sábado, 17 de maio de 2014

OS CINCO ALPENDRES DA GRAÇA.

Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: Cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar sã? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado (Jo.5.1-9).

Diz o texto sagrado que no tanque de Betesda havia cinco alpendres, cinco na numerologia bíblica é o número da graça. A graça é o grande favor de Deus revelado para com a humanidade pobre e desvalida. Segundo os eruditos, a palavra graça, aparece 323 vezes no texto sagrado. A palavra graça, no sentido lato, significa: Favor imerecido. Graça, no hebraico, é "chen". Este termo aparece com frequência no antigo testamento. Significa curvar-se, abaixar-se, com a conotação de favor imerecido ou a condescendência de um ser superior por alguém inferior em valor e poder. A graça, é Jesus. Esta graça se manifesta de maneira multiforme, dependendo da necessidade e da ocasião.

O QUE É ALPENDRE?

Alpendre ou marquise, é um tipo de varanda que estabelece uma graduação bastante marcada entre os espaços interiores e exteriores de uma residência, protegendo-a da incidência direta da radiação solar  e da chuva. Normalmente é entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual avança o beiral do telhado que cobre a casa.

1. A GRAÇA PROMOVE MISERICÓRDIA.

O nome do tanque era Betesda, que significa casa da misericórdia. Aquele homem estava no lugar certo, foi ali que Jesus usou de misericórdia para com ele.
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lm.3.22,23).
A misericórdia de Deus é a sua grande bondade manifesta, para com a humanidade pobre e desvalida.
O termo misericórdia é a junção de duas palavras: Miseri, de onde vem a palavra miserável; e córdia que tem haver com o coração. Dai podemos dizer: O homem miserável no coração de Deus.
A parábola do bom samaritano é uma ilustração da misericórdia de Deus (Lc.10.25-37).

2. A GRAÇA PROMOVE PROVISÃO.

Aquele homem estava enfermo a trinta e oito anos, ele esperava a ajuda de alguém e ninguém lhe ajudava. Mas, depois de muito tempo de espera, chegou a providencia de Deus. Jesus chegou para lhe socorrer.
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl.46.1).
O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja (Sl.20.1).
Deus, na pessoa de Jesus Cristo é provedor; um dos seus nomes é Jeová jireh. Ele é a nossa provisão necessária e suficiente. Ele não chega atrasado nem adiantado, Ele chega na hora certa e no momento exato para nos socorrer e prover as nossas necessidades. Aleluia!

3. A GRAÇA PROMOVE LIBERTAÇÃO.

O paralítico do tanque de Betesda precisava ser liberto daquele mal, pois este era o seu grande desejo. No momento certo, Jesus chegou para lhe liberta por completo daquele mal. Está escrito: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo.8.32,36).
Todos os homens precisam serem libertos, o pecado assola, domina e escraviza as pessoas, deixando-as reféns dos seus vícios e desejos pecaminosos. É impossível o homem ser completamente liberto pelos métodos terapêuticos, filosóficos ou religiosos. A plena libertação do ser humano só é possível pelo pleno conhecimento da Verdade, e esta Verdade é Jesus Cristo. Ele disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo.14.6).

4. A GRAÇA PROMOVE CURA.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades (Sl.103.1-3).
Um dos nomes de Deus é Jeová Rafá, que significa o SENHOR que cura. Ele é conhecido pelo seu povo por este nome. Em certa ocasião Deus falou para os filhos de Israel dizendo: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque Eu sou o SENHOR, que te sara (Ex.15.26). A saúde da nação de Israel estava condicionada a obediência a Deus e aos seus mandamentos. Diz o texto sagrado, que quando a nação de Israel, saiu do Egito, não houve entre as suas tribos um só enfermo (Sl.105.37). Na nova Aliança, Jesus é o nosso médico por excelência, é Ele que cura todas as nossas enfermidades do corpo e da alma. Aconteceu que, em uma mesma ocasião Jesus curou uma mulher que sofria a doze anos de uma hemorragia, e ressuscitou uma menina de doze anos. Ele disse para Jairo, que estava com a sua filha enferma, e em seguida lhe chegou a notícia que ela havia morrido: Não temas; crê somente, e será salva (Lc.8.50). Jesus é Médico dos médicos, Ele curou o paralítico do tanque de Betesda, que estava enfermo a trinta e oito anos. Aleluia! Ele é o mesmo, creia!

