quarta-feira, 22 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA

E estais esquecidos da Palavra de exortação que Ele vos dirige como a filhos: “Meu filho, não desprezeis a disciplina do Senhor, nem desanimeis quando por Ele sois repreendido, pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”.
Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Deus vos trata como filhos. 
Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai? Mas, se estais sem orientação, da qual todos se têm tornado participantes, então não sois filhos legítimos, mas bastardos.  
Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. 
Quanto mais devemos toda obediência ao Pai dos espíritos, para então vivermos!  
Porquanto, nossos pais nos disciplinavam por um espaço curto de tempo, da forma que melhor lhes parecia. 
Deus, entretanto, nos corrige para o nosso bem maior, a fim de que possamos participar plenamente da sua santidade.  
Toda correção, de fato, no momento em que ocorre não nos parece ser motivo de contentamento, mas de frustração; mais tarde, no entanto, produz fruto de justiça e paz para todos aqueles que por ela foram disciplinados (Hebreus, 12.5-11).

Geralmente as pessoas não gostam de serem disciplinadas, muitas vezes a disciplina é dolorida e desagradável, porém mesmo assim, se faz necessária. Um atleta que se esforça para manter a disciplina, ao chegar no primeiro lugar do pódio, reconhecerá que o sofrimento que experimentou durante o treinamento, valeu a pena. Na vida cristã não é diferente, todo cristão que se esforça para manter a sua vida espiritual disciplinada, verá que valerá a pena, pois a sua vitória será iminente.

Desde os tempos remotos os grupos sociais buscavam se organizarem e manter-se em disciplina. 
A disciplina é importante porque ela nos põe limites e regula o nosso comportamento.
Nenhuma organização social poderá prosperar se não houver disciplina. A disciplina é fundamental para o equilíbrio e formação familiar ou pessoal. Ela serve de base para formação do caráter do indivíduo. Vivemos em uma sociedade anarquista onde muitas pessoas não aceitam serem corrigidas. Uma sociedade que não vive sob disciplina está fadada ao fracasso e prestes a afundar em um caos total. 
A igreja do Senhor Jesus Cristo, deve ser exemplo de uma vida disciplinada na palavra de Deus.
Todo cristão que aceita a correção de Deus e vive uma vida disciplinada, será bem sucedido e feliz.

OS FRUTOS PRODUZIDOS PELA PRATICA DA DISCIPLINA:

* CONHECIMENTO. 

A pratica da disciplina gera em nós uma capacidade de conhecimento das coisas relacionadas ao Reino de Deus e da sua palavra. A disciplina implica em renunciar nossos próprios conceitos e nos sujeitarmos ao conhecimento da palavra de Deus. A busca pelo conhecimento de Deus, deve ser exercitada de forma progressiva. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR... (Oséias, 6.3). Todo o nosso saber deve ser disciplinado pela palavra de Deus, para que nosso conhecimento seja sadio e proveitoso.

* EXPERIÊNCIA.

Muitas vezes somos disciplinados através das tribulações, Deus permite que as lutas nos sobrevenha para testa a nossa paciência e produza em nós experiência. Paulo entendeu que nós deveríamos nos gloriar nas tribulações. Ele diz: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos, 5.3-5).  

* MATURIDADE. 

A nossa maturidade espiritual não depende do tempo da nossa caminhada cristã. Muitas vezes é preciso muita perseverança no caminho da disciplina para que sejamos completos. Leia: Tiago, 1.3,4.
A disciplina nos torna maduros em Deus.
As provações que Deus envia ou nos permite facilitam o desenvolvimento do nosso caráter. Deus usa as dificuldades para moldar o nosso caráter e produzir maturidade plena, de modo que seus filhos não sejam em nada deficientes em Cristo.

* CRESCIMENTO.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pedro, 3.18).
Todo nosso crescimento está condicionado a disciplina, sem disciplina não há crescimento; e todo crescimento sem disciplina é deficiente e doentio. Paulo escrevendo a igreja em Éfeso, diz: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo edifício, bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito (Efésios, 2.20-22).
Que possamos crescer de formar ordeira e disciplinada, crescendo em profundidade, criando raízes espirituais para glória de Deus. Amém!