segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O FILHO PRÓDIGO

E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente (Lc.15.11-13).

O capítulo 15 de Lucas registra três parábolas que falam de três coisas que foram perdidas e achadas. Deus não tem prazer naqueles que se perdem. Ele dá atenção e se preocupa com os perdidos. Deus não quer que nenhum de nós se perca, mas quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (I Timóteo, 2.3,4). A missão principal de Jesus foi vir resgatar o homem perdido. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc.19.10). O pai do filho pródigo desta parábola representa Deus, que com seu amor paternal recebe de volta o seu filho arrependido. O filho pródigo representa aqueles que já serviram a Deus na condição de servo e filho, mas deixou a Casa de Deus e foi em busca de aventuras. Nesta parábola iremos identificar cinco tipos de problemas enfrentados pelo filho pródigo, e quatro atitudes que ele tomou para liberta-se da difícil situação em se encontrava.

CINCO PROBLEMAS ENFRENTADOS PELO FILHO PRÓDIGO:

1. O PROBLEMA DA DISTÂNCIA.
Ajuntando tudo partiu para uma terra longínqua.

2. O PROBLEMA DO DESPERDÍCIO.
Partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou toda sua herança.

3. O PROBLEMA DA FOME.
E, havendo gastado tudo, houve uma grande fome na terra onde estava.
Ele começou a padecer necessidade.

4. O PROBLEMA DA HUMILHAÇÃO.
E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam.

5. O PROBLEMA DA SOLIDÃO.
Ninguém lhe dava nada.

QUATRO ATITUDES DO FILHO PRÓDIGO:

1. ELE REFLETIU (pensou).
E, caindo em si, disse: Quantos empregados do meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

2. ELE LEVANTOU-SE.
Levantar-me-ei. E, levantando-se, foi para o seu pai.

3. ELE DECIDIU RETORNAR.
Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai.

4. ELE CONFESSOU (arrependeu-se).
Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; recebe-me como um dos teus trabalhadores.

CONCLUSÃO:
O filho pródigo foi feliz porque decidiu retornar a casa do pai e confessar o seu pecado como sinal de arrependimento. Viver distante de Deus não é bom, quem assim vive vai de mal a pior. É tempo de voltar-se para Deus e reatar com Ele a aliança que foi quebrada. Deus é bom e misericordioso, Ele está de braços abertos a lhe esperar, volte para Deus, retorne a Casa do Pai. Ele está pronto para lhe receber, tome esta atitude, faça isto agora e você será feliz. Amém!