sábado, 11 de junho de 2016

O PROFETA DE DEUS

Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos PROFETAS, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho (Hebreus, 1.1).

A Carta aos Hebreus continua mostrando a supremacia de Cristo e a Sua obra redentora. Isso quer dizer que os profetas do Antigo Testamento são antiquados e obsoletos? De jeito nenhum! Mas na prática, se não na teoria, a maioria dos crentes acha que sim! O autor da Carta aos Hebreus ficaria horrorizado com esta ignorância! Muitas vezes ele faz referência aos profetas, para mostrar como suas palavras fortalecem a nossa compreensão da pessoa e obra de Cristo.
O profeta no Antigo Testamento era um homem chamado por Deus para transmitir sua mensagem ao povo. Diferente do sacerdote, que ouvia o povo e intercedia diante de Deus; o profeta ouvia a Deus e falava para o povo.
Apesar de todo o progresso na tecnologia moderna, o mundo dos profetas do Antigo Testamento, não é tão diferente do nosso!
Como antigamente, há grande necessidade hoje de mensagens proféticas, denunciando a corrupção, as injustiças sociais, os abusos de autoridade, o afrouxamento dos padrões de moralidade e a frieza espiritual do povo de Deus. Estas denúncias que eram comum nas mensagens dos profetas, devem está em evidência nos dias atuais pelos profetas de Deus, desta geração.

COMO ERA CONHECIDO O PROFETA?

1. HOMEM PIEDOSO.

Às vezes o termo profeta se refere a pessoas piedosas que gozam de um relacionamento íntimo com Deus.
Fica subentendido o uso desse termo em relação a Abraão, em Gênesis 20. 7.

2. HOMEM DE DEUS.

Muitas vezes os profetas eram chamados “homem de Deus”, como em Deuteronômio 33.1 e 1Reis 13. O uso desse termo enfatiza a diferença de caráter entre o profeta e as demais pessoas. Isso se vê na maneira que a mulher sunamita falou do profeta Eliseu: “Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus” (2Rs 4.9).

3. HOMEM DA PALAVRA.

O profeta era primeiramente um homem da palavra de Deus. Esta era a grande preocupação do profeta, transmitir fielmente a palavra que recebia do SENHOR. Sempre que alguém precisava de uma direção de Deus, procurava o profeta para ouvir a palavra de Deus da sua boca. Disse, porém, Josafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR, ao qual possamos consultar? (1Reis. 22.7). O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o SENHOR (Jr.23.28).

4. VIDENTE.

No início havia uma distinção entre vidente e profeta, mas mais tarde eram termos sinônimos, como o autor do livro histórico de Samuel enfatiza: “Antigamente, em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia: Vinde, vamos ter com o vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente, se chamava vidente” (1Sm 9.9).

5. INSTRUMENTO DE DEUS NA COMUNICAÇÃO.

Embora Deus tenha falado “muitas vezes, e de muitas maneiras… pelos profetas”, foi sempre o mesmo Deus que falou. Por causa disso notamos uma unidade no ministério e nas mensagens dos profetas. A grande responsabilidade de qualquer profeta era lutar para viver uma vida digna do seu ofício, com o objetivo de transmitir a mensagem divina para que o povo de Israel pudesse viver um relacionamento correto com seu Deus.
Deve-se observar que no termo profeta não há nada que implique previsão de acontecimentos futuros. Um profeta pode predizer, ou não, o futuro segundo a mensagem que Deus lhe der. Um profeta é aquele que fala da parte de Deus ao homem.
Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte (Ez.3.17).
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois,ouvirás a palavra da minha boca e lha anunciarás da minha parte (Ez.33.7).

CHAMADA ESPECÍFICA DOS PROFETAS.

O profeta recebia uma chamada específica de Deus, o objetivo da sua chamada era levar a mensagem de Deus ao povo. Ou seja, o profeta era um porta voz de Deus, ele recebia a mensagem de Deus e falava para o povo. Ele estava sempre na presença de Deus. O profeta apresentava-se perante o povo na qualidade de um homem que se apresentara perante Deus (1Rs 17.1; 18.15).
Notamos que a iniciativa da chamada para o ofício de profeta vinha de Deus:

Moisés (Êx.3.1-4).
Isaías (Is.6.1-10).
Jeremias ( Jr.1.4-19).
Ezequiel (Ez.1.1-3; 2.1-5).
Oséias (Os.1.2).
Amós (Am.7.14-15).

CONCLUSÃO:
Nos dias atuais muitos se intitulam profetas, dizem ser profetas do SENHOR, e enganam o povo com palavras fingidas. Nem todos que afirmavam falar em nome de Deus eram reconhecidos no Antigo Testamento como profetas legítimos. Pessoas davam recados que de maneira nenhuma refletiam a vontade de Deus ou a palavra de Deus. A prova de um verdadeiro profeta não são seus milagres, mas sim a sua vida de santidade e a sua palavra que está em acordo com a revelação das Escrituras Sagradas (Mt 7.21-23).
Cuidado com os muitos falsos profetas que pregam mensagens de paz e prosperidade, e fazem do Evangelho negócio.