quinta-feira, 3 de março de 2016

MILÊNIO, UM TEMPO GLORIOSO PARA A TERRA.

E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos (Ap.20.1-6).

O reinado de Cristo na terra será um período de mil anos de paz e prosperidade em que a humanidade irá desfrutar. Será um tempo ímpar na história da humanidade; o governo de Cristo vai alcançar todas as nações, e todos os reinos deste mundo serão submissos ao Reino de Cristo.
O Milênio será um período de mil anos literais no qual Jesus Cristo reinará também literalmente em cumprimento as promessas feitas por Deus a Israel através das alianças com Abraão e Davi. O Milênio também é um cumprimento das profecias preditas por intermédio dos profetas nas escrituras do antigo Testamento (Is 11.4-16; 60.1. 62.12; Zc 14.9,16-21), portanto, todas as doutrinas que apresentam o Reino como algo apenas espiritual ou simbólico, bem como os falsos ensinamentos de que já estamos no Milênio são falsos! No Milênio será tirado das mãos dos homens o governo das nações e Jesus será o Rei sobre toda a Terra. Este período corresponde a sétima e última dispensação antes da Eternidade e começará logo após o Julgamento das Nações.
Jerusalém será a sede do Reino de Cristo na Terra; será a capital do mundo, em cumprimento a (Is 2.2-4; 4.2-3;  Jl 3.17-20; Mq 4.1-8). Israel como nação será plenamente restaurado em toda terra prometida.

COMO SERÁ A VIDA NO MILÊNIO?

1- Jesus governará com poder sobre toda a terra junto com os seus santos (Zc 14.9; II Tm 2.12).
2- Tudo estará sujeito ao Senhor Jesus (1Co.15.25,26).
3- Todas as nações irão a Jerusalém adorar ao Rei (Zc 14.16).
4- As nações que não obedecerem e forem rebeldes sofrerão represálias (Zc 14.17).
5- Será um governo perfeito de justiça e paz; e de Jerusalém virá a Lei. (Is 11.3-5; 32.15-17; Mq 4.1-4).
6- Os homens viverão muitos anos (Is 65.19-23; Zc 8.4,5).
7- A ferocidade dos animais será tirada (Is 11.6-8; 65.25).
8- Toda terra conhecerá o Senhor (Is 11.9).
9- A maldição sobre a terra será retirada (Sl 72.3-17
10- A natureza será restaurada. Haverá fertilidade na terra (Is 30.23; 35.1,2,7; 41.18-20; Am 9.13,15; Rm.8.20-23).
11- As armas serão transformadas em ferramentas, ou seja, não haverá guerras (Is 2.4).
12- A idade juvenil será de cem anos e os velhos terão seus dias em plena saúde. (Is 65.20-23).
13- Haverá uma transformação no corpo das pessoas que tem deformidades físicas (Isaías 29.17-19; 35.3-6).
14- As águas do Mar morto ficarão saudáveis e peixes serão encontrados ali (Ezequiel 47).
15- Não haverá doenças, as pessoas gozarão de plena saúde (Is.33.24).

Durante o milênio ainda haverá morte na Terra, pois os seus habitantes não estarão em corpo glorioso; entretanto, a morte será exceção e não regra e terá um caráter punitivo pela desobediência e rebeldia (Is 65.20).
O homem será provado pela última vez em condições favoráveis como nunca houve antes. Haverá Paz na Terra; bênçãos; a Terra será cheia do conhecimento do Senhor; a lembrança da Grande Tribulação servirá de alerta e referência; o problema do pecado estará bem claro e não haverá influência espiritual externa que leve o homem à tentação.
Os filhos dos povos que nascerem durante o Milênio e não passaram por sofrimentos e pela influência de Satanás, não experimentaram a maldição sobre a Terra e tiveram uma vida próspera; logo reclamarão e passarão a servir ao Senhor por obrigação como Rei, mas não o considerarão como Senhor. Quando Satanás for solto; encontrará em seus corações um terreno fértil para a sua revolta final.
 
COMO ESTARÁ A IGREJA NO MILÊNIO E QUAL SERÁ O SEU PAPEL?

