sexta-feira, 24 de março de 2017

SETE ERROS QUE OS PREGADORES NÃO DEVEM COMETER.

Não são poucos os pregadores que cometem erros com suas expressões vagas e vícios de linguagem; muitos fazem uso de jargões para promover o movimento e transformar o culto racional no culto das emoções. O fato é que, os pregadores denominados pentecostais muitas vezes são os que mais cometem erros com seus jargões e jogos de frases de efeitos para movimentar e mexer com a emoção do público ouvinte. Muitos são sensacionalistas e falam o que o povo gosta de ouvir, não o que precisa, fazem uso da palavra de Deus, para manipular as massas e fazer do povo negócio.
 
- Nunca diga: 
"A Bíblia vai dizer". Isto é futuro, correto é: "A Bíblia diz".

- Nunca diga:
"Saldo" os irmãos com a paz do Senhor!
Saldo é de banco, extrato bancário. O correto é dizer saúdo, ou cumprimento os irmãos com a paz do Senhor. Seja por descuido ou vício de linguagem, muitos pregadores ainda cometem este erro.

- Nunca diga: 
Saúdo os irmãos com a paz do Senhor, e os amigos ouvintes com uma boa noite. 
Isto não é correto, as pessoas se sentem discriminadas. Aprendemos com Jesus que devemos saudar a todos com a paz. E em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se, não, voltará para vós (Mt.10.5,6).

- Nunca diga: 
Os irmãos me perdoem porque fui pego de surpresa, não estava preparado.
Isto é desculpa de pregador relaxado, todo pregador que se preza deve sempre está preparado, e deve apresentar-se a Deus como obreiro aprovado.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Tm.2.15).

- Nunca diga:
A igreja ore por mim, porque nada tenho.
Isto é uma falsa humildade. Se não tem nada então passa a oportunidade para outro. Nós temos que ter sempre alguma coisa da parte de Deus. Quem ler a bíblia e ora, e tem comunhão com Deus, sempre tem algo da parte de Deus.

- Nunca diga: 
Os irmãos fiquem em espírito de oração.
Esta expressão "espírito de oração" não está correta. A bíblia não fala em espírito de oração, e sim orando no Espírito, ou adorando em espírito.
Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito... (Ef.6.18).
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo (Judas.20).
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo.4.24).

- Nunca diga:
Para não ficar só nas minhas palavras, vou deixar um versículo.
Temos aqui dois erros graves, primeiro: Começou a pregar sem antes ler um texto bíblico. Segundo: Falou acerca da Palavra de Deus e disse que as palavras eram suas.

Conclusão:
Usar jargões para fazer movimento, tais como: "Recebe a tua vitória! O seu nome é já! Diga para o seu irmão: O direito é teu! A surpresa vai ser grande! Toca no teu irmão e diz pra ele... Muitos usam estes e outros jargões, porque não tem conteúdo bíblico para pregar. São palavras animadoras, porém devemos assim fazer quando estamos na direção do Espírito Santo. Tornar isso uma pratica de oratória, e passar a usar estes jargões constantemente, torna-se algo irritante e sem conteúdo bíblico.