesa do Senhor e depois sacrificavam  na mesa dos demônios (1Co.10.14-21). Idolatrar é colocar um ídolo no lugar de Deus. tudo aquilo que toma o lugar de Deus na nossa vida e se torna prioridade, pode se tornar uma idolatria. Hoje as pessoas estão idolatrando cantores,  pastores, pregadores, filhos, objetos, casas, carros, dinheiro e tantas outras coisas. Porém a bíblia diz que os idolatras não tem parte no reino de Deus (Ap.22.15).

NÃO NOS PROSTITUAMOS.

E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram e caíram num dia vinte e três mil. 1Co.10.8.
Quando os israelitas começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas e se inclinaram para adorar seus deuses; Deus se irou contra eles. E, estando ele irado e indignado por causa da idolatria e prostituição do povo, ele ordenou a Moisés que matassem todos os idólatras e prostitutos (Nm.25.1-9). O apóstolo Paulo adverte a igreja em Corínto, onde estava havendo problemas de impureza sexual (1Co.5.1-5). Ele ordena, dizendo: Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo (1Co.6.18-20). Tem pessoas brincando de ser crente, faz parte de uma igreja, participam das atividades da igreja e vive uma vida de prostituição, quando saem da igreja já tem encontro marcado no motel e outros vivem se prostituindo na internet nas madrugadas, praticando sexo virtual. E ainda querem se justificar dizendo, que a graça de Jesus sempre perdoa. Se este tipo de crente não se converter de verdade e morrer em pecado, o seu destino será o lago de fogo ardente.

NÃO TENTEMOS A CRISTO.

E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram e pereceram pelas serpentes. 1Co.10.9.
Tenta a Cristo significa, por ele a prova, provocá-lo, falar contra ele, é duvidar dele. Ao longo da caminhada no deserto, os filhos de Israel tentaram ao SENHOR, em várias ocasiões. Está escrito: Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como tentaste em Massá (Dt.6.16). Foi em Massá que o povo contendeu com Moisés por causa da falta de água. Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR? Deus ordenou Moisés ferir a rocha, e dela saiu água, e o povo saciou a sede (Ex.17.1-7). Em outra ocasião o povo falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Pois, aqui, nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão vil. Diz o texto sagrado, que o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreram muitos israelitas (Nm.21.4-9). Tem muitos brincando de ser crente e estão tentando a Cristo com suas atitudes e provocações mundanas dentro da casa de Deus. Deus está chamando a muitos para um acerto de contas, quando estes não se rendem, Deus entra em juízo contra estas pessoas. Como ele julgou Ananias e Safira, por lhe provocar através da mentira, Ele é o mesmo. Tem crente que pensa que Deus não mata porque é o tempo da graça,  isto é um engano, ele mata sim. O apóstolo Paulo disse: Por causa disso, (por participar da ceia do Senhor em pecado) há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo (1Co.11.28-32). Muitos partem (morrem) antes do tempo, Deus é longânimo e misericordioso, mas ele também é justiça.

NÃO MURMUREIS.

E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor. 1Co.10.10.
O pecado da murmuração dos filhos de Israel, os levou a derrota; Deus os fez caminhar quarenta anos por causa das suas murmurações e eles morreram no deserto (Nm.14.26-35). Murmurar é falar em voz baixa. É reclamar, é criticar, é falar contra, é não acreditar nas promessas nem no poder de Deus, é querer que Deus faça do nosso jeito, é não querer se submeter a vontade de Deus. Fuja do murmurador, corra de perto do pessimista, daquele que é negativo e só vive reclamando de tudo e de todos. O que contaminou Israel e o levou ao pecado da murmuração foi a mistura de gente que veio junto com eles quando saíram do Egito (Ex.12.37,38.Nm.11.1-10). Há uma parte da poesia de um hino da harpa cristã, que diz: Em vez de murmurares canta, um hino de louvor a Deus, Jesus que te dá vida santa, qual noiva levar-te pra o céu. Que este espírito de murmuração vá para bem longe, e que no meio do povo de Deus só tenha homens e mulheres de fé, a exemplo de Josué e Calebe. Amém!