sábado, 14 de novembro de 2015

CINCO BENEFÍCIOS DE DEUS NO SALMO 103.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios (Salmo, 103.1,2).

Neste salmo Davi expressa a sua gratidão a Deus e se entrega de corpo e alma, prometendo não se esquecer de nenhum dos benefícios de Deus na sua vida.
Os grandes benefícios de Deus para a humanidade é fruto da sua graça (favor imerecido), Deus em sua benevolência nos fez um grande benefício, enviando o seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar. Todos nós devemos ser gratos a Deus por todos os benefícios que Ele nos fez e faz. O salmista expressa a sua gratidão a Deus pelos seus benefícios e diz:  Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR (Sl.116.12,13). Tomar o cálice da salvação implica em viver uma vida de renúncias e consagração a Deus.

1. ELE PERDOA TODOS OS NOSSOS PECADOS.

É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades... (Sl.103.3).
O perdão, é um grande benefício alcançado pela graça de Deus através do seu Filho Jesus Cristo. Todos nós andávamos como ovelhas desgarradas, mas o perdão de Deus nos alcançou através da morte vicária (substituta) de Jesus na cruz do calvário. Deus perdoou os nossos pecados e os lançou nas profundezas do mar (Mq.7.19).  

2. ELE SARA TODAS AS NOSSAS ENFERMIDADES.

Ele sara (cura) todas as tuas enfermidades (Sl.103.3).
Um dos nomes de Deus é Jeová Rafah (Deus que cura). Deus falou para o seu povo, eram cerca de três milhões de pessoas: Eu sou o SENHOR, que te sara (Êxodo, 15.26). Diz o texto sagrado que, quando a nação de Israel saiu do Egito, não havia entre eles um só enfermo, (Salmos, 105.37).
A cura que Deus opera em nós abrange o nosso corpo e alma, Ele cura todas as enfermidades do corpo e da alma. Através do sacrifício de Jesus fomos sarados. Está escrito: Verdadeiramente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados (Is.53.4,5). Aleluia!

3. ELE REDIME (resgata) A NOSSA VIDA DA PERDIÇÃO.

Ele redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia (Sl.103.4).
Deus nos trouxe de volta, nós estávamos feitos reféns nas mãos de Satanás, prestes a sermos destruídos e perdidos para sempre. Ele pagou o preço do nosso resgate pelo sangue de Jesus, nos livrou da perdição eterna e garantiu a nossa salvação. Amém!

4. ELE ENCHE DE BENS A NOSSA VIDA.

Ele enche a tua boca de bens...(Sl.103.5).
A bênção de Deus abrange a nossa vida cotidiana, Deus também abençoa as nossas finanças para que vivamos um vida prospera e sossegada. Está escrito: Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta (Sl.34.10).

5. ELE RENOVA A NOSSA MOCIDADE COMO A ÁGUIA.

De sorte que a tua mocidade se renova como a águia (Sl.103.5).
Deus quer que tenhamos saúde e vigor. A nossa vida renovada por Deus é como o vigor de uma águia, a águia é a ave de rapina mais potente, ela pode levantar voo a uma altura acima das nuvens e viajar nos ares por quilômetros de distância. É promessa de Deus para aqueles que esperam Nele: Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão (Is.40.31). Amém!