quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A PORTA FORMOSA DO TEMPLO, A CURA DO PARALÍTICO.

Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada formosa, para pedir esmola aos que entravam. Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois, era ele o que se assentava a pedir esmola à porta formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera (Atos, 3.1-10).
Após a descida do Espírito Santo no dia de pentecostes, os discípulos permaneciam em Jerusalém, a igreja crescia em números e cada dia surgia novos convertidos, porém os apóstolos não se acomodavam, eles procuravam sempre orar. Um certo dia, Pedro e João subiram juntos ao templo em Jerusalém por volta das três horas da tarde, para orar. Os judeus tinham um costume de orar três vezes durante o dia, pela manhã, ao meio dia e a tarde (Salmos, 55.17; Daniel, 6.10).
Observe o detalhe do texto: Pedro e João subiam juntos ... Isto nos falar de união, de unidade e comunhão. Diante desta união o poder de Deus se manifesta na vida dos apóstolos e da igreja. Enquanto Pedro e João subiam juntos, tem pessoas que não suportam ver outra subir junto consigo. Muitos querem subir só, ser exaltado só, ter privilégios e honras só para si, e deixa os seus companheiros e correligionários para trás.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós (vers.4). Isto nos fala de convicção, de autoridade espiritual. É preciso ter vida exemplar e comunhão com Deus, para ter autoridade espiritual. Hoje muitos pregadores estão dizendo: Não olhe para mim, olhe para Jesus. Primeiramente devemos olhar para Jesus, isto é lógico e a bíblia recomenda (Hebreus, 12.2). Mas, o mundo precisa ver Jesus em nós, de maneira que, quem olhar para mim vai ver Jesus em mim. Porque nós somos cristãos, e ser cristão significa, parecidos com Cristo. Então, neste caso devemos dizer aos perdidos e necessitados, como disseram os apóstolos: Olha para nós!

* ... à hora da oração, a nona.

COMO ERA A CONTAGEM DE HORAS DOS JUDEUS?

Os judeus dividiam o dia em duas etapas: O nascer do sol, dia claro; o pôr do sol, o entardecer. Eles contavam as horas da seguinte maneira:

Primeira hora - 7 da manhã.
Segunda hora - 8 da manhã.
Terceira hora - 9 da manhã.
Quarta hora - 10 da manhã.
Quinta hora - 11 da manhã.
Sexta hora - Meio dia (12 horas).
Sétima hora - 1 da tarde.
Oitava hora - 2 da tarde.
Nona hora - 3 da tarde.
Décima hora - 4 da tarde.
Décima primeira hora - 5 da tarde.
Décima segunda hora - 6 da tarde.

A noite era dividida em três vigílias, de quatro horas cada:

Primeira vigília - das 18 às 22 horas.
Segunda vigília - das 22 às 2 da manhã.
Terceira vigília - das 2 às 6 da manhã.

A CURA DO HOMEM COXO DE NASCENÇA. 

Havia um homem paralítico, o qual era coxo desde o ventre da sua mãe, mendigando a entrada da porta chamada formosa; ele era posto ali todos os dias para pedir esmolas aos que ali passassem. Quando o coxo viu Pedro e João se aproximarem da porta, ele como de costume lhe pediu uma esmola. Estando ele de cabeça baixa em estado de humilhação, Pedro e João fixando os olhos nele diz: Olha para nós. O coxo levantou a cabeça e olhou para eles esperando receber algum dinheiro, foi surpreendido. Ele recebeu algo muito mais valioso do que dinheiro. Pedro disse: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. O coxo de nascença foi curado, ele recebeu saúde.
O homem paralítico não recebeu o que pediu, e sim o que estava precisando. Muitas vezes é assim, Deus não nos dar o que pedimos, mas o que precisamos.

