sábado, 5 de outubro de 2013

A RADIOGRAFIA DA ALMA

SENHOR, tu me sondas e me conheces! Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus pensamentos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercas em volta e pões sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que a não posso atingir. Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e tecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Se eu os pudesse somar, seriam mais que os grãos de areia. Se os contasse, levaria toda a eternidade e ainda haveria o que contar (Sl.139.1-6,13-18).

A alma é parte integrante do ser humano, o homem segundo a bíblia é um ser composto de espírito, alma e corpo (1Ts.5.23). A alma é sede das emoções, e só Deus conhece em profundidade os nossos sentimentos, intenções e pensamentos. O sábio Salomão diz: A alma do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre (Pv.20.27). O polivalente e intelectual Leonardo da Vinci, disse: Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo. Ou seja, tudo que o olho vê, reflete na alma. Tudo que está na alma (os sentimentos, as emoções, os pensamentos) é invisível ao olho humano. Deus na sua onisciência é sabedor e conhecedor de tudo o que se passa dentro de nós. O salmista Davi, vê a onisciência de Deus, como uma ciência maravilhosa. Na medicina moderna existem radiografias computadorizadas para todas as partes do corpo humano; porém o diagnóstico da alma, a medicina não consegue e nunca conseguirá diagnosticar a alma do homem. O único que pode radiografar e diagnosticar a alma, é Deus. A sua palavra, penetra na divisão da alma e do espírito, e nas juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração (Hb.4.12). Aleluia!

SETE COISAS QUE DEUS CONHECE E SABE DE NÓS:

1- Ele conhece nossos pensamentos.
Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento (Sl.139.2).

2 Ele conhece o nosso coração. 
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das vossas ações (Jr.17.10). 

3- Ele conhece a nossa estrutura.  
Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó (Sl.103.14).

4- Ele sabe quantos cabelos há na nossa cabeça.
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados (Mt.10.30).

5- Ele sabe a nossa fraqueza. 
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (I Co.10.13).

6- Ele sabe o nosso endereço. 
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando (At.9.11).

7- Ele conhece o nosso passado, presente e futuro. 
Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações (Jr.1.5). 

CONCLUSÃO:
Não podemos esconder do SENHOR, a intimidade da nossa alma, pois Ele nos contemplou ainda informes, no mais secreto do ventre da nossa mãe. Toda a nossa vida está diante de Deus, as vezes somos tentados a pensar que Deus não está nos vendo, e que Ele não está sabendo detalhes da nossa vida; mas é inútil tentar se esconder da presença de Deus. Ele é Deus de perto e também Deus de longe; está escrito na sua palavra: Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Diz o SENHOR. Porventura, não encho eu os céus e a terra? Diz o SENHOR (Jr.23.23,24). Amém!