5. A GRAÇA PROMOVE SALVAÇÃO.

Jesus é o único que tem poder de livrar o homem da condenação e dar-lhe a vida eterna. Está escrito: E em nenhum outro há  salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At.4.12). Salvação implica em livrar, poupar, salvar e garantir a vida eterna com Deus. Jesus disse: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos (Jo.10.27,28).
Jesus é o único que tem autoridade de dizer: Eu dou-lhes a vida eterna. Nunca, nenhum dos grandes filósofos ou  líderes religioso disse para os seus seguidores: Eu dou-lhes a vida eterna. Diz a bíblia: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm.6.23).
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3.16).
Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo, que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo.5.24).
Quem tem o filho tem a vida; quem não tem o filho de Deus, não tem a vida (1Jo.5.12).
Jesus é o pai da eternidade (Is.9.6).
Ele disse: Antes que Abraão existisse, Eu Sou (Jo.8.56-58).

CONCLUSÃO:
O paralítico do tanque de Betesda, precisava ser curado não só no corpo, mas também na alma; na ocasião Jesus realizou dois grandes milagres, curando-o no corpo e na alma. Diz a bíblia: Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior (Jo.5.14).

54 comentários:

  1. Amado, se o tanque de betesda era o lugar certo como foi escrito neste texto então Deus é Deus de confusão? Não Deus nao é um deus de confusão: 1Cor 14:33... No tanque de betesda havia confusões, alvoroços, brigas, ganância, pessoas querendo roubar bênçãos uns dos outros, bastava apenas um mover qualquer das aguas e pronto, a confusão estava feita... Varias pessoas pulando no tanque para ser o primeiro a ser curado, o tanque de betesda não recebia anjo de Deus, não esta escrito na bíblia que o anjo que descia era de Deus, diz apenas que descia um anjo e ajitava as aguas : João 5:4 a palavra descia não refere-se do céu e sim em descer nas aguas, (e um anjo descia em certo tempo ao tanque) nao está dizendo descia do céu, está dizendo descia ao tanque, lembrem-se dos anjos caídos, não de brechas aos anjos caídos de fazerem das suas vidas um alvoroço, não deixem os anjos caídos fazerem das suas vidas um objeto de confusões, de ganância, não cresçam os olhos nas bênçãos do seu próximo, busque em Deus a sua salvação e suas próprias bênçãos te seguirão sem que vc precise querer roubar bênçãos de ninguém, aquelas aguas serviam de amuletos, Deus nao precisa de amuletos para te entregar bênçãos a prova é que Jesus curou o paralítico fora do tanque nao precisou fazer com que aquele rapaz entrasse naquelas águas para ser curado. Fiquem na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amado irmão Oziel, concordo em parte com o seu comentário, porém eu entendo que quando Jesus chega o ambiente é mudado e a graça de de Deus se manifesta.

      Excluir
    2. Deus ama o pecador mas se aborrece do pecado , se aquele lugar não era o adequado para aquele paralitico por ser um lugar onde estavam pecadores porque o próprio Jesus foi até la ? justamente para cumprir aquilo que lhe foi outorgado por aquele que lhe enviou , salvar o que se havia perdido ... em nenhum momento em seu discurso li falar sobre as águas ser um amuleto, e acreditar hoje na utopia de que não existe pessoas com tais pretensões em campos religiosos é fugir da realidade. para mim pastor foi muito esclarecedor a parte dos alpendres porque apesar de ler não entendia ao certo do que se tratava... que Deus continue o abençoando!

      Excluir
    3. Graça e paz irmã Hivone Rodrigues, que bom que você entendeu e foi edificada pela palavra de Deus. Obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário, volte sempre.

