domingo, 14 de agosto de 2016

O Grande EU SOU

... Porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (Jo.8.24,58).

Esta expressão EU SOU, aparece várias vezes no texto sagrado e é usada repetidas vezes pelo próprio Deus. Este termo eu sou, quando falado por Deus, significa dizer: Aquele que é auto existente, que tem vida por si mesmo, a fonte de onde emana a vida. EU SOU na bíblia ficou sendo conhecido como um dos nomes de Deus. Quando Deus chamou Moisés para libertar o seu povo do Egito, Moisés questionou a Deus e perguntou: Quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós (Ex.3.13,14). 
Deus estava dizendo a Moisés, aos filhos de Israel, a Faraó e a toda nação do Egito: EU SOU auto existente, Soberano e Eterno. EU SOU Deus do Passado, do Presente e do Futuro. Cerca de 1.400 anos depois do êxodo, vem Jesus Cristo sendo o próprio Deus, e durante o seu ministério Ele se declara várias vezes como EU SOU. Em uma das suas declarações Ele diz:  Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (Jo.8.58).

SETE DECLARAÇÕES DO EU SOU NO ANTIGO TESTAMENTO.

1. EU SOU O TEU ESCUDO.

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abraão em visão, dizendo: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão (Gn.15.1).

2. EU SOU O DEUS TODO-PODEROSO.

Sendo, pois, Abraão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abraão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito (Gn.17.1).

3. EU SOU O QUE SOU.

Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós (Ex.3.14).

4. EU SOU O SENHOR QUE TE SARA.

E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos... nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR, que te sara (Ex.15.26).

5. EU SOU O ÚNICO DEUS.

Vede, agora, que eu, EU o SOU, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão (Deuteronômio, 32.39).

6. EU SOU O SENHOR.

Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e a encherei (Sl.81.10).

7. EU SOU O ETERNO.

Ainda antes que houvesse dia, EU SOU; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? (Isaías, 43.13).

SETE DECLARAÇÕES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO.

1. EU SOU o pão da vida.
 

Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede (Jo.6.35).
 

2. EU SOU a luz do mundo.
 

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo.8.12).
 

3. EU SOU a porta.
 

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens (Jo.10.9).
 

4. EU SOU o bom pastor.
 

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas (Jo.10.11).
 

5. EU SOU a ressurreição e a vida.
 

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá (Jo.11.25).
 

6. EU SOU o caminho a verdade e a vida.
 

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo.14.6).
 

7. EU SOU a videira verdadeira. 

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador (Jo.15.1).

CONCLUSÃO:
Muitos homens surgiram no decorrer dos tempos, se destacaram pelos seus feitos e deixaram suas marcas na história da humanidade. Muitos disseram: Eu sou, porém morreram e não puderam continuar dizendo, eu sou. Jesus Cristo é o único que disse Eu sou e continua dizendo até hoje. Ele morreu, mas ressuscitou, porque Ele é Deus. Após sua ressurreição Ele disse: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã (Ap.22.13,16). Amém!