sábado, 6 de fevereiro de 2016

TRÊS AÇÕES DE DEUS NO SALMO 46.

Este é um dos mais belo e celebre salmo da bíblia, nele nós vamos encontrar Deus agindo poderosamente a favor do seu povo.
Há um consenso entre os estudiosos que este salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte é Nosso Deus”, composto por Martinho Lutero. Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (II Reis, 18-19; II Cr 32; Isaías, 36-37). Será bastante proveitoso ler estes textos para um melhor entendimento deste salmo.
O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também o 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

Neste salmo eu posso perceber três ações de Deus, nos versículos que nos diz: Deus é. Deus está. Deus faz. Deus é Deus de ação, um Deus que se move.
Deus não é um ser inanimado, estático, inerte, que não se move; Deus é ativo, dinâmico e está sempre em atividade. Em toda a bíblia nós vamos perceber que Ele está sempre em atividade. Deus está no governo, Deus está no comando e no controle de todas as coisas. O mundo não está entregue nas mãos de um Deus irresponsável, nem a sua própria sorte; mas está nas mãos de um Deus que trabalha para sustentação, provisão e preservação de todas as coisas.

SALMOS 46.

DEUS É o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 
DEUS ESTÁ no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra!
DEUS FAZ cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

TRÊS AÇÕES DE DEUS.

1- DEUS É:

REFÚGIO.

Lugar onde alguém se refugia; abrigo, amparo. Lugar para o qual se foge para escapar a um perigo. A bíblia diz: E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta (Is.32.2). O nosso refúgio está no nome do SENHOR. Está escrito: Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).

FORTALEZA.

Lugar fortificado, lugar seguro. Qualidade de quem é forte. A palavra de Deus, nos diz: O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (Naum.1.7).
As fortalezas humanas são falhas e podem ser destruídas, mas o Deus de Jacó, é a fortaleza indestrutível.


SOCORRO BEM PRESENTE.

Socorro significa, ajuda, auxílio. É interessante perceber a expressão bem presente. Isto significa dizer, uma ajuda bem assistida e calorosa, da parte daquele que está presente. O código SOS de socorro é conhecido no mundo inteiro e serve para pedir ajuda em qualquer idioma. Os socorros da terra estão sujeitos a falhas e atrasos, mas o socorro de DEUS, nunca falha, ele está sempre presente. A bíblia diz: O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário e te sustenha desde Sião (Salmos, 20.1,2). 


ESCUDO E GALARDÃO.
Disse o SENHOR a Abrão: Não temas, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão (Gn.15.1).

TODO-PODEROSO (El-shadai).
Sendo, pois, Abrão de idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso anda em minha presença e sê perfeito (Gn.17.1).  

2- DEUS ESTÁ:

PRESENTE (Jeová-Shamáh).

Deus aqui é revelado como Jeová-Shamá (Ez.48.35), um Deus que está sempre presente para ajudar e proteger o seu povo. 
Assim está escrito nos versículos 4 e 5: Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.

Deus está no meio da igreja.
Deus está no meio do seu povo.
Deus está no meio da sua família. 
Deus está no meio do seu casamento. 
Deus está no meio dos teus negócios.
Deus está no começo, no meio e no fim da história.
Jesus disse: Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mt.28.20).

TRABALHANDO.

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também (Jo.5.17).
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu, um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera (Is.64.4).
Se você está esperando em Deus, descanse o seu coração, porque Ele está trabalhando para lhe dá uma grande vitória.

NO CONTROLE.

Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos; Ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; o que faz voltar ao nada os príncipes e torna os juízes da terra coisa vã (Is.40.22,23). Deus está no governo, Deus está no comando e no controle de todas as coisas. O mundo não está entregue nas mãos de um Deus irresponsável, nem a sua própria sorte; mas está nas mãos de um Deus que trabalha para sustentação, provisão e preservação de todas as coisas.

