sábado, 6 de fevereiro de 2016

TRÊS AÇÕES DE DEUS NO SALMO 46.

Este é um dos mais belo e celebre salmo da bíblia, nele nós vamos encontrar Deus agindo poderosamente a favor do seu povo.
Há um consenso entre os estudiosos que este salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte é Nosso Deus”, composto por Martinho Lutero. Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (II Reis, 18-19; II Cr 32; Isaías, 36-37). Será bastante proveitoso ler estes textos para um melhor entendimento deste salmo.
O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também o 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

Neste salmo eu posso perceber três ações de Deus, nos versículos que nos diz: Deus é. Deus está. Deus faz. Deus é Deus de ação, um Deus que se move.
Deus não é um ser inanimado, estático, inerte, que não se move; Deus é ativo, dinâmico e está sempre em atividade. Em toda a bíblia nós vamos perceber que Ele está sempre em atividade. Deus está no governo, Deus está no comando e no controle de todas as coisas. O mundo não está entregue nas mãos de um Deus irresponsável, nem a sua própria sorte; mas está nas mãos de um Deus que trabalha para sustentação, provisão e preservação de todas as coisas.

SALMOS 46.

DEUS É o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 
DEUS ESTÁ no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra!
DEUS FAZ cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

TRÊS AÇÕES DE DEUS.

1- DEUS É:

REFÚGIO.

Lugar onde alguém se refugia; abrigo, amparo. Lugar para o qual se foge para escapar a um perigo. A bíblia diz: E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta (Is.32.2). O nosso refúgio está no nome do SENHOR. Está escrito: Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).

FORTALEZA.

Lugar fortificado, lugar seguro. Qualidade de quem é forte. A palavra de Deus, nos diz: O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (Naum.1.7).
As fortalezas humanas são falhas e podem ser destruídas, mas o Deus de Jacó, é a fortaleza indestrutível.


SOCORRO BEM PRESENTE.

Socorro significa, ajuda, auxílio. É interessante perceber a expressão bem presente. Isto significa dizer, uma ajuda bem assistida e calorosa, da parte daquele que está presente. O código SOS de socorro é conhecido no mundo inteiro e serve para pedir ajuda em qualquer idioma. Os socorros da terra estão sujeitos a falhas e atrasos, mas o socorro de DEUS, nunca falha, ele está sempre presente. A bíblia diz: O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário e te sustenha desde Sião (Salmos, 20.1,2). 


ESCUDO E GALARDÃO.
Disse o SENHOR a Abrão: Não temas, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão (Gn.15.1).

TODO-PODEROSO (El-shadai).
Sendo, pois, Abrão de idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso anda em minha presença e sê perfeito (Gn.17.1).  

2- DEUS ESTÁ:

PRESENTE (Jeová-Shamáh).

Deus aqui é revelado como Jeová-Shamá (Ez.48.35), um Deus que está sempre presente para ajudar e proteger o seu povo. 
Assim está escrito nos versículos 4 e 5: Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.

Deus está no meio da igreja.
Deus está no meio do seu povo.
Deus está no meio da sua família. 
Deus está no meio do seu casamento. 
Deus está no meio dos teus negócios.
Deus está no começo, no meio e no fim da história.
Jesus disse: Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mt.28.20).

TRABALHANDO.

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também (Jo.5.17).
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu, um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera (Is.64.4).
Se você está esperando em Deus, descanse o seu coração, porque Ele está trabalhando para lhe dá uma grande vitória.

NO CONTROLE.

Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos; Ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; o que faz voltar ao nada os príncipes e torna os juízes da terra coisa vã (Is.40.22,23). Deus está no governo, Deus está no comando e no controle de todas as coisas. O mundo não está entregue nas mãos de um Deus irresponsável, nem a sua própria sorte; mas está nas mãos de um Deus que trabalha para sustentação, provisão e preservação de todas as coisas.

3- DEUS FAZ:

CESSAR AS GUERRAS.

As guerras podem ser de várias naturezas, mas, Deus faz cessar todas. Ele quebra o arco, cortas a lança e queima os carros no fogo. Ele diz: Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.
Ele quebra o braço de Faraó, para ele não guerrear. Está escrito: Filho do homem, eu quebrei o braço de Faraó, rei do Egito, e eis que não lhe aplicarão emplastros, nem lhe porão ligaduras para o atar, para o esforçar, para que pegue da espada (Ez.30.21).
Deus peleja por ti, deixa Deus fazer. Ele fará cessar a guerra e a paz será estabelecida.

COISAS GRANDES.

Ele faz coisas tão grandiosas, que se não podem esquadrinhar; e tantas maravilhas que não se podem contar (Jó.5.9).
O que faz coisas grandes, que não se podem esquadrinhar, e maravilhas tais que se não podem contar (Jó.9.10).
Grandes coisas fez o SENHOR por nós, e, por isso, estamos alegres (Salmos, 126.3).

COISAS NOVAS.

Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá a luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo (Is.43.19).
Deus faz coisas novas e diferentes, Ele sempre nos surpreende, Ele vai fazer coisas novas na sua vida, porque Ele decidiu mudar a sua história.  
É tempo de coisas novas, Deus vai remover o velho e tornar tudo novo para você.
Porém, não há espaço para o novo de Deus, se não largamos o velho da nossa vontade.
Creia! Deus vai fazer coisas novas. Amém! 

CONCLUSÃO:
Que possamos continuar confiando na providencia deste DEUS que agi, peleja e trabalha para aqueles que nele espera e confia.
Descanse no SENHOR, Ele está no controle e no comando de todas as coisas. Amém!