terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

EVANGELHO DE CONVENIÊNCIA.

Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão  alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência (1Tm.4.1,2). Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências (desejos); e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (2Tm.4.3,4).

Paulo prevê por uma visão do Espírito, que chegaria um tempo em que muitos iriam abandonar a fé por causa da sedução de espíritos enganadores e por serem enganados por doutrinas de demônios. O apóstolo comunica ao jovem pastor Timóteo, que nos últimos dias as pessoas não iriam suporta ouvir o verdadeiro ensino da palavra de Deus, e que estas pessoas contratariam pregadores para pregarem de acordo com suas conveniências. Infelizmente, esse tempo já chegou, estamos vivendo uma época em que muitos só querem pregar aquilo que o povo quer ouvir, ou gosta de ouvir; mas o grande desafio é, que Deus quer usar os pregadores para falar aquilo que o povo precisa ouvir. Pregadores temos muitos, pregações são as mais variadas em seus temas. Porém, a grande pergunta é, será que estas pregações tem gerado frutos de arrependimentos, salvação de almas e edificação de vidas para o reino de Deus? Muitos estão pregando o que o povo gosta de ouvir, pregam para massagear o ego dos seus ouvintes, são pregadores de auto ajuda, que estão preocupados de engordar a sua conta bancária, eles não tem compromisso com a palavra de Deus, muito menos com Deus. Muitos estão pregando mecanicamente, usando jargões e frases de efeitos para emocionar o povo, pregando o que o povo gosta de ouvir, e não o que o povo precisa ouvir. Mas, Deus conta com os remanescentes de pregadores, que estão dispostos a pregar a palavra com verdade. Muitos começarão bem, mas depois caíram em contradição. Hoje nós temos muitos pregadores sensacionalistas, as suas pregações mexe com o emocional das pessoas, são manipuladores das massas, levando as pessoas a acreditarem em tudo que eles pregam. Muitos estão vivendo da fama e do nome de pregador, mas estão mortos espiritualmente e pregando heresias para o povo, ao invés de pregarem a verdade sem adulterá-la, isso é fato.

EVANGELHO DE CONVENIÊNCIA.

Passados vários dias, Félix veio com Drusila, sua esposa que era judia, e ordenou que lhe trouxessem Paulo e o ouviu falar sobre a fé em Cristo Jesus. Quando Paulo começou a pregar sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou apavorado e exclamou: “Basta, por agora! Podes retirar-te, em outra ocasião, mais conveniente, te mandarei chamar outra vez” (Atos.24.24,25).

Há um tipo de evangelho que vem sendo pregado e sendo bastante aceito nos dias atuais, mas que não é bíblico, é falso e contraditório ao verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo. Há exemplo do governador Félix e sua esposa Drusila, que ficaram apavorados diante das verdades que Paulo pregou, muitos hoje também não suportam ouvir a mensagem genuína do Evangelho.
O apóstolo Paulo nos diz: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (Gl.1.8).

EVANGELHO: É boas Novas, boas Notícia, Notícias alvissareiras do Reino de Deus através de Jesus Cristo. 
CONVENIENTE: É aquilo que atende ao gosto, às necessidades, ao bem-estar de um indivíduo ou grupo de pessoas.

O QUE É UM EVANGELHO CONVENIENTE?

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que agrada o indivíduo, é um evangelho light / leve (que não pega pesado), é um evangelho que atende a todas as necessidades pessoais e beneficia o EU.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho de uma interpretação muito errada acerca da Graça de Deus, onde se acha que Graça é o indivíduo não precisar fazer nada, que Deus vai fazer tudo ou já fez tudo por ele! Ou seja, não é preciso deixar o mundo, não é preciso ler a bíblia, não é preciso orar, não é preciso jejuar, não é preciso estar em comunhão com os irmãos.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que leva as pessoas a viverem uma tranquildade, conforto, sossego e felicidade acima de tudo, de forma que se os mandamentos de Jesus não se encaixam, elas os ignoram.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que as pessoas estão querendo viver apenas a parte boa do Evangelho e estão dizendo “Basta!  para a parte que é “ruim”. Elas não aceitam a cruz de Cristo (vida de renúncia), fazem a opção de somente segui-lo naquilo que lhes é conveniente (como se existisse essa opção). E é exatamente por isso que muitos entram no Evangelho mas o Evangelho não entra neles, ou seja, vida dessas pessoas não muda em nada.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que não confronta, que não exorta e muito menos condena as atitudes erradas das pessoas. É um evangelho que ignora o motivo pelo qual Jesus morreu na cruz e brinca com o justo decreto de Deus.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que leva as pessoas a acreditarem que independente de qual for o comportamento ou caráter delas, no final vai dar tudo certo.

Finalmente, O EVANGELHO CONVENIENTE, é um evangelho sem cruz, sem renúncias, sem mudança de vida e sem compromisso com a palavra de Deus.

Estamos vivendo uma época de evangelhos falsos, baseados em filosofias e pensamentos humanos. Se na época de Paulo já havia os falsificadores do Evangelho de Cristo, imagine nos dias de hoje. A grande problemática que temos hoje é que estão pregando um evangelho de meias verdades, e o pior que este tipo de evangelho vem atraindo multidões e ocupando espaço na mídia. Estamos vendo um tipo de evangelho adulterado, descomprometido com Reino de Deus e voltado a agradar as pessoas. A grande verdade é que para muitos o evangelho tornou-se um grande empreendimento financeiro, onde estão pregando um Jesus capitalista, estão fazendo da igreja uma empresa e usando o púlpito como balcão de negócios. Muitos estão mercadejando a fé e fazendo do evangelho um show business; pregando um evangelho de conveniências, onde a palavra de Deus tem que se adequar as pessoas e não as pessoas a palavra de Deus, é um evangelho sem cruz, sem renúncias e sem compromisso com a verdade, onde já se aceita dizer: Vinde como estais e ficai como viestes. Infelizmente, isto é fato, e estamos vendo isto acontecer em muitas igrejas e ministérios que se dizem propagadores do Evangelho de Cristo. Porém, tudo isto já estava previsto, nas palavras do apóstolo Pedro: E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos mestres, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas praticas libertina, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita (2Pe.2.1-3). O verdadeiro Evangelho implica em mudança de vida, transformação, vida de renúncia, santidade e reconhecimento a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador. Amém!

Enfim, O EVANGELHO CONVENIENTE não é bíblico e nem é a vontade de Deus para as nossas vidas, se porventura você está seguindo este tipo de evangelho eu lhe aconselho deixá-lo, e torna-se hoje alguém que segue o verdadeiro Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!