      Excluir
    4. amado irmao ozio eu descordo da primeira parte do seu comentario ,quando JESUS chega tudo e diferente ,o anjo era o de DEUS A BIBLIA NOS AFIRMA QUE DESCIA UMA ANJO . EM TAO ME RESPONDA COMO VC TEM A PLENA CERTEZA QUE NAO ERA UM ANJO DE DEUS ?? ME RESPONDA SE NAO ERA UMA ANJO DE DEUS EM TAO ELE ESTAVA VINDO A MANDO DE QUEM ?????

      Excluir
    5. Gente eu nao creio que era de Deus o anjo.era uma tradiçao e Deus e organizado.pra mim explicar da forma que entendi tenho que escrever muito rsrsrs....

      Excluir
    6. Lugar certo pra o milagre meu filho.

      Excluir
    7. Amados,o céu é tomado a força. O alpendre de Salomão, cidade do grande rei, diz respeito a dois prismas que devem ser considerados. O primeiro deles é explicar as coisas sob uma ótica humana; e a outra delas é entendermos sob a luz do Espírito Santo de Deus.
      Pois bem, o alpendre de Salomão visto sob a ótica estritamente humana era um público onde se levavam e deixavam lá os doentes, coxos, paralíticos, cegos físicos. É nesse lugar que podemos inferir ser um hospital público por se acharem ali tantos enfermos e doentes juntos.Esses doentes iam justamente ali porque se ouviam dizer que a água daquele tanque se agitava e se observou que somente o primeiro que alí entrava ficava curado, isto é, ficava são.Mas isso era o que se comentava naquela cidade. Era informação que se espalhava no meio daquele povo, por essa razão era que os doentes se dirigiram àquele lugar, e os que eram carregados por não poderem andar eram deixados lá, na esperança de que seus doentes fossem sarados de suas enfermidades.
      No que toca a fé, no que diz respeito as coisas espirituais significa a casa de Deus. Certa ocasião Jesus estava com seus discípulos e disse-lhes: Uns dizem que sou João Batista...(jo 16.14,15,16... e Jesus respondendo, disse-lhe: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne nem sangue que to revelou, mas meu pai, que está nos céus.Pois bem, uns crêem e outros duvidam. Uns obedecem e outros sacrificam. Outros amam e outros odeiam seus próprios irmãos, imagem e semelhança de Cristo.
      Há na casa de Deus o joio é o trigo. Ambos se parecem, porém nem de perto são iguais. E Jesus vendo e conhecendo aquele homem que se esforçava para estar na casa de Deus com todo o egoísmo existente, toda ganância sem precedentes, toda confusão, vendo Jesus que aquele homem estava deitado (podemos cogitar,sem medo de pecar),por estar sem forças de tanto lutar a espera de seu milagre, mas não saiu dali, sobretudo creu na certeza de que um dia seu milagre chegaria, então Jesus se dirigiu somente a ele é lhe perguntou se ele queria ficar são.
      Contudo não foi a resposta dele que convenceu o Mestre. Porque muitas vezes nossas respostas não convence nosso Mestre Jé, mas sim nossa insistência.
      Aquele homem insistiu e não desistiu. Levantou-se pela ordem do poder de Deus.

      Excluir
    8. Muito boa a sua mentalizacao ao afirma que a biblia nao diz que o anjo decia do ceu... Porem perceba que o sonho de jose veio do ceu e causou alvorosso na familia de jaco... Assim como a uncao de Davi veio do ceu e causou alvorosso em todo o reino... O toque do anjo nao causava a confusao e sim a ambicao da cura e a falta de amor dos enfermos... Se a cura dos enfermos do tanque fosstanquede anjos decaidos e diabolico Jesus teria curado todos os enfermos e apregoado contra o tanque expussando os demonios daquele lugar conforme fez em todos os outros lugares onde a opressao dos demonios existia. Nao existe contexto que de vasao a sua tese... Deus o abencoe!

