sábado, 19 de novembro de 2016

O PODER PERTENCE A DEUS

Deus falou uma vez, duas vezes ouvi; que o poder pertence a Deus (Salmos.62.11).

Neste salmo Davi exalta a soberania de Deus e faz uma citação que confirma a identidade de Deus como o Todo-poderoso. A expressão hebraica El-shaday, que significa Deus Todo-poderoso, aparece pela primeira vez no texto sagrado em Gênesis 17.1. Esta expressão que revela um dos nomes de Deus, aparece com mais frequência no livro do patriarca Jó. O nome El-shaday aparece 48 vezes na bíblia e destes 30 estão no livro de Jó.
El-shaday é o Deus onipotente, aquele que realiza o impossível, é quem nos satisfaz e é suficiente para nós. 
O nome de El-shaday está ligado a El-eloim com relação ao poder, mas El-shaday é mais abrangente no sentido de que Deus tem todo poder e tudo o que precisamos, não há impossíveis para Ele. 
A palavra "Shaday" se relaciona com o campo e fala de abundância e sustento, mas também pode ser traduzida por ‘seio’ expressando como a mãe cuida e protege o filho. A mãe é tudo o que o filho tem e precisa para lhe proteger quando está em seus braços. Assim é Deus para conosco. Ele é a nossa segurança e proteção. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará (Sl.91.1). Jó experimentou isso, ele perdeu tudo e todos, mas permaneceu crendo em El-shaday e Deus lhe deu tudo em dobro. 

EXPRESSÕES BÍBLICAS SOBRE O PODER DE DEUS.

Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar (Sl.93.4).

Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido (Jó. 42.2).

Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? (Is.43.13).

Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim. Faço morrer e faço viver, faço adoecer e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar-se da minha mão (Dt.32.39).

Ele é o que está assentado em seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para nela morar. Ele é o que reduz os príncipes a nada e torna inúteis os juízes da terra.

Diz o Santíssimo: Com quem me comparareis? Com quem eu me assemelho?
Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial, e a todas chama pelo nome. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente (Isaías. 40.22,23,25,26).

 

TRÊS COISAS SÃO EXCLUSIVAS DE DEUS.

1. O Reino.

2. A Glória.

3. O Poder.

Porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! (Mt.6.13).

CONCLUSÃO:
No mundo há muitos poderes e muitos homens se julgam poderosos, porém todos estes poderes são limitados e temporários, o único poder real pertence a Deus. Jesus disse: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mt.28.18). Não sobrou poder pra ninguém, há um ditado que diz: "No mundo tudo é força, só Deus tem o poder". Portanto submeta-se ao poder de Deus e Ele fará maravilhas na sua vida. Amém!