quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

DEUS QUE SE FEZ HOMEM

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Filipenses, 2.5-11).

Deus descer ao nível da humanidade e se fazer homem, é a maior lição e prova do seu amor para com a humanidade. Na visão humana geralmente as pessoas não querem descer, querem subir, crescer, ser exaltada; nunca descer, nunca diminuir, nunca se humilhar. Jesus teve o maior sentimento de amor e humildade já demonstrado em toda história da humanidade, Ele sendo Deus vestiu-se da roupagem humana, desceu do seu trono de glória e viveu entre os homens. Ele não veio como um grande imperador, como um grande monarca, ou como um renomado magnata. Mas, Ele veio simples, humilde e sem nenhum status que lhe destacasse, Ele veio como servo. A sua intenção foi sentir as mesmas necessidades e limitações humanas, foi socorrer a humanidade perdida, pobre e desvalida.

JESUS DESCEU, PARA DEPOIS SUBIR.

A humilhação de Jesus foi um marco na história da humanidade.
Ele desceu para que nós pudéssemos subir. 

1. DESCEU DO SEU TRONO DE GLÓRIA.

Que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo ... (Vers.6,7).
Em sua humilhação, Cristo abdicou de tudo e a si mesmo se esvaziou.
No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (João, 1.1,14).
Jesus era Deus dentro do barro. Profetizado pelo profeta Isaías, setecentos anos antes de Ele vir e nascer de uma virgem. Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal; eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Is.7.14). Emanuel, significa Deus conosco, ou seja, Deus dentro do barro.

2. DESCEU AO NÍVEL HUMANO.

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo (Fp.2.8a).
Enquanto Jesus era Deus e tornou-se homem, muitos homens querem ser deus.

3. DESCEU TOMANDO A FORMA DE SERVO.

Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Fp.2.7). Ainda que Ele possuísse a mesma natureza de Deus, Ele desceu ao extremo oposto e assumiu a forma de servo (escravo).

4. DESCEU HUMILHANDO-SE ATÉ À MORTE E MORTE DE CRUZ.

e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz (Fp.2.8). Cristo na sua humilhação, não apenas aceitou as limitações de um ser humano, como também estava disposto a morrer da forma mais cruel, isto é, em morte de cruz. A morte de cruz é a mais desprezível que existe para os romanos. Para os judeus, a morte de cruz implicava em dizer que a vítima havia sido excluída da Aliança de Deus. Porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus (Dt.21.23).

- A SUBIDA DE JESUS.
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas (Ef.4.10).

1. EXALTADO COMO SOBERANO.

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente (Fp.2.9a).
E de Jesus Cristo, que é a Testemunha fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra (Ap.1.5). Como Soberano Ele tem o poder absoluto, Ele manda e não é mandado, Ele determina e está determinado, Ele assina e ninguém apaga, Ele mata e não vai preso.

2. EXALTADO ACIMA DE TODO O NOME.

E lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Fp.2.9b).
Paulo diz em Efésios, 1.20,21 Que Deus exaltou a Cristo acima de todo principado, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.

3. EXALTADO NOS CÉUS, NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA.

Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra (Fp.2.10). Jesus foi exaltado nas três esfera: Nos céus, na terra e debaixo da terra. Não tem pra ninguém, abaixo Dele estão todos, e acima Dele não tem ninguém.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mt.28.18).

4. EXALTADO COMO SENHOR SOBRE TODOS.

E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp.2.11).
Em seu manto, sobre a coxa, traz escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES (Ap.19.16).
Jesus Cristo é Senhor tanto do mundo espiritual como do mundo físico.
Ele é Senhor do céu.
Ele é Senhor da terra,
Ele é Senhor do universo.
Ele é Senhor da igreja.

CONCLUSÃO:
Jesus nos deixou o exemplo, que antes de subir é preciso descer. O segredo do sucesso, da glória e exaltação é o caminho da humildade.
O escritor e apologista cristão britânico, C. S. Lewis, disse: "O Filho de Deus tornou-se homem para possibilitar que os homens se tornem filhos de Deus".