domingo, 5 de fevereiro de 2017

NUNCA HOMEM ALGUM FALOU ASSIM.

E, depois disso, Jesus andava pela Galileia e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus chamada de festa dos Tabernáculos. Mas, no meio da festa, subiu Jesus ao templo e ensinava. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não tendo aprendido? Os fariseus ouviram que a multidão murmurava dele essas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem.
E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: Por que o não trouxestes? Responderam os servidores: "Nunca homem algum falou assim como este homem" (João, 7.1,2,14,15,32,37,38,45,46).

A grande diferença do discurso de Jesus em relação a dos escribas e fariseus, era que Jesus falava com autoridade, ou seja, ele vivia o que pregava. Os soldados da corte que foram enviados para prenderem Jesus, não conseguiram, quando eles chegaram para prendê-lo, Jesus estava dando um discurso, e eles ficaram maravilhados com as palavras de Jesus. Ao retornarem da missão, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus lhe perguntavam: Por que o não trouxestes? Responderam os servidores: "Nunca homem algum falou assim como este homem".
Jesus, o maior pregador de todos os tempos, nunca homem algum o superou. Os grandes eruditos, sábios, escribas, filósofo e intelectuais nunca falaram como Jesus, o seu discurso, e a sua pregação não eram práticas de oratória. Ele pregava e ensinava com total autoridade. Os grandes filósofos da antiguidade como Sócrates, Aristóteles, Platão e muitos outros, foram homens que influenciaram a vida das pessoas no mundo antigo, e ainda hoje continuam influenciando. Mas, a fala, o discurso, o ensino e a pregação de Jesus, é incomparável. Jesus é incomparável porque Ele é a fonte da sabedoria.
Ainda hoje, quando lemos nos evangelhos acerca dos seus discursos, ficamos maravilhados e repetimos juntos com soldados que foram prendê-lo: "NUNCA HOMEM ALGUM FALOU ASSIM COMO ESTE HOMEM".

CINCO COISAS QUE JESUS FALOU, QUE NENHUM HOMEM FALOU:

1. VINDE A MIM, TODOS OS CANSADOS E OPRIMIDOS.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mateus, 11.28).

2. EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA.

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (João, 11.25).

3. EU SOU A LUZ DO MUNDO.

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (João, 8.12).

4. EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA.

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João, 14.6).

5. EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO.

Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap.1.17,18).

CONCLUSÃO:
As palavras de Jesus faz bem a alma e fortalece o coração. Há um salmo profético que diz: O meu coração ferve com palavras boas; falo do que tenho feito no tocante ao rei; a minha língua é a pena de um destro escritor (Salmos, 45.1). As palavras de Jesus faz arder o coração. E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras? (Lucas, 24.32). Jesus continua falando, a sua palavra nos conforta. Amém!