segunda-feira, 6 de março de 2017

CONQUISTANDO AS TERRAS QUE NOS RESTAM.

O tempo passou e Josué se tornou idoso; certo dia, o SENHOR falou com ele: “Eis que estás velho, em idade avançada, e ainda resta muita terra a ser conquistada (Josué, 13.1).

Josué foi um grande conquistador na história de Israel, a sua principal missão como sucessor de Moisés, era conquistar as terras para nação de Israel através de lutas e batalhas e desterrar todos os inimigos do povo de Deus. Deus havia prometido a Abraão, e também falado a Moisés que o seu povo iria habitar em uma terra espaçosa que mana leite e mel. Porém, muitas batalhas teriam que serem travadas para conquistar todas as terras que seriam possessão de Israel. Muitas conquistas foram alcançadas por Josué, porém, chegando o tempo da sua velhice, e faltando-lhe as forças e o vigor, o SENHOR ver a sua impossibilidade, e lhe diz: "Eis que estás velho, em idade avançada, e ainda resta muita terra a ser conquistada". Com esta palavra, aprendemos que, as nossas conquistas nunca serão plenas, sempre haverá algo que precisamos conquistar. Todas as nossas conquistas precisam ser dentro da vontade de Deus, e do jeito de Deus.

O maior conquistador de todos os tempos foi o Mestre Jesus Cristo, Ele com suas pregações e ensino, e sua morte na cruz, conquistou e vem conquistando milhões de corações. A maior conquista do Evangelho de Jesus é a expansão do Reino de Deus através da propagação da mensagem da cruz. A mensagem da cruz é uma mensagem poderosa que vem conquistando o mundo pelo poder do Espírito Santo, e convertendo os corações para Deus.
Tal como Josué, nós somos chamados por Deus para sermos conquistadores, somos chamados para sermos ganhadores de almas para Reino de Deus. Porém, as nossas conquistas devem começar muitas vezes em nossa própria casa, porque as vezes queremos ganhar o mundo todo para Deus, e não conseguimos conquistar nem a nossa família. Outras vezes queremos conquistar muitos que estão de fora, sem o conhecimento da Verdade, porém deixamos muitas vezes de conquistar os nossos próprios irmãos em Cristo, com os quais convivemos na Casa de Deus. As vezes ofendemos um irmão é temos dificuldade de pedir perdão. Conquistar um irmão ofendido, é tão difícil que no livro de provérbio diz que é mais fácil conquistar uma cidade forte, do que um irmão ofendido (Pv.18.19).
As conquistas não terminaram, ainda temos muito a conquistar. Deus quer nos dar novas estratégias de conquistas, precisamos romper definitivamente com o comodismo e partirmos em busca de novas conquistas, sejam elas materiais ou espirituais. 
Nada virá fácil, é preciso nos esforçarmos e partimos em busca de novas conquistas. 
A nossa vitória vem do SENHOR. Amém!