      Excluir
    9. A PAZ DO SENHOR NO MEU PONDE DE ENTENDIMENTO NA BÍBLIA NÃO RELATA QUANDO NEM COMO E NEM QUEM O LEVOU AO TANQUE POREM NOS FALA QUE EXISTIA MUITOS DOENTES NAQUELE LUGAR MAIS SÓ UM CHAMOU A ATENÇÃO DE JESUS A BÍBLIA TAMBÉM NÃO DIZ O QUANTO AQUELE HOMEM CLAMAVA MAIS EU ENTENDI QUE ELE ESPERAVA NO HOMEM PARA QUE SUA CURA DELE ACONTECESSE ENTÃO O QUE DEIXA CLARO É QUE MUITAS VEZES ESTAMOS DESTRAIDOS A VOZ DO MESTRE POIS JESUS PERGUNTOU QUERES FICAR SÃO E ELE RESPONDEU COM OUTRA PERGUNTA MUITAS VEZES NÃO ESTAMOS COM OS OUVIDOS SENSIVEIS A VOZ DO ALTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ ELE SE QUER PERCEBEU QUE OS MEDICOS DOS MEDICOS ESTAVA ALI EM SUA FRENTE QUE NESSES ULTIMOS DIAS POSSAMOS ESTAR ATENTOS E QUE VENHAMOS TIRAR A VENDA DOS NOSSOS OLHOS POR QUE JÁ É CHEGADA A HORA

      Excluir
    10. MEU AMIGO SE VOCÊ NÃO SABE QUAL ERA O ANJO QUE AGITAVA AS ÁGUAS DAQUELE TANQUE É MELHOR VOCÊ FICA CALADO POIS VOCÊ PODE ATRIBUIR UMA OBRA FEITA PELO ESPIRITO SANTO ÃO DIABO, POIS QUEM BLASFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO NÃO TEM PERDÃO.

      Excluir
    11. Paz do senhor pro meus irmaos em cristo jesus, que a Graca di Deus posso nos envolver, poderossamente, oque que a acontece, a expressao do pastor foi colocada , embora quando as aguas eram agitadas aquele que desse-se primeiro recebia sua vitoria, primeiro ponto que vou esclarecer, avia muitos doentes coxos e mango naquela empoca como hoje tem , porem as missericordia di Deus eram grande , nao sabemos quanto tempo demorava para o anjo decer, mais sabemos que ele decia, o amor di Deus por todos nos e incondicional, Deus sempre esta resolvendo problemas de cada um de nos , exmplo olha da onde ele nos arrancou muitos estavam preso no lacos de satanas, Deus foi la e disse tu es meus ti escolhi no ventre da sua mae, o diabo achou que poderia fazer oque qeuizer conosco , mais o todo- poderoso entrou em nossas vidas e mudou a nossa historia , deixa Deus trabalhar em nossas vidas , porque os dias na terra sao cada dia mau, e cada vez ira piorar, vamos nos unir em oracao pra que Deus possa rescatar as almas perdidads, aquele home levou 38 anos para receber sua vitoria , com tanta persistencia chegou ate ele oque ele tanto queria , tem coisas que jesus nao manda ninguem ele vem pessoalmente ao seu encontro so pra poder ti da vitoria, mais uma coisa e certa irmaos , vc sendo curado ou nao recendo vitoria de casa carro conta finaceira ou nao nos que somos adoradores iremos encontra com ele nas alturas em nome de jesus, que Deus abencoe a todos em nome de jesus

      Excluir
    12. Satanás e seus anjos caídos não tem poder de curar.

      Excluir
    13. Meu Deus, discussões sem nexo e infames. parece um jogo de vaidade. Parabéns meu irmão, tenho certeza que se o senhor colocou o texto aqui é que foi usado por Deus. Continue pregando o Evangelho. A Paz.

      Excluir
  2. Deus tenha misericórdia de vocês... Tomes do nosso tempo em tudo querem acha dúvida a dúvida não é de Deus

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto irmão. A bíblia é maravilhosa, cada dia eu sinto a glória de Deus na minha vida! Graça e paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Maury, que a glória da Deus permaneça sempre em sua vida. Obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário, um abraço, no amor de Cristo.

      Excluir
    2. Fui muito edificada com essa palavra. o tanque de betesda tipifica o mesmo cenario da igreja com pessoas enfermas e doentes a espera de um milagre. algumas carentes até de um abraço, de um minimo de atenção. mas tbm tem pessoas egoistas, que só conseguem ver seus problemas. Se não fosse AS MISERICORDIAS DO SENHOR há muito ja teriamos sucumbido. Deus o abençoe sempre.