3- DEUS FAZ:

CESSAR AS GUERRAS.

As guerras podem ser de várias naturezas, mas, Deus faz cessar todas. Ele quebra o arco, cortas a lança e queima os carros no fogo. Ele diz: Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.
Ele quebra o braço de Faraó, para ele não guerrear. Está escrito: Filho do homem, eu quebrei o braço de Faraó, rei do Egito, e eis que não lhe aplicarão emplastros, nem lhe porão ligaduras para o atar, para o esforçar, para que pegue da espada (Ez.30.21).
Deus peleja por ti, deixa Deus fazer. Ele fará cessar a guerra e a paz será estabelecida.

COISAS GRANDES.

Ele faz coisas tão grandiosas, que se não podem esquadrinhar; e tantas maravilhas que não se podem contar (Jó.5.9).
O que faz coisas grandes, que não se podem esquadrinhar, e maravilhas tais que se não podem contar (Jó.9.10).
Grandes coisas fez o SENHOR por nós, e, por isso, estamos alegres (Salmos, 126.3).

COISAS NOVAS.

Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá a luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo (Is.43.19).
Deus faz coisas novas e diferentes, Ele sempre nos surpreende, Ele vai fazer coisas novas na sua vida, porque Ele decidiu mudar a sua história.  
É tempo de coisas novas, Deus vai remover o velho e tornar tudo novo para você.
Porém, não há espaço para o novo de Deus, se não largamos o velho da nossa vontade.
Creia! Deus vai fazer coisas novas. Amém! 

CONCLUSÃO:
Que possamos continuar confiando na providencia deste DEUS que agi, peleja e trabalha para aqueles que nele espera e confia.
Descanse no SENHOR, Ele está no controle e no comando de todas as coisas. Amém! 

81 comentários:

  1. texto maravilhoso juntamente com essa revelação que Deus deu ao Pastor Geraldo Barbosa
    Obrigada Pastor continue deixando Deus trabalhar no seu ministerio

    ResponderExcluir
  2. Amém! A Deus seja a glória.
    Obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário, volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. muito bom Pastor amem que Deus te abençoe muito amem

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz pastor Adenilson, obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. UMA PALAVRA QUE VEM DE ENCONTRO COM AQUILO QUE DEUS QUER TRATAR E MOSTRAR QUE ELE É DEUS EM NOSSAS VIDAS.....PALAVRA EDIFICANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De encontro quer dizer discordância.
      Ao encontro quer dizer concordância.

      Excluir
    2. Muito top mesmo,varias referencias bíblicas 🙏🏼

      Excluir
  6. Hoje estarei celebrando um culto de ação de graças, e o texto base será o salmo 46.......pois unca me abandonou o Senhor. Socorro bem presente na angústia.

    ResponderExcluir
  7. Palavra maravilhosa, revelação direta do trono de Deus, recebo esta palavra no momento mais tenebroso que estou passando em minha vida. Graça e Paz

    ResponderExcluir
  8. Palavra maravilhoso vinda da parte de Deus!

    ResponderExcluir
  9. Amém palavra. abençoada!!!! Parabéns Pastor deixa Deus trabalhar em sua vida

    ResponderExcluir
  10. Estava procurando algo para preparar a mensagem sobre o salmo 46. Gostei do esboço. Que Deus os abençoe. A paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  11. Amém irmã Rose, faça uso da palavra e pregue a mensagem de Deus.
    Obrigado pela visita.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  12. Que palavra tremenda da parte de Deus para os nossos corações... Deus continue usando e abençoando a vida do pastor Geraldo

    ResponderExcluir
  13. Amém! A Deus seja a glória.
    Graça e paz irmã Marlene. Obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário, volte sempre.

    ResponderExcluir
  14. Um dos mais bem apresentado estudo bíblico que tenho a oportunidade de ler e compartilhar com os irmão que congregam junto comigo e também com alguns amigos muito bem composto e bem argumentado parabéns pastor que Deus continue lhe iluminando amém.