INFORMAÇÕES SOBRE A PORTA FORMOSA.
A porta era chamada Formosa por causa da sua beleza, era toda adornada de bronze especial da cidade de Corintos e tinha um brilho intenso, era larga e bastante alta. Ela media 25 metros de altura, e 21 metros de largura e eram necessários 20 homens para abri-la e fecha-la. 
A Porta Formosa, era conhecida também como porta de Nicanor. Pois foi doada por um cidadão corintense chamado Nicanor.
A Porta Formosa era uma das nove portas do templo construído pelo rei Herodes. A Porta Formosa era a principal entrada para o átrio do templo, ela dava acesso ao pátio das mulheres e dos gentios, onde também ficavam os gazofilácios (lugar onde colocavam as ofertas). Era costume ficarem ali a entrada da porta, mendigos, coxos e necessitados, na esperança de receberem alguma esmola dos religiosos que ali passavam.
LIÇÕES DO MILAGRE DA PORTA FORMOSA.
* O homem que foi curado era coxo de nascença e vivia mendigando. 
Um retrato do mundo sem Deus.
Os pecadores estão perdidos desde o nascimento e vivem como coxos e mendigos espirituais.
* Ele estava à porta do templo e vivia sem esperança.
O mundo rejeita entrar pela porta que é Jesus, por isso vive sem esperança.
* Ele esperava receber alguma coisa dos apóstolos. 
O mundo espera receber alguma coisa da igreja. A igreja tem Jesus para oferecer.
* O paralitico precisava ser curado para depois glorificar a Deus.
O coxo foi curado pelo poder do nome de Jesus, em seguida entrou no templo e glorificando a Deus.
O mundo precisa ser curado da lepra do pecado, para depois glorificar a Deus.
A igreja tem autoridade no nome de Jesus para falar do Evangelho que cura o corpo e a alma dos pecadores. 
DEUS MUDOU A HISTÓRIA DO PARALÍTICO QUE MENDIGAVA.
Um homem sem esperança, sem perspectiva de vida e já acostumado com sua rotina cotidiana, era aquele coxo que mendigava a entrada da porta formosa do templo. Ele era trazido todos os dias para a porta formosa, e ali mendigava. Imagine a humilhação que ele passava, poucas pessoas lhe davam atenção, alguns, vez por outra lhe davam alguma moeda. Ele precisava de compaixão, de um olhar de misericórdia, porém era desprezado e o seu destino era uma vida de miséria.
Mas, já estava na agenda de Deus, que naquele determinado dia, a sua vida iria mudar. Deus teve misericórdia daquele homem, usando os apóstolos Pedro e João para lhe beneficiar através do milagre da cura. Com você não será diferente, Deus tem seus planos e seus propósitos, Ele age na hora certa, assim como ele levantou e curou o paralítico, fará também na sua vida. O tempo da sua humilhação vai acabar e você vai se levantar em meio a todas as adversidades e vai saltar de alegria e louvar a Deus pela vitória alcançada. Amém!

32 comentários:

  1. apaz de cristo amei este estudo que o Senhor continue te abençoando

    ResponderExcluir
  2. Amém. Obrigado pela visita.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Eita glória,Deus é tremendo,deixa Deus ter usar varão.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse estudo muito rico em informações... Deus continue abençoando você...��

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela mensagem, Glória a Deus pela sua vida...

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz, obrigado a todos pela visita ao nosso Blog e pelo comentário.
    Voltem sempre. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Deus te usou profundamente neste estudo meu irmão.
    Deus é contigo neste barco homem.

    ResponderExcluir
  8. Amém. Obrigado Cleotom Reis, por acessar o vosso blog e pelo comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. muito bom e edificante seu relato sobre este grande milagre gostei graça e paz

    ResponderExcluir
  10. Amém. Obrigado pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. muito bom amado. Deus abençoe a vida do irmao. palavra boa, bom alimento para todos que ler. DEUS seja louvado

    ResponderExcluir
  12. Muito boa explanação do texto. Paz e Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom mesmo Deus continue te abençoando meu irmão ,que esse fogo 🔥 não se apague ,que só aumente pra glória de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Louvado seja Deus pela palavra e que Ele continue a abençoar quem se prontifica a ensinar

    ResponderExcluir
  16. Que maravilhosa exposição desta passagem bíblica, me ajudou a entender melhor o texto e as lições práticas dele, obrigado. Deus abençoe ricamente a todos os cooperadores deste trabalho!

    ResponderExcluir
  17. Uma explicação Esclarecedora maravilhosa Deus abençoe por essa dedicação de ensino da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  18. Amém.
    Obrigado irmã Eunice Lima, por sua visita ao nosso Blog e pelo comentário.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  19. excelente explanação,muito edificante a palavra. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Amém.
    Obrigado Pr.José Américo por visitar nosso Blog e pelo comentário.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  21. Glorifico a Deus por vc pastor.por nus dá um estudo tão edificante,que Deus possa abençoar vc cada dia mais é mais em nome de Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  22. A Paz do Senhor meu nobre . Estava eu procurando algo a respeito da Porta Formosa, e me deparei com esse glorioso Estudo da Palavra de Deus. Que o Senhor continue te abençoado

    ResponderExcluir