      Excluir
  4. Boa palavra meu irmão Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Boa palavra meu irmão Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. que a graça de deus esteja sempre manifesta em sua vida amado, assim podemos tirar duvidas do nosso coração e fazer o que Deus nos manda, obrigado fica na paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Graça e paz João Coelho, obrigado por visitar o nosso blog e pelo comentário, volte sempre. Um abraço.
      A Deus seja a glória.

      Excluir
  7. Paz meus amados! Amei os dois comentários do pastor Geraldo Barbosa e do irmão Oziel ribeiro. Os dois tem ricos pensamentos distintos sobre o meso assunto. Concordo sim e isso é bem ridiculamente notável que pastores tem usado diversas passagens bíblicas para usarem como amuletos para dispertar a fé nos crentes dessa nova era (parece que o sacrifício de CRISTO no CALVÀRIO está insuficiente para brotar fé nas pessoas). Mas também vejo como foi bem explícita as colocações dos 5 alpendres pelo nobre Pastor Geraldo Barbosa, observando os primórdes genuínos da fé cristã em 5 aspéctos simples mas errôniamente esquecidos pelos ensinadores atuais. Parabéns por também serem amantes da bíblia e por seus ricos comentários que são capaz de enriquecer uma mensagem e até fazer 2 esboços para uma pregação. São dignos de respeito e observações. Parabéns ao blog. Jeferson Souza Rio Grande- RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz amado irmão Jeferson Souza.
      Obrigado por parabenizar nosso blog e pelo seu esclarecedor comentário acerca desta postagem.
      Continue nesta sua visão bíblica, que Deus continue lhe abençoando.
      Um forte abraço. Volte sempre.

      Excluir
    2. Amém Pastor Geraldo. Que Cristo continue lhe usando.Paz!!

      Excluir
  8. Graça e paz para todos amei os dois cometário serviu-se de relevo espiritual para minha vida.

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz para todos amei os dois cometário serviu-se de relevo espiritual para minha vida.

    ResponderExcluir
  10. ... depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. Neste trecho do texto eu tenho a certeza que o Anjo era do Senhor. Pois o inimido veio para matar roubar e destruir. Pastor Geraldo Barbosa amei o esclarecimento dos alpendres. Que Deus continue abençoando a todos nós ricamente com a sua bondade e misericordia. Abraço fraternal.

    ResponderExcluir
  11. gloria Deus pastor bem edificante o estudo.
    pois eu estava em busca de um estudo referido a esse assunto para hoje a noite.Deus lhe continue abençoando .

    ResponderExcluir
  12. Amém. Obrigado por visitar nosso blog, faça bom uso desta postagem, pregue a palavra com ousadia. Deus é contigo.

    ResponderExcluir
  13. Paz do senhor eu sempre que lia os 5 alpendres,me perguntava o que seria.
    Hoje resolvi ir mais afundo no assunto, e seus esclarecimentos foram perfeitos.Deus o abençoe grandemente, obg.

    ResponderExcluir
  14. Amém amado irmão Junior, fico feliz em saber que este estudo correspondeu as suas expectativas. Obrigado por visitar nosso blog, volte sempre.

    ResponderExcluir
  15. A Paz do Senhor!!
    Parabéns pelo ensinamentos aqui deixados! Estava estudando sobre essa passagem de João 5 e muito edificou a minha vida, com descobertas preciosíssimas!! Obrigada Pastor por dedicar seu tempo esclarecendo e fazendo tornar esses estudos proveitosos para a Glória do nosso Deus!!
    Que o Senhor Jesus continue o
    abençoando..Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Marilaine, também quero lhe agradecer por visitar o nosso blog e pelo comentário.
      Volte sempre. Deus tem uma palavra pra você.