A Igreja estará glorificada na Jerusalém Celeste; a habitação eterna da Noiva do Cordeiro e reinamos com o Senhor. (Ap. 2.26,27; 21.2,3,23-27; 22.1-5).
A igreja reinará com Cristo (Ap.5.9,10; 20.6).
Durante o milênio, esta maravilhosa cidade estará acima da Terra, como uma estrela e resplendor da Glória de Deus. Jerusalém terrestre continuará existindo na Terra e os homens a ela virão para adorar a Deus e verão Jerusalém celeste brilhando com a Glória de Deus.
A cidade é uma grande luz, luz que não perde o seu brilho e nenhuma sombra ofuscará o seu fulgor, nenhuma nuvem a encobrirá e os reis da terra levantarão os seus olhos e saberão que aquela Glória vem do Cordeiro e de sua Igreja.
A Nova Jerusalém é a habitação do Cordeiro e da Igreja, mas Jesus reinará sobre a Terra e, em especial, sobre Israel, ocupando o trono de Davi. A Igreja, o povo especial do Senhor participará do seu Reino (2Tm.2.11-13).
Os santos estarão em um corpo glorioso adaptado para a vida no céu e superior as leis da física; não sabemos os detalhes sobre este corpo, ou de que forma a Igreja participará deste reino, sabemos apenas aquilo que o Senhor nos revelou em sua Palavra, a saber: Teremos um corpo glorioso; espiritual; incorruptível; imortal (ICo 15.42-44; 53,54) e reinaremos com Cristo. Sabemos também que o Senhor Jesus, após a sua ressurreição, passou quarenta dias na Terra e apareceu aos seus discípulos e a vários irmãos (ICo 15.1-8); andou (Lc 24.15), apareceu repentinamente dentre eles estando as portas fechadas (Jo 20.19,20), foi tocado (Mt 28.9; Lc 24.36-40) e comeu com eles (Lc 24.41-43). Teremos igualmente um corpo glorioso (Rm 8.29,30; I Co 15.49; I Jo 3.2), sem limitações e superior a matéria (Lc 24.15,30,31,36-43; Jo 20.19,26,27; Jo 21.4-14; Fp 3.21). Aleluia!
 
QUAL O PAPEL DE ISRAEL NO MILÊNIO?

Israel é um povo especial para Deus, e terá uma missão exclusiva (Dt 7.6).
Israel acolherá a Jesus como Senhor e Messias; Rei dos reis e Senhor dos senhores (Zc 12.10; 13.6; 14.8,9,16,20,21).
Será a nação líder do mundo (Is 28:13).
As nações procurarão em Israel as bênçãos do Senhor (Zc 8. 22, 23).
A sede do culto ao Senhor na Terra será Jerusalém.
Os cultos não terão a finalidade de sacrifícios para bênçãos ou como tipos visando profecias futuras, e sim, como memoriais. É como se fosse a ceia para nós hoje.
Os Judeus e gentios vivos que entrarem no milênio, estarão no mesmo corpo que temos hoje, ou seja, não estarão em um corpo glorioso, logo, poderão multiplicar e encher a Terra novamente.

O FIM DO MILÊNIO.
 
Após os mil anos satanás será solto por um pouco de tempo (Ap 20.1-3,7). O Diabo enganará a muitos (Ap 20.8,9). O Diabo reunirá as nações para a guerra de Gogue e Magogue, ou seja, reunirá os povos de uma extremidade a outra da Terra. O próprio Satanás será o líder desta Guerra. Ele sairá a enganar as nações mais uma vez, e será bem sucedido, pois boa parte da humanidade será seduzida por ele, mesmo depois de ter desfrutado do excelente reinado de Cristo e visto a sua glória. Tudo isso mostra que o homem, quando não nasce de novo, permanece em estado adâmico, e até debaixo das melhores condições de vida, é capaz de virar as costas para Deus.
Todos eles serão destruídos por Deus de forma sobrenatural (Ap 20.9).
Satanás será lançado no Inferno e será atormentado de dia e de noite para todo o sempre (Ap 20.10).

CONCLUSÃO:
Deus tem um plano glorioso para o planeta terra, que inclui a restauração espiritual, moral, social, ecológica e institucional. E essa realidade só se concretizará, no milênio, quando Cristo implantar o seu Reino na terra. Jesus governará o mundo com poder e grande glória, após suplantar todos os reinos e governos do mundo. Amém!