terça-feira, 21 de junho de 2016

A COSMOVISÃO MISSIONÁRIA DE PAULO


Que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo. Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavras ou por obras; pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. Mas, agora, vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá passando por vós, irei à Espanha (Romanos. 15.16,18,19,25,28).

Paulo, o apóstolo dos gentios, foi um grande desbravador na obra missionária, um vibrante ganhador de almas, apaixonado por missões. Paulo deixa claro aos crentes de Roma que, o seu propósito era visitá-los e seguir para Espanha. Entretanto, ele sente que suas atividades missionárias nas regiões da Grécia, Macedônia e Ásia Menor, foram completadas. Ele dera início a tarefa evangelística conforme ele mesmo menciona: Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo (15.19). Ele já podia confiar a obra a outros obreiros, a fim de cumprir o desígnio de seu ministério apostólico. Quando partir para Espanha (15.24). Esta expressão revela a sua cosmovisão missionária. A Espanha agora era sua meta, e, para tal, passaria antes por Roma. Nesta epístola Paulo expressa a sua vontade de visitar a igreja de Roma. Esta visita era algo planejado, o seu alvo era estabelecer um ponto de apoio para seu empreendimento missionário. Para isso, Paulo usa esse espaço de sua epístola para informar aos crentes de Roma das diretrizes tomadas para esta viagem missionária. A igreja de Roma, que não tinha Paulo como seu fundador, teria a oportunidade de apoiar e enviar, aquele que foi, sem dúvidas, o maior missionário da história do cristianismo.

A NECESSIDADE DO PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO.

1. DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

Paulo deixa transparecer que, o seu ministério é direcionado pelo Espírito Santo. Ele afirma: Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo (Rm.15.19). Paulo não era um aventureiro em busca de glória humana. Sua vida foi marcada pela entrega total aos outros, afim de leva-los à Cristo. Hoje, muitos querem usar o título de missionário para atrair a atenção do povo para si e se alto promoverem na obra de Deus e em outros seguimentos. Muitos estão abrindo trabalhos missionários para competir, sem visão do Reino de Deus. Porém, é preciso ter convicção e direção do Espírito, caso contrário, será um fracasso.

2. ESTABELECER BASES.

Um dos princípios básicos da implantação de um projeto evangelístico é feito primeiramente com o estabelecimento de uma base missionária, um ponto de apoio. Paulo sabia que que o seu projeto só teria sucesso se a igreja de Roma se tornasse um ponto de apoio para o seu ministério. "Quando partir para a Espanha, irei ter convosco; pois espero que, de passagem, vos verei e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia" (Rm.15.24). Esta expressão, seja encaminhado por vós, significa dizer: Ajuda na jornada, com alimentos, recursos financeiros e meios de viagens. Não se faz missão sem esse tipo de apoio.

3. COBERTURA ESPIRITUAL.

O apóstolo Paulo, ao contrário de muitos que se aventuram na obra missionária, sabia da necessidade de uma "cobertura espiritual". Paulo dizia: "E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus" (Rm.15.30). Paulo via com muita seriedade a obra missionária e por isso rogou que os irmãos lutassem em oração com ele. Missões envolvem muitos conflitos espirituais e muitas lágrimas. Todavia, missões também são marcadas por satisfação espiritual e alegria. Diz o salmo 126. 5,6: Os que semeiam em lágrimas colherão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvidas, com alegria trazendo consigo os seus molhos.

CONCLUSÃO: A igreja de Cristo, precisa ter uma cosmovisão missionária, uma visão do Reino de Deus em sua totalidade. Esta visão deve ser abrangente e amorosa para com todos os povos, tribos, línguas e nações. Amém!