domingo, 12 de março de 2017

BERACA, O VALE DA BÊNÇÃO.

E, ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Beraca, porque ali louvaram o SENHOR; por isso, chamaram aquele lugar vale de Beraca, até ao dia de hoje (II Cr. 20.26).
O vale é uma planície que fica entre as montanhas. Segundo a geografia bíblica, o vale de Beraca, ficava localizado perto do deserto de Tecoa, ao sul de Judá, na altura da estrada principal de Belém a Hebrom. Identificado como o vale da bênção ou do louvor, este Vale de Bênção foi o lugar de grande regozijo e de uma festa de ação de graças do rei Josafá e seu povo, depois da vitória sobre os amonitas e moabitas, pela imediata intervenção de Deus. 
Na nossa caminhada cristã muitas vezes passamos por vários tipos de vales, sejam eles de aflição, provação, solidão e até mesmo decisão; quando muitas vezes temos que decidir qual direção devemos seguir. O rei Josafá, alcançando favor de Deus, venceu uma grande batalha contra os amonitas, os moabitas e os das montanhas de Seir. Após a vitória, o rei Josafá e todo povo de Judá, descem ao vale de Beraca para louvarem ao SENHOR, em gratidão a grande vitória recebida. 
Depois da luta vem a vitória. Não foi fácil para Josafá, mas ele confiou em Deus, lhe pediu socorro, e venceu. A palavra de Deus nos diz: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Salmos 46). Quando confiamos em Deus, não importa o tamanho do inimigo, nem se ele é muito forte ou se o seu exército é muito grande; porque quando oramos e cremos que Deus estar no controle da situação, podemos descansar o coração e crer na sua palavra, que ele vai começar a agir para nos dá uma grande vitória. Diz a bíblia que, o rei Josafá e todo o povo de Judá, confiaram no SENHOR, creram na sua palavra e cantaram louvores a Deus. 
Após a vitória, eles passaram três dias saqueando os despojos da guerra, e depois que eles recolheram em abundância todos os objetos preciosos; no quarto dia, se ajuntaram no vale de Beraca, que significa, o vale da bênção, para ali louvarem agradecendo ao SENHOR, pela vitória. Assim como o rei Josafá e o povo de Judá, foram vitoriosos, você também vai vencer; não importa o inimigo, nem o tamanho do problema que você estar enfrentando; Deus vai se levantar pela tua causa e vai guerrear a tua guerra, porque a peleja não é tua, é de Deus.
Deus vai te tirar do vale da humilhação, e vai te levar para o vale da bênção, e todos verão a tua vitória e a glória de Deus na tua vida. Amem!