sábado, 16 de janeiro de 2016

VALENTES DO REI.

Estes são os nomes dos valentes que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos e os feriu de uma vez. E, depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR operou um grande livramento (II Samuel, 23.8,11,12).

Davi, antes de assumir o trono de rei de Israel, era anônimo; ficou conhecido em toda nação quando derrotou o gigante filisteu Golias. Davi venceu grandes batalhas e Deus operou muitos livramentos e proezas através de Davi. Davi como rei tinha a sua disposição um grande exército de homens adestrados para guerra, entre estes havia trinta e sete que se destacavam pela sua coragem e valentia, estes eram chamados os valentes do rei Davi.
A bíblia relata que houve uma ocasião na história de Davi, que ele desejou beber da água da cisterna de Belém; e a guarnição dos filisteus estava acampada em Belém. Então três homens valentes romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, e a trouxeram a Davi (2Sm.23.13-17).
Aqueles homens, pelo respeito que eles tinham por Davi, sem se preocupar com recompensas, tiveram aquela atitude de coragem, sabendo que Deus estava com eles. Não se importando com o que viesse a acontecer, empunharam suas espadas nas mãos, e seguiram em frente.

Diz o texto sagrado que Sama, outro valente de Davi, defendeu o campo de lentilhas quando os filisteus se ajuntaram numa multidão para invadir e tomar o campo de lentilhas. Este valente lhes resistiu e se pôs no meio do pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR operou um grande livramento.
Assim deve ser também conosco, devemos ser os valentes do reino de Deus, lutando e defendendo a obra e a causa do Rei, Jesus Cristo.

Assim como o rei Davi contava com esses trinta e sete valentes, Jesus, o Rei e Senhor da igreja, conta com crentes valentes, obreiros corajosos e destemidos para fazerem a obra com amor e valentia.
Muitos estão sendo covardes e voltando atrás, largando as armaduras da fé e desistindo de lutar.
Seguir em frente é o desejo que Deus tem para todos nós, sem recuar e sem vacilar.
Devemos prosseguir, nunca devemos dar valor aos obstáculos, e sim, derruba-los, um por um.
Existem muitas pessoas, que nos momentos de lutas, a primeira coisa que fazem é largar a espada e desistir diante dos problemas.

Os valentes de Davi jamais largavam as suas espadas, mas as seguravam firmes em suas mãos.
Assim como estes homens entraram no campo do inimigo sem medo e com muita coragem, nós também devemos romper com as dificuldades da vida, mesmo que os inimigos sejam muitos.
Os valentes de Deus nem sempre são pessoas bem sucedidas, mas pessoas corajosas, a enfrentar a vida apesar das suas dificuldades.
Os valentes de Deus nem sempre são aqueles que estão em cima de um palco ou púlpito, que ostentam títulos e fama, ou que aparecem na mídia, em programa de televisão pregando, mas, sim, aquelas pessoas que estão em plena atividade nos hospitais, nos presídios, nos lugares aonde ninguém gostaria ir, estes são os valentes de Deus.

Assim como tem muitas pessoas que estão na igreja servindo apenas por recompensas como: fama, glória, aplausos, reconhecimento e tapinha nas costas, querendo sempre ter o seu ego sendo massageado pelas pessoas e ouvir muitos dizerem: Você é bom. Existem também pessoas que não querem fama, nem glória, nem aplausos, e sim, fazer com que o Reino de Deus cresça, rompendo o arraial do inimigo de nossas almas, e arrancando as almas perdidas das garras de Satanás para o Reino de Cristo.

Finalmente, seja um valente de Deus, um valente que não desiste, mas que insiste, persisti e vai até o fim. Não largue a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, siga sempre em frente, que Deus é contigo. Seja um guerreiro do SENHOR, vai nesta tua força, que o Senhor Deus é contigo por onde quer que andares. Amém!