    ResponderExcluir
  15. Amém. Graça e paz irmão Wmarley Oliveira, sou grato pela sua visita ao nosso blog e por está sendo seguidor. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado pelo estudo.

    ResponderExcluir
  17. A paz do Senhor Linda Visão Três coisas Importante para vida do Crente OH Gloria .... A Deus ......

    ResponderExcluir
  18. Amém. Obrigado pela visita ao nosso blog irmã Mirian. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  19. Deus é Maravilhoso, nunca nos deixa só , usa as lutas para nos fortalecer e servirmos de exemplos para outros que passarem pelo mesmo .Que benção de estudo parabéns , Deus ti abençoe grandemente .

    ResponderExcluir
  20. Amém.
    Grato pela sua visita irmã Andreia e pelo seu comentário.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  21. palavra poderosa parabenizo que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  22. e maravilhoso aprender mais de Deus ainda mais quando e ensinado pelo uma pessoa que tem conhecimento

    ResponderExcluir
  23. Deus o abençoe meu querido e que a Unção do Alto continue sendo marca constante em seu ministério. Quando tiver um tempinho, visite nosso blog também:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Graça e paz irmão Gilvan. Obrigado pelo comentário e por estar sendo seguidor do nosso Blog. Visitei seu blog e também estou seguindo.

      Excluir
  24. http://gilvansilvasantos1973.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Um comentário muito edificante e de uma profundidade espiritual muito profunda,parabéns ou servo do Senhor que se permitiu ser usado de maneira tremenda nas mãos do Deus Altíssimo.

    ResponderExcluir
  26. Maravilhosa Palavra, também costumo dizer que sou absolutamente apaixonada pela palavra de Deus. Parabéns pastor, muito edificante, aprendi mais com essa exposição do salmo 46. Paz

    ResponderExcluir
  27. Amém. Obrigado pela visita ao nosso Blog e pelo comentário.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pastor Deus abençoe sempre sua vida.amem

    ResponderExcluir
  29. Amém. Obrigado pela visita ao nosso Blog e pelo comentário. Volte sempre. Um abraço, no amor de Cristo.

    ResponderExcluir
  30. louvado Seja o nome do Senhor, Paz do Senhor Pastor, Estudo maravilhoso que Deus abençoe sua e vida e ministério, forte abraço.

    ResponderExcluir
  31. Amém irmão Helber Ribeiro. Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  32. A paz do Senhor Jesus pastor. Estudo maravilhoso. Palavra edificante e revelada. Amo esse Salmo,faz parte da minha caminhada com o SENHOR. Darei um testemunho essa semana em um grupo de oração baseada nesse Salmo. Um grande abraço. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  33. Amém. Obrigado por visitar nosso Blog e pelo comentário.
    Um abraço. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pastor Geraldo palavra do céu , que deus continue usando sua vida como canal de bençãos pra nossas vidas , grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  35. Amém. Obrigado irmão, continue orando por mim. Um abraço.

    ResponderExcluir
  36. Nossa bênção. Vai seer otema de dois anos da igreja em qyue sou pastor amanhão e o Tema é CASTELO FORTE

    ResponderExcluir
  37. Amém pastor Sandro, Deus continue abençoando seu ministério.
    Obrigado pela visita ao nosso Blog.
    Volte sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  38. Deus é fiel e sempre estará pronto pra abençoar seu povo.
    Att:Mestre pastor Júnior (Irecê BA)

    ResponderExcluir
  39. Amém pastor Júnior.
    Obrigado por visitar nosso Blog e pelo comentário.
    Saudações a todos os pastores de Irecê-BA.
    Um abraço.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  40. Que Deus lhe abençoe abundantemente, Pastor. Que o senhor continue sendo um canal de bençãos na vida de muitas pessoas. Amém, e, Amém!!

