terça-feira, 19 de maio de 2015

AS TRÊS FASES NA VIDA DO CRISTÃO.

No dia da prosperidade, goza do bem, mas, no dia da adversidade, considera; porque também Deus fez este em oposição àquele, para que o homem nada ache que tenha de vir depois dele (Ec.7.14).

Todo cristão verdadeiro passará um dia por três fases na sua vida: A fase do deserto, a fase do vale, a fase do monte. Nesta vida nós enfrentamos muitos desafios e passamos por muitas adversidades, há momentos que estamos em cima, outras vezes estamos em baixo. Há tempo de crise e tempo de bonança, há tempo de escassez e tempo de prosperidade, há tempo de perder e tempo de ganhar; as vezes somos derrotados, mas também triunfamos e somos vitoriosos.

DESERTO.

Um dia você passará pelo deserto.
Deserto. Lugar de provação onde tudo é difícil. Estando no deserto vem a angustia, o medo, a necessidade, a solidão, a expectativa, as frustrações, os sonhos não realizados e a vontade de desistir. Quando estamos no monte de Deus, em lugar de destaque, temos muitos amigos. Mas, quando estamos no deserto, lugar de provação, somos abandonados e ficamos só. Porém, Deus não nos deixa, Ele está com você e vai fazer do seu deserto uma fonte de bênçãos.
Deserto:
Lugar de aprendizado (faculdade de Deus).
Lugar de mudança de caráter.
Lugar de provação.
Lugar de provisão.
Lugar de experiências profundas com Deus.
E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe (Ex.3.1).
Depois que você atravessar o deserto e chegar no monte de Deus, Deus irá se revelar e a história da sua vida vai mudar.

VALE.

Um dia você passará pelo vale.
Vale. É uma Depressão ou planície entre montanhas. O vale de Deus é lugar de isolamento, lugar de solidão, lugar de aflição, lugar de ficar a sós com Deus, lugar de comunhão. Quando estamos no vale, lugar de provação, somos abandonados e ficamos só. 
O vale é um lugar de abandono, onde as pessoas esquecem de você. No vale você não tem amigos, não tem parentes, não tem conselheiros. No vale você aprender a estar a sós com Deus. Ali você ora, chora, geme, clama, busca, passa pelo estreito de Deus.Você luta como Jacó lutou com o anjo até ao raiar da amanhã. Mas temos um amigo fiel que não nos deixa, seja no deserto ou no vale, Ele (Jesus), está contigo.
Deus falou com o profeta no vale, e fala contigo também. E a mão do SENHOR estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te e sai ao vale, e ali falarei contigo (Ez.3.22).
O vale é inevitável na nossa vida, tem tempo que estamos passando pelo vale, tem tempo que estamos atravessando o deserto e tem tempo que estamos em lugares altos.
Se você está no vale, não se apresse em sair, porque Deus vai falar contigo e vai te exaltar no monte. Amém!

MONTE.

Um dia você estará no monte.
Monte, um alto relevo que se destaca da planície. Sendo o monte de Deus, no sentido espiritual, é lugar de exaltação, lugar de destaque, lugar de visão ampla, lugar de vitória. Porém temos que entender: Antes de chegarmos no monte da vitória, teremos que atravessar o deserto da aflição e passar pelo vale da provação. Temos exemplos na bíblia de homens e mulheres que passaram pelo deserto, atravessaram os vales e chegaram no monte de Deus e foram vitoriosos. Deus te leva para o deserto, te faz passar pelo vale da provação, porém Ele vai te exaltar no monte.
Quem atravessa o deserto, passa pelo vale e chega ao monte de Deus, terá a aprovação de Deus e a história da sua vida será mudada para glória de Deus. Muitas vezes Deus nos leva para o deserto e nos permite passar pelo vale, porque ele quer nos exaltar no monte. Estando no monte de Deus, tudo vai bem, e tudo vai dá certo.
Estando no monte, você vai olhar e dizer: Verdadeiramente Deus esteve comigo e não me desamparou.
Onde você está agora?
No deserto?
No vale?
Ou no monte
Em qualquer dessas fases que você estiver passando, saiba que Deus está contigo. Amém!