terça-feira, 20 de setembro de 2016

JESUS DO LADO DE FORA

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3.20).

Jesus se apresenta aos crentes da igreja de Laodicéia como o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Das sete cartas enviadas às igrejas da Ásia, a de Laodicéia é a única que Jesus não encontra nenhuma virtude para elogia-la antes de repreendê-la. As obras dos crentes de Laodicéia não eram boas no momento que Jesus os chamou a prestação de contas. Quem sabe se outrora os crentes de Laodicéia eram cheios de boas obras, fervorosos, espirituais e devotos na adoração a Deus.
Todavia, quando eles começaram a prosperar foram esfriando na fé e se tornando crentes materialistas, que davam prioridades as coisas materiais, amando as riquezas e os prazeres mundanos.
Os crentes de Laodicéia tornaram-se crentes nominais, eles iam ao templo para adorar, eles participavam de toda liturgia do culto, porém eram crentes mornos. Jesus já não tinha lugar nas suas vidas, nem em seus corações. Havia lugar para tudo na igreja de Laodicéia, menos para Jesus. A maior infelicidade dos crentes de Laodicéia foi deixar Jesus do lado de fora.

INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE DE LAODICÉIA:

A cidade de Laodicéia é uma antiga cidade do oeste da Ásia Menor, na atual Turquia ocidental. Os selêucidas Laodicéia construído no século III AC, e era uma próspera cidade romana de mercado na rota de comércio do Oriente. Laodicéia era um centro do cristianismo. 
Laodicéia era a cidade mais rica da região da Frígia na Ásia Menor na época do império Romano, ficava próximo a cidade de Filadélfia e da atual Denizli. Era conhecida em todo o mundo antigo por seus estabelecimentos bancários, escolas de medicina e indústrias têxtil. Os seus cidadãos eram prósperos, e o melhor colírio da época era fabricado na cidade de Laodicéia. Contudo, a cidade sofria com sérios problemas de necessidade de abastecimento de água potável.
Essa necessidade foi satisfeita por trazer água seis milhas ao norte de Denizli através de um sistema de tubos de pedra (outro sinal de riqueza de Laodicéia). 
Em Hierápolis, cidade de repouso, adjacente a Laodicéia, havia muitas fontes de água térmicas e medicinais, porém improprias para saciar a sede dos viajantes. 
   
MENSAGEM DE JESUS PARA OS CRENTES DE LAODICÉIA.

A mensagem de Jesus aos crentes de Laodicéia contém numerosas alusões às condições de cidade. 
Quando Jesus diz: Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (Ap.3.15,16).
Jesus faz uma referência as águas tépidas (mornas) da cidade de Hierápolis, adjacente a Laodicéia, onde havia muitas fontes de água térmicas e medicinais, porém improprias para saciar a sede dos viajantes. Isto serviu para comparar o cristianismo morno e sem vida dos crentes de Laodicéia.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas (Ap.3.17,18).

Os crentes de Laoficéia eram ricos e gozavam de uma grande estabilidade financeira, porém, em contra partida Jesus mostra que eles são pobres e estão em miséria espiritual. Eles tinha a fabricação dos melhores tecidos, porém estavam desprovidos das vestes espirituais. Eles tinham os melhores colírios, porém estavam sem visão espiritual. Não eram capazes de perceberem a gravidade de seus próprios pecados.

Eu repreendo e corrijo a todos quantos amo: sê pois diligente e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3,19,20).
Em última instância Jesus demonstra amor pelos crentes de Laodicéia, chamando-os ao arrependimento e a uma vida de comunhão com Ele.
Jesus deixa claro para a igreja de Laodicéia, que as riquezas não devem ser prioridade na vida dos crentes. O grande problema da igreja de Laodicéia não era porque os crentes eram ricos; e sim por priorizar as riquezas e os prazeres mundanos e não ter lugar para Jesus.

CONCLUSÃO: 
Nos dias atuais não tem sido diferente, muitos crentes estão apegados as coisas materiais, envolvidos com o sistema mundano e perdendo a comunhão com Deus. Mas, Jesus continua insistindo: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3.20). Tem igrejas que tem tudo, e mais um pouco; menos lugar para Jesus.