    ResponderExcluir
  41. palavra maravilhosa, que fala aos nossos coraçoes,Que Deus os abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  42. A paz do senhor Jesus pastor Geraldo Barbosa, que palavra maravilhosa riquíssima.Deus te abençoe e continue te usando🙌🙌🙏

    ResponderExcluir
  43. Parabéns Pastor Geraldo, fizeste este estudo do Salmo 46 há mais de 5 anos e continua vivo e verdadeiro, porque veio direto do Espírito Santo para o teu espírito e este texto continua inspirando e abençoando muitas pessoas e continuará assim até a volta de Cristo. Que Deus continue te inspirando e te guiando todos os dias da tua vida! Deus te abençoe a ti e toda tua família, juntamente com teu ministério e a família da fé! Abraços Sérgio Mendel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Obrigado Sérgio Mendel, pelas palavras abençoadoras e de incentivo ao meu ministério.
      Que o SENHOR te recompense derramando bênçãos sobre a sua vida.
      Volte sempre. Forte abraço!

      Excluir
  44. boa tarte
    Reflexão maravilhosa...Deus falou muito ao meu coração

    ResponderExcluir
  45. Paz do senhor!!!Que o senhor continue te abençoando.Sem palavras para definir a riqueza dessa palavra.Meu de desejo é que o mestre sempre te inspire a serviço do Reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Obrigado pelo comentário, pelas palavras de incentivo.
      Deus continue te abençoando Cleonilda Pageu.
      Volte sempre.

      Excluir
  46. Deus e com o senhor pastor, me edificou muito.
    Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  47. Glórias a Deus aleluia Deus e fiel na tua vida

    ResponderExcluir
  48. A Paz do Senhor Jesus pastor. Palavra muitíssima edificante. O nosso Grande Deus continue te abençoando em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  49. cada vez que leio essa ensagem



    cada vez que leio essa mensagem, me sinto fortalecida.Deus os abençoes com as ricas bencaos dos céus !!


    ResponderExcluir
  50. A paz do senhor
    Essa palavra e muito gratificante para nossa alma,pois o nosso Deus ele faz coisas tão glorioso que a cada dia nus renovamos com a sua grandeza, amém

    ResponderExcluir
  51. Muito bem explicado. Obrigada por compartilhar 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  52. MUITP EDIFICANTE. DEUS CONTINUE USANDO NA PALAVRA

    ResponderExcluir
  53. Que estudo cheio de graça, parabéns meu nobre pastor pôr esse edificante trabalho, já estou pregando ele.

    ResponderExcluir
  54. Palavra maravilhosa, vou compartilhar amanhã na horas da oração das mulheres Deus o abençoe! A paz

    ResponderExcluir
  55. Palavras bem colocadas nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  56. Paz do Senhor Pastor, que Estudo maravilhoso, Deus o abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  57. Que palavra abençoada! A palavra de Deus e viva, poderosa e eficaz. Obrigada pastor por este mana do céu.

    ResponderExcluir
  58. Amém mensagem de Deus para o meu coração, que estava triste . Agradeço a Deus por essas palavras amém.👏

    ResponderExcluir
  59. Amem ,pastor mensagem maravilhaso Deus vuz abencoe grandemente

    ResponderExcluir
  60. Que mensagem gloriosa. Deus abençoe, pastor, sua vida. Fui tremendamente edificada com esse texto.

    ResponderExcluir
  61. Deus é tremendo! Maravilhoso! Que bênção para nossas vidas. Deus abençoe grandemente sua vida Pr.

    ResponderExcluir
  62. Deus que continue te abençoando pastor

    ResponderExcluir
  63. Amém.
    Obrigado a todos pela visita ao nosso Blog e pelos comentários.

    ResponderExcluir
  64. Palavra do céu ,meu pastor posso usar no meu esboço de pregacao

    ResponderExcluir