      Excluir
  16. Paz pastor me tira apenas uma duvida por gentileza onde esta na biblia que 5 é o numero da graça ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Robson, na verdade você não vai encontrar de forma direta na bíblia, visto que se trata de um estudo de numerologia bíblica. Os estudiosos de numerologia bíblica na sua maioria concordam que o número 5 é o número da graça. Na bíblia nós temos sete dispensações, são elas: 1.Inocência. 2.Consciência. 3.Governo humano. 4.Patriarcal. 5.Lei. 6.Graça. 7.Milênio.
      Observe: Jesus veio cumprir sua missão na quinta dispensação. No evangelho de João está escrito: João testificou dele e clamou dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (João, 1.15-17). Jesus veio na quinta dispensação que a da lei de Moisés, trazendo a mensagem da graça, dai fica subentendido que cinco é o número da graça. Amém!

      Excluir
  17. Amados irmão. O verso do texto que diz que o anjo descia e agitava a água não existe nos manuscritos originais gregos. Ele foi colocado possivelmente pelo copista e isto dentro de parenteses, mais ao longo das cópias de cópias de cópias, alguém tirou os parenteses dando a impressão de que o comentário faz parte do texto original. Na verdade isto era o que se acreditavam ou diziam, ou seja, que a movimentação das era da parte de Deus. Imagina que você estivesse traduzindo um livro, e em dado momento você quisesse fazer um comentário a respeito do texto que você traduz,você terá que por entre parenteses ou no rodapé, como se usa hoje, anotar: "nota do tradutor", mas se num futuro muito distante alguém viesse a traduzir o teu livro para outra língua, e este tradutor tirasse os parenteses, daria a impressão que o autor também disse aquilo que você anotou. Pesquise este assunto com os eruditos e verás que isto se confirma.

    ResponderExcluir
  18. Graça e paz irmão Rafael, o seu comentário é bastante enriquecedor no se refere ao texto de João capítulo cinco. Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog. Volte sempre. Um abraço fraternal.

    ResponderExcluir
  19. Graça e Paz amados... Gostei muito do post e tb dos comentários.
    tentando contribuir ...
    "O anjo descia e agitava a água....", não consta em todos manuscritos originais encontrados, dá uma idéia do por que estavam ali e não se realmente eram curados mesmo. A bíblia não relata nenhum testemunho de cura que ocorreu no tanque a não ser deste homem (38 anos paralitico) feita por Jesus.
    Gostaria de ressaltar que no meio de uma multidão, somente um foi curado e salvo por Cristo, pois os olhos dos outros necessitados esperavam um anjo.. Fica para nós uma lição: ponhamos os olhos SOMENTE naquele que é o Autor e Consumador da nossa salvação... Abraço grande, que Deus abençoe a todos!!

    ResponderExcluir
  20. Amém, obrigado pela visita ao nosso blog.
    O seu comentário é bastante enriquecedor e contribui para melhor compreensão do texto.
    Um abraço irmão Evaldo.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    Gostei muito dos esclarecimentos sobre os Alpendres e acredito que não havia anjo algum para agitar as águas. As pessoas quado se encontram enfermas eles acreditam em qualquer coisas e até veem coisas onde não tem. A palavra diz que quando a água era agitada as pessoas corriam e desciam ao tanque. Se eles corriam isso quer dizer que não eram grandes enfermidades porque senão eles não tinhão como correr.Por isso ficavam curados, o que era um engano colocado por satanás para tirar o foco de Jesus. E quanto ao movimento das águas de "tempo em tempo", esta água entra no tanque por algum lugar e quando esta água entra com um pouco mais de força dependendo do volume pode provocar em certo movimentos das águas.
    Desculpe-me alguma coiso.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Graça e paz Deisemar, o seu comentário é esclarecedor, obrigado por visitar nosso blog. Volte sempre. Um forte abraço, no amor de Cristo.

