sábado, 25 de fevereiro de 2017

O QUE SIGNIFICA FOGO NA BÍBLIA?

Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; porque o nosso Deus é um fogo consumidor (Hebreus, 12.28,29).

A palavra "FOGO", aparece repetidas vezes no texto sagrado, e esta palavra tem significados variados na bíblia. A primeira manifestação do fogo na bíblia aconteceu no livro de Gênesis, quando Deus firma um pacto com Abraão e sela aquela aliança com uma tocha de fogo que passa sobre o altar do sacrifício que Abraão oferecia à Deus. O fogo aqui, significa confirmação, aprovação (Gn.15.7-17). Já o fogo que Deus fez cair sobre as cidades de Sodoma e Gomorra, significa juízo de Deus (Gn,19.24,25). Outra ocasião da manifestação do fogo, foi em sinal de resposta a oração de Elias e reprovação de Deus para a nação de Israel, que estava voltada para idolatria (I Reis, 18. 36-39). O fogo é apresentado, na Bíblia, em três situações específicas, em geral: Juízo, purificação e demonstração de poder.
Assim, a manifestação do fogo de Deus, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, é recheado de símbolos e significados.

SETE SÍMBOLOS E REPRESENTAÇÕES DO FOGO.

* DEUS.

Porque o nosso Deus é um fogo consumidor (Hebreus, 12.29).

* JESUS.

... E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo (II Ts.1.7,8). 

* ESPÍRITO SANTO.

... Ele vos batizará como o Espírito Santo e com fogo (Mt.3.11).
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles (Atos, 2.3).

* PALAVRA DE DEUS.

Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha? (Jr.23.29).
E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras? (Lucas, 24.32). 

* A PRESENÇA DE DEUS.

E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR (II Cr.7.1,2).

* JUÍZO DE DEUS.

Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno (Judas, vers.7).

* PURIFICAÇÃO.

E farei passar essa terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é meu Deus (Zacarias, 13.9).

CONCLUSÃO:
O fogo, portanto, possui muitos significados na Bíblia. Pode ser a proteção para o povo de Deus, como um “muro de fogo” (Zc 2.5), e também o juízo de Deus sobre os rebeldes (Nm 16.35). Pode ser um instrumento de purificação, como com o ouro (Ml 3.2,3; Zc 13.9) ou a penetrante visão de Cristo, que possui olhos “como chama de fogo” (Ap 1.14). Também é símbolo da Palavra de Deus (Jr 23.29).