domingo, 4 de janeiro de 2015

A IGREJA PRECISA DE EVANGELISTAS.

No dia seguinte partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele (Atos, 21.8).
Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (II Tm.4.5).

O ministério de evangelista é um dos mais lindos entre os cinco ministérios citados pelo apóstolo Paulo na carta aos efésios, 4.11. A igreja deve valorizar e promover este ministério. Uma igreja que não exerce o ministério de evangelista, não cresce em números como deveria. O evangelista é um homem chamado por Deus e vocacionado para propagar a mensagem do Evangelho, ele é um ganhador de almas apaixonado.

Evangelista não é título, é ministério, é uma pessoa vocacionada por Cristo à Igreja.
Se você tem o título de evangelista, mas não ganhou nem uma alma este mês, você pode ser tudo, menos evangelista. Evangelista é apaixonado por almas. Evangelista amanhece e anoitece pensando em ganhar almas, aliás não só pensa, ganha mesmo. Infelizmente, hoje muitos se intitulam de avivalistas e conferencistas, até parece que o ministério de evangelista foi extinto ou caiu em desuso. Todavia, Deus continua levantando homens para exercer esse lindo ministério, seja como missionário ou como pregador itinerante. Seja pregando para multidões ou para um pequeno grupo de pessoas, até mesmo individual. Dos muitos e renomados evangelista que marcaram a história da igreja, temos um grande exemplo de um dos últimos evangelistas do século passado, chamado Billy Graham. Eu amo o fato de que, quando Billy Graham foi perguntado por que ele concordou em ter seu nome na calçada da fama de Hollywood, ele respondeu "Eu concordei em fazer isso, porque eu pensei que um dia uma criança vai andar ao longo desta rua e olhar para baixo e dizer: Mamãe, quem é Billy Graham? E ela seria capaz de dizer a essa criança: Billy Graham foi um ministro do Evangelho de Jesus Cristo, deixe-me explicar para você o que é o Evangelho. Que maravilha. Sempre o Evangelista. Incrível homem de Deus.

Um dos maiores evangelistas da atualidade.  

Evangelista Reinhard Bonnke é mais conhecido por suas grandes campanhas evangelísticas no Continente Africano. Filho de um pastor, Reinhard aceitou a JESUS quando tinha nove anos de idade, e recebeu seu chamado para os campos missionários da África antes de se tornar um adolescente. Depois de atender um Seminário no País de Gales e pastorear na Alemanha por sete anos, ele começou seu trabalho missionário na África. Ele começou fazendo cultos em uma tenda que acomodava 800 pessoas. A medida que o número de pessoas começaram a crescer, tendas maiores foram adquiridas. Finalmente em 1984 ele encomendou a construção da maior estrutura móvel do mundo – uma tenda capaz de comportar 34.000 pessoas sentadas. E ainda, pouco tempo depois o número de pessoas que atendiam aos cultos excederam a capacidade desta tenda. Reinhard Bonnke fundou o ministério internacional "CRISTO para todas as Nações", com escritórios localizados na África, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Singapura e nos Estados Unidos. Desde o início do novo milênio, através da realização de eventos em grande escala na África e outras partes do mundo, e também com o alvo de vermos 100 milhões de vidas relatarem sua decisão por JESUS CRISTO nesta década, 42 milhões de pessoas já responderam ao chamado do Evangelho. Além disso, ele é conhecido por realizar as “Conferências do Fogo” em muitos países ao redor do mundo. Estas conferências treinam e encorajam os líderes da igreja para o evangelismo. Elas causaram um grande impacto e inspiraram muitas pessoas já alcançarem uma dimensão maior em termos de evangelismo e ministério. Seu ministério é confirmado com muitos milagres e maravilhas. Cegos vêm, surdos ouvem, aleijados andam, etc... Glória a DEUS.
 
O ministério de evangelista.

O ministério de evangelista é extraordinário, um verdadeiro evangelista não se detêm em ficar fixo em uma igreja. "Nos dias atuais parece haver muitos avivalistas e poucos evangelistas. Existem Igrejas super lotadas de pregadores, mas vazias de ganhadores de almas. E, além disso, a verdadeira função do evangelista, é que ele deve ser visto mais fora da Igreja do que dentro dela, isto é, que ele não seja somente visto numa função local; mas que sempre avance na direção das almas perdidas sem Cristo; fundando novas Igrejas e comunidades".

Existe três tipos de evangelistas:

1. Todos os crentes que evangelizam e falam do amor de Cristo para as pessoas.

2. Um ministro que desenvolve um trabalho evangelístico, mesmo que não seja a sua vocação.

3. O evangelista vocacionado, chamado e consagrado nesta função ministerial.

Como deve atuar um evangelista na época atual?

1. Promover e organizar junto a igreja local eventos evangelísticos.

2. Discipular os crentes através de estudos, seminários e palestras acerca de evangelismo.

3. Pregar sempre mensagens evangelísticas nas ocasiões oportunas.

4. Procurar utilizar a mídia (todos os meios de comunicação) para propagar o Evangelho.

5. Ir em busca das almas através do evangelismo pessoal, promover evangelismo nos lares através de curso bíblico, pregar em concentrações e cruzadas evangelísticas.

6. Orar sempre pela obra missionária, por salvação de almas e crescimento do Reino de Deus.

Finalmente: Um evangelista autêntico deve ser um desbravador na obra da evangelização. Um vibrante, atuante e dinâmico pregador do Evangelho. Ele fica inquieto quando não ganha almas e quando não vê almas se convertendo a Cristo. A palavra de Deus nos diz: Ó vós que fazeis menção do SENHOR, não haja silêncio em vós (Is.62.6). Ele clama por salvação e justiça. Por amor de Sião, não me calarei e, por amor de Jerusalém, não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acessa (Is.62.1). Ele é um verdadeiro arauto do Evangelho.

ALGUMAS FRASES DITAS POR CELEBRES EVANGELISTAS, GANHADORES DE ALMAS:

“Enquanto Roma queimava, Nero tocava música. Assim são alguns pregadores que, enquanto as almas se perdem, ficam falando coisas secundárias.” (Charles Haddon Spurgeon)

“A bíblia não manda que os pecadores procurem a igreja, mas ordena que a igreja saia em busca dos pecadores.” (Billy Graham)

“Ganhar almas para Cristo é o meu negócio.” (Dwight L. Moody)

Vamos parar de brincar com a religião e fazer algo para trazer o mundo para Cristo.” [Billy Sunday]

John Knox: "Dá-me a Escócia ou eu morro!".

Whitefield: "Se não queres dar-me almas, retira a minha!".

John Bunyan: "Na pregação não podia contentar-me sem ver o fruto do meu trabalho".


Matheus Henry: "Sinto o maior gozo em ganhar uma alma para Cristo, do que em ganhar montanhas de ouro e de prata, para mim mesmo".

John Mckenzie, ajoelhado a beira do Lossie, clamava: "Ó Senhor, manda-me para o lugar mais escuro da terra!".

Prayine Hyde, missionário na Índia, suplicava: "Ó Deus, dá-me almas ou eu morrerei!".


João Welsh, encontrava-se nas noites mais frias prostrado no chão, chorando e lutando com o Senhor, por seu povo. Quando sua esposa implorava que explicasse a razão da sua ânsia, respondia: "Tenho que dar conta de três mil almas e não sei como estão".

E nós??? Qual será nossa atitude??? DEUS tem pressa, e quer nos usar em sua obra, só depende de nossa vontade. Pensemos nisso.