domingo, 5 de janeiro de 2014

MARANATA! O Senhor Vem!


Eis que venho em breve! E o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro. Bem-aventurado aqueles que lavam as suas vestes no sangue do cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Daví, a resplandecente Estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! ORA, VEM, SENHOR JESUS! (Ap.22.12-17,20).

Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; MARANATA! (1Co.16.22).

Maranata, é uma expressão aramaica que ocorre duas vezes na Bíblia. Primeiramente empregada pelo apóstolo Paulo na primeira epístola aos corintios capítulo 16 versículo 22. "Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema; maranata!" O termo é a composição de duas palavras, Maran + Athá, que dão origem à palavra Maranata e que significa "O Senhor vem!" ou ainda "Nosso Senhor vem!". No desfecho do livro do Apocalipse, a mesma expressão é utilizada como uma oração ou pedido, desta feita na língua grega, e traduzida por: “ Ora, vem, Senhor Jesus”. A palavra "Maranata" era usada como uma "senha" entre os cristãos do primeiro século, e provavelmente foi neste sentido usada pelo apóstolo Paulo. Os cristãos do primeiro século usavam esta expressão, maran- atha como saudação ao encontrava-se com outro. Eles viviam uma expectativa de que a volta de Jesus seria iminente (poderia acontecer a qualquer momento), por isso eles falavam esta palavra como expressão de fé e esperança. Pensando nisso, podemos refletir: Se os cristãos do primeiro século usavam este termo como saudação, e viviam na  expectativa da volta de Jesus, imagine nós, hoje em pleno século XXI. E se Jesus voltasse hoje? Pegaria a maioria dos cristãos despreparados ou estariam todos preparado?

TRÊS EMBARAÇOS QUE PODEM DEIXAR ALGUNS CRISTÃOS FORA DO CÉU:

... deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé ... (Hb.12.1,2).

MATERIALISMO.

... se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nela o coração (Sl.62.10).
Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males ... (I Tm.6.10).

Riqueza é bom, ser rico não é pecado, ter muito dinheiro não há nada de errado nisto; porém, o amor ao dinheiro é a causa de muitos malefícios. O problema é quando o dinheiro se torna o senhor da vida crente. Infelizmente, muitos cristãos tem se tornado escravos do dinheiro e estão vivendo uma vida mais voltada para as coisas materiais do que espirituais. Este embaraço pode pegar muitos crentes desapercebidos na volta de Jesus.

MUNDANISMO.

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm.12.2).

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (I Jo.2.15).

O mundanismo é um sistema contrario a vontade de Deus. Ser mundano é aceitar os ditames do mundo e ainda ama-lo e viver na pratica mundana. O verdadeiro cristão anda na contramão do mundo e não aceita os seus usos e costumes que desagradam a Deus. O cristão ser moderno, não há nada de errado nisto, o problema é ser mundano. O cristão pode ser moderno, mas não deve ser mundano. Infelizmente, há muitas igrejas que já aceitaram os costumes do mundo, já não fazem mais a diferença entre o santo e o profano, e estão vivendo um evangelho de conveniências, agradando ao mundo e desagradando a Deus. Quem ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Disse o apóstolo João.

FRIEZA ESPIRITUAL.

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará (Mt.24.12).

Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!  Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (Ap.3.15,16).

A frieza espiritual na vida do cristão, é uma consequência do conformismo com o mundo e a ganância e preocupação pela busca das coisas materiais. Muitos crentes estão como cadáveres ambulantes na Casa de Deus, vivendo de aparências, tendo nome de quem vive, mas estão mortos. Infelizmente, muitos cristão se tornaram frios espiritualmente e estão prestes a entrar em uma UTI espiritual. Jesus não vem buscar uma igreja gelada, nem morna; Ele vem buscar uma igreja avivada, quente e cheia do Espírito Santo. Que sejamos crentes quentes e cheios do Espírito, para não ficarmos de fora do céu no dia do arrebatamento. Maranata!