domingo, 19 de abril de 2015

OLHANDO PELA JANELA.

Havia três fileiras de janelas, uma janela de frente para outra. Todas as portas e esquadrias eram quadradas, e as três fileiras de janelas de cada parede eram posicionadas exatamente em frente às fileiras de janelas da parede do outro lado (1Rs.7.4,5).

Janela geralmente é útil para trazer claridade e ventilação ao ambiente, através da luz solar e do vento. A janela também pode nos oferecer uma visão privilegiada; geralmente da janela podemos ver muitas coisas, principalmente se ela estiver numa posição muito alta. Há muitas citações de janelas na bíblia, umas com boas conotações e bons significados, e outras com maus conotações e maus significados. Exemplo: O rei Abimeleque olhou por uma janela e descobriu uma mentira (Gn.26.8,9). A janela da arca (Gn.6.16), para receber luz e ventilação, significa comunhão, comunicação. Janela de Raabe (Js.2.15,21). Onde foi posto o fio de escarlate; significa, livramento, escape, redenção. Janela de Daniel (Dn.6.10). Havia no quarto de Daniel, janelas abertas da banda de Jerusalém. Significa, intercessão, comunhão, confiança. Janelas do céu (Ml.3.10). Significa, Janelas de bênçãos. 

AS TRÊS JANELAS PROIBIDAS: 

JANELA DE MICAL. (Desprezo e desvalorização).

Entretanto, aconteceu que, entrando a Arca do SENHOR na Cidade de Davi, a filha de Saul, Milcal, contemplava tudo de uma janela. E, ao observar o rei Davi dançando e celebrando diante do SENHOR, ela o desprezou no seu coração (2Sm.6.16).
Mical, esposa de Davi, era fria e indiferente as coisas de Deus. Quando ela ouviu o alarido de festejo pela Arca da Aliança ter sido restituída a nação, ela olhou pela janela e reprovou a atitude do rei Davi, que estava pulando e dançando de alegria perante o SENHOR, pela grande vitória.
Ao olharmos para ela, nos lembramos que não podemos desprezar nem levantar a mão contra os ungidos de Deus. Está escrito: Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas (Sl.105.15). Tem muitos crentes nesta janela, vivem criticando, apontando, desprezando e falando mal dos servos de Deus e de seus ungidos. Janela muitas vezes é lugar de pessoas ociosas, desocupadas, que não tem o que fazer; gente que deixa de cuidar da sua vida e vai olhar e falar mal da vida dos outros. Sai da janela Mical, e vem se alegrar com Davi!

JANELA DE JEZABEL. (Hipocrisia e maldade).

Em seguida Jeú partiu para Jezreel. Assim que Jezabel tomou conhecimento disso, pintou os olhos, fez um penteado e ficou observando de uma janela do palácio. Quando Jeú passava pelo portão, ela gritou: “Está em paz, Zinri, assassino do seu próprio senhor? ” Ele ergueu os olhos em direção à janela e bradou: “Quem dentre vós está do meu lado? Há alguém? ” Dois ou três eunucos se inclinaram para ele. Então ordenou ele: Lançai-a abaixo! E eles, imediatamente, a atiraram para baixo; seu sangue salpicou a parede e os cavalos, que a pisotearam. 
A seguir, entrou Jeú e, depois de ter comido e bebido, ordenou: Ide ver aquela maldita e dai-lhe sepultura, pois é filha de rei”. Quando chegaram para sepultá-la, só encontraram o crânio, os pés e as mãos. Voltaram para contar isso a Jeú, que declarou: Esta é a palavra que o SENHOR falou por meio do seu servo Elias, o tesbita: No campo de Jezreel, os cães devorarão a carne de Jezabel; e os seus restos mortais serão espalhados em um terreno em Jezreel, como esterco no campo, de modo que ninguém será capaz de identificar: Esta é Jezabel (2Rs.9.30-37).
Ao olharmos para ela nos lembramos que não podemos agir com maldade, malícia e hipocrisia; pois isto parte de um coração dominado pelo pecado. Estamos proibidos por Deus de tais atitudes. 
O comandante Jeú liderou uma revolta contra a família real, na qual matou o filho de Jezabel, Jorão. Quando Jezabel soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça, desafiando Jeú da janela do palácio. Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela, e Jezabel morreu, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha. Depois de ter feito uma refeição no palácio, Jeú ordenou que a Jezabel fosse sepultada, dado que se tratava da filha de um rei. De acordo com o Segundo Livro de Reis, os servos do palácio apenas encontraram o crânio, os pés e as mãos da rainha. Por causa desta rainha o nome "Jezabel" encontra-se associado na cultura popular a uma mulher maldosa, sedutora e sem escrúpulos.

3. JANELA DE ÊUTICO. (Desatenção e indecisão).

Certo jovem chamado Êutico, que estava sentado numa das janelas, adormeceu profundamente durante o longo sermão de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando tentaram erguê-lo, já estava morto. Contudo, descendo Paulo, debruçou-se sobre o rapaz e o abraçou, declarando: “Não vos alarmeis, pois, sua alma vive! ” Em seguida, subindo novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a pregar até o alvorecer, quando saiu para continuar sua jornada. Então conduziram vivo o rapaz e sentiram-se extremamente confortados (Atos.20.9-12).
O jovem Êutico estava desatento, dormindo na hora do culto, certamente olhando lá fora e dentro, mente dividida. Há pessoas na igreja assim, o corpo na igreja, mas a mente lá fora. Ao olharmos para ela, nos lembramos que não podemos servir a dois senhores, conforme está escrito em Mateus, 6.24. O grande problema é que tem crentes que insistem em continuar nesta janela.

CONCLUSÃO: 
Estar nestas janelas não proveito algum, nem edificação. Deus nos proibi definitivamente em ficarmos nestas janelas, com tais atitudes que lhe desagrada.