    ResponderExcluir
  23. Paz do Senhor a todos, a Palavra de Deus é viva e eficaz, por isto vemos Deus falar de várias formas através de um mesmo texto, na minha opinião foi ótimo a colocação do Pastor, bem como a do irmão. Gostaria de também compartilhar com os irmãos a visão que Deus nos deu deste texto.
    O texto nos mostra
    1- um lugar (Bethesda " casa de misericórdia") Que poderíamos chamar hoje de igreja;
    2- multidão de enfermos- Que poderíamos chamar de pessoas necessitadas;
    3- esperavam o movimento das águas - poderíamos chamar de uma mensagem de esperança;
    4 - um anjo descia e movimentava as águas e o primeiro que ali descia era curado- poderíamos chamar de heresia, mensagem antibiblica que enganava os sem conhecimento ( na minha opinião, não havia milagres naquele lugar,precisamos distinguir o que a Bíblia ensina e o que a Bíblia relata. )
    5- 38 anos esperando um milagre - poderíamos chamar um homem de fé firme;
    6- É Jesus vendo, pergunta: queria ficar são? Poderíamos chamar de misericórdia ( talvez seja por isto que mesmo em lugares onde não seguem o verdadeiro evangelho ainda acontece alguns milagres?)
    7- não tenho ninguém que me coloque no tanque- poderíamos chamar de vães tradições;
    8- quando vou desce outro em meu lugar-me poderíamos chamar de desculpa de falsos líderes;
    9- Jesus disse: levanta, toma a tua cama e anda, logo ele ficou são- poderíamos chamar de quando Deus faz é assim, sem muita "burocracia";
    10- e o que foi curado, não sabia que era Jesus, pois Jesus já havia se retirado- poderíamos chamar de Jesus fez o milagre e ainda acham que foi fulano. Porque? Porque Jesus não está lá, só foi, devido a fé daquele homem;
    11- e Jesus encontrou-o no templo, já estás são, não parques mais- poderíamos chamar de finalmente teve a oportunidade de ouvir sobre salvação e não foi em Bethesda;
    12- e anunciou aos judeus que Jesus era quem o curara- poderíamos chamar de teve um verdadeiro encontro com Jesus é começou a testemunhar da sua fé. João 5.1-15 Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  24. Amém irmão Fabiano, gostei do seu comentário, muito objetiva suas colocações. Um abraço fraternal. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  25. É simples !!!! Aquele homem vivia debaixo da lei, e a lei exigia do homem, esforço próprio.
    Quando Jesus chegou, chegou a Graça, o favor que aquele homem não merecia, porque estava em pecado (vivia sob a lei), a Graça não exigiu dele, nenhum esforço próprio.Ele não merecia, e foi curado.

    ResponderExcluir
  26. De tempos em tempos descia o anjo
    Para mover as águas.o.primeiro que entrasse seria curado.por acaso satanás quer ver alguém curado ou liberto ??
    Deus enviava o anjo para que as pessoas fossem curadas.libertas das sua angústias
    Quem descesse primeiro era curado
    Eles tinham que se esforçar pra ser curado
    Notem que Jesus cristo
    Curou aquele que não tinha chance de descer no tanque..fiquem na paz do senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  27. O importante afirmar que era o anjo de DEUS sim, pois se não era, a palavra de DEUS não vai se cumprir, o que importa que JESUS CRISTO cura, liberta e ainda leva o homem pecador ao Céu.

    ResponderExcluir
  28. Paz do senhor a todos , o texto especifica b a palavra, alguns comentários até meio grosseiros, mostram a falta de cultura e entendimento de um texto literário, mostra também o nível de intimidade com Deus, pois ai.da que o autor do texto venha por uma eventualidade estar, pergunto aonde está o amor de Cristo para que se chegue e diga olha irmão será que houve algum equívoco, mas não os sábios da lei já crucificar,
    Mas o texto pra mim foi de grande valia
    Paz irmão Deus o abençoe gloria a Deus

    ResponderExcluir
  29. MENSAGEM ÓTIMA DEIXA DEUS TE USAR DA MANEIRA QUE APRAZ !!!!

    ResponderExcluir
  30. AMÉM. Obrigado pastor Carlos pela visita ao nosso Blog.
    Volte sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. O estudo sobre a graça é maravilhoso e edificante,agora,devemos tomar cuidado com algumas citações históricas por que muitos contra-argumentar dizendo que não era um anjo e que não passava de tradição judaica e tudo mais,porém a biblia interpreda-se por ela mesma e se diz que era anjo então era de fato,tanto que o apóstolo João foi enfático em suas palavras no verso 4 quando diz que o anjo descia é o próprio Senhor Jesus não contra-argumentou e nem o próprio apóstolo não refutou a história. Deus em Cristo abençoe a todos.

    ResponderExcluir