domingo, 9 de fevereiro de 2014

AS DUAS PROPOSTAS.

Texto básico: Os céus e a terra tomo hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente. Dt.30.19.

Introdução: A vida nos oferece muitas opções de escolhas e as pessoas estão sempre tomando decisões, uns acertam e são felizes, outros erram e sofrem as consequências. Deus não fez o homem programado como um robô, mas ele lhe fez dotado de uma capacidade de decisão e livre arbítrio, que lhe dá o direito de escolha. Na bíblia nós encontramos várias propostas que nos dão opção de escolha. Exemplo: Deus ou Diabo, céu ou inferno, vida ou morte, bênção ou maldição, caminho largo ou caminho estreito, porta estreita ou porta larga. Devemos escolher entre servir a Deus ou servir a Mamom (as riquezas), agradar a Deus ou agradar o mundo, adorar o Deus vivo e verdadeiro, ou adorar o falso deus deste século e os prazeres que mundo oferece. Todos nós somos tentados e estamos sujeitos a errar, todos os dias o pecado bate a nossa porta, todos os dias as tentações nos convida, mas é melhor escolher Deus, é melhor ser amigo de Deus.

DUAS OPÇÕES: JESUS OU SATANÁS.

Jesus disse: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. Jo.10.9,10.

A PROPOSTA DE SATANÁS:

1. ROUBAR.

O Diabo vem para roubar e manchar a imagem de Deus na vida do ser humano; roubar a fé, a paz, a alegria e a comunhão do homem com Deus, lhe deixando cada vez mais distante e destituído da glória de Deus. Ele é usurpador e ladrão, ele vem para roubar a harmonia, e a alegria de viver que Deus dar ao homem.

2. MATAR.

Satanás é homicida, a sua intenção é exterminar tudo aquilo que tem vida. A sua vontade é matar a vida humana e eliminar todo o sentimento humano relacionado a Deus. Ele quer deixar o homem morto, fisicamente e espiritualmente.

3. DESTRUIR.

Satanás é um destruidor nato, o seu propósito é sempre destruir. Ele é um destruidor de lares, a sua intenção é destruir as famílias. Ele quer destruir os bons costumes e princípios da sociedade, ele tenta desestruturar e destruir todas organizações religiosas e políticas que trabalham para o bem da sociedade. Ele é destruidor e anarquista.

A PROPOSTA DE JESUS:

1. SALVAÇÃO.

Jesus é o Salvador, a sua proposta é salvar o homem e lhe outorgar perdão. Jesus veio buscar e salvar o homem perdido (Lc.19.10); a sua vontade é que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade (1Tm.2.3,4). Ele é o único Salvador, está escrito: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At.4.12).

2. LIBERTAÇÃO.

Jesus é o grande libertador da humanidade, ele diz na sua palavra: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo.8.32,36). A sua proposta é libertar e transformar a vida do mais vil pecador. Está escrito: Vinde, então, e argui-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã (Is.1.18).

3. VIDA ETERNA.

Jesus é o Pai da eternidade, ele é o doador da vida eterna, ele tem as chaves da morte e do inferno, ele é o Senhor e príncipe da vida. Ele disse: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo.5.24). Jesus é o único que pode proporcionar ao homem a vida eterna com Deus. Ele disse: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos (Jo.10.27,28). Amém!