quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PASSANDO POR QUERITE

Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão (I Reis, 17.2,3,5).

Elias habitava na região de Gileade, num lugarejo chamado Tisbe; ele aparece no cenário de Israel em uma época de grande decadência espiritual da nação. Ele profetizou contra a nação de Israel acerca de uma grande estiagem, que não haveria chuva nem orvalho por um período de três anos e seis meses (Tiago, 5.17,18). Após esta palavra profética, Deus ordena ao profeta que ele vá e esconda-se junto ao ribeiro de Querite. A nação de Israel precisava passar por esta grande crise para reconhecer a soberania de Deus. Enquanto Elias precisava passar por Querite para aprender as lições de Deus e depender inteiramente Dele.

TRÊS ORDENS DE DEUS PARA ELIAS.

1. ESCONDE-TE.

Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão (I Reis, 17.2,3).
Deus decidiu tirar Elias de cena, mandando ele escondesse. As vezes acontece também conosco, Deus deseja tratar algo em nossa vida, e precisamos descer a Queirte de Deus para aprendermos as suas lições.
Muitas vezes se faz necessário estar em Querite, escondido, esquecido, fora da mídia, distante do público e dos holofotes; para depois ser apresentado por Deus. Nunca queira aparecer, quando Deus quer você escondido em Querite.

2. LEVANTA-TE.

Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai a Serepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente (I Reis, 17.8,9).
Em Querite houve suprimento para sustentar o profeta, porém passado dias o ribeiro secou.
Quando o tempo termina em Querite, é o momento de se levantar em obediência a ordem do SENHOR, e seguir suas orientações para novas experiências.
Se a crise tende a se agravar não desanime, mas levante-se e siga na direção de Deus.

3. APRESENTA-TE.

E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias no terceiro ano, dizendo: Vai e apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra (I Reis, 18.1). 
Três anos depois da ordem de Deus para Elias esconder-se junto ao ribeiro de Querite, Deus ordena a Elias que ele se apresente a Acabe. Elias não seria bem sucedido se ele fosse se apresentar fora do tempo de Deus. Muitas vezes somos tentados a nos apresentar e querer estar em lugares que Deus não quer que estejamos, é preciso esperarmos o tempo que Deus determina, Ele sabe a hora certa e o lugar certo para nos apresentar. Nunca queira se apresentar, deixe que Deus lhe apresente. Vai chegar o tempo que Deus vai te tirar do anonimato e vai te apresentar ao povo.

LIÇÕES DE QUERITE.

Querite significa: “Cortar, moldar, colocar no tamanho certo”.

Querite fala de obediência.

Querite fala de humildade.

Querite fala de dependência de Deus.

Querite é lugar de mudança.

Querite é lugar de isolamento.

Querite é lugar de treinamento.

Querite é lugar da providência de Deus.

Querite é um lugar passageiro, mas é fundamental o cristão passar por Querite.
É melhor passar por Querite e ser moldado por Deus, do que viver uma vida medíocre e sem fruto.

CONCLUSÃO:
Passar por Querite significa ter experiências com Deus, ser cortado, ser moldado e ficar no tamanho certo, do jeito que Deus quer. Em Querite nós vamos aprender a depender inteiramente de Deus. Em Querite nós vamos experimentar a providência de Deus e aprender suas lições. Quem passa por Querite nunca mais será o mesmo. Amém!