domingo, 2 de abril de 2017

QUATRO HOMENS E UM PROPÓSITO

E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta eles cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estava ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo: Por que diz este assim blasfêmia? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seus espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra  poder para perdoar pecados a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos (Marcos, 2.1-12).

O evangelho de Marcos registra que, Jesus já havia se tornado tão popular que sua fama atraia as multidões. Diz o evangelista Marcos: De sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele (Mc.1.45). Residindo Jesus na cidade de Cafarnaum, ao fim de um dia atarefado, estando ele cansado, foi para sua casa para repousar. Mas, souberam que Ele estava em sua casa, e entraram porta a dentro, de tal forma que já não havia lugar junto à porta, a casa ficou lotada. O povo se comprimia, para ver e ouvir Jesus fala a palavra de Deus. Em quanto isso, lá fora, quatro homens de fé pegaram um paralítico deitado em uma cama e tentaram entrar na casa, mas não conseguiram. Eles tinham um propósito de levar o paralítico até a presença de Jesus, e não desistiram. Não havendo possibilidade de entrar pela porta, eles tiveram uma ideia inusitada, levar o paralítico pelo telhado, descendo-o com cordas, exatamente no local onde estava Jesus.

QUATRO HOMENS DE FÉ.

Eles tinham um só propósito: Levar o paralítico até a presença de Jesus.
Estes quatro homens se compadeceram da situação do paralítico e tomaram uma atitude de amigo.
Tudo que nós precisamos nesta vida é ter amigos que possa nos ajudar nas dificuldades e nos conduzir à vitória.
Aquele paralítico não precisou de muitos amigos, apenas quatro foram suficiente.
As vezes pensamos que temos muitos amigos, mas na hora que mais precisamos, nenhum aparece, quando muito, apenas um.
Se tivermos quatro amigos verdadeiro tal como o paralítico teve, será suficiente para nos socorrer nas horas difíceis. 

TRÊS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS ANTES DE ACONTECER O MILAGRE DA CURA.

1. OBSTÁCULO DA MULTIDÃO QUE IMPEDIA OS HOMENS PASSAR COM O PARALÍTICO.

A multidão era grande, Todos queriam ver Jesus e ouvir a sua palavra. A casa estava lotada de pessoas, de maneira que, as pessoas se comprimiam em busca de espaço. Enquanto isso, quatro homens de fé, pegaram um paralítico em uma cama e tentaram romper aquela multidão; porém ninguém abria espaço para eles.
É sempre assim, muitas vezes as pessoas não querem ajudar para facilitar a nossa vitória. Mas, quando nós perseveramos, Deus honra a nossa fé e nos abençoa.
Eles não desistiram, considerando que aquela oportunidade era ímpar para cura do paralítico.
Aprendemos com estes quatro homens de fé, que mesmo havendo barreiras, obstáculos e oposições, não devemos desistir, mas persistir para ser vitorioso. 

2. OBSTÁCULO DA DIFICULDADE DE ABRIR O TELHADO E DESCER O PARALÍTICO.

Imagine, quatro homens levando um paralítico deitado em uma cama, tentando romper a multidão para entra na casa onde estava Jesus, e sem conseguir. De repente, eles tiveram uma ideia, levar o paralítico por cima da casa e com muita dificuldade conseguir abrir uma parte do telhado e descê-lo através de cordas.
É preciso ter fé, força de vontade e perseverança para romper as dificuldades e obstáculos que vem para tentar nos impedir de chegarmos na presença de Deus.
As oposições sempre aparecem, e o diabo sempre quer nos fazer desistir dos nossos sonhos, mas a voz do Espírito fala mais alto e nos diz: Não desista, persevere, vá a luta, tudo vai dar certo e você será vitorioso.

3. OBSTÁCULO DAS CRITICAS DOS DOUTORES DA LEI (escribas e fariseus).

Estando agora o paralítico diante de Jesus, prestes a receber a sua vitória, entram em cena os escribas e fariseus, considerados os doutores da Lei, os teólogos da época, para se oporem. Eles pensam, e em seus corações criticam a atitude de Jesus. Porém, Jesus conhecendo os seus pensamentos lhes diz: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra  poder para perdoar pecados a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos (Marcos, 2.1-12).

Não é de admirar, os críticos, os contras, os opositores, sempre irão existir para tentar nos parar e nos fazer desistir. Mas todos cairão por terra diante do poder de Deus.
Não adianta se levantar contra aquele que Deus decidiu abençoar, vai ser de balde.
Sai da frente fariseu, deixa Jesus operar o milagre!

DOIS MILAGRES OPERADOS POR JESUS NA VIDA DO PARALÍTICO:

1. O MILAGRE ESPIRITUAL (a cura da alma).

E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados (Mc.2.5).
A principal proposta de Jesus para a humanidade é a cura da alma (perdão dos pecados).
Porque o que adiante ser curado no corpo e não ser perdoado para salvação da alma.

2. O MILAGRE FÍSICO (a cura do corpo).

Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra  poder para perdoar pecados a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos (Marcos, 2.10-12).
Jesus faz a obra completa e perfeita, Ele cura o corpo e a alma, e garante salvação e vida eterna para todo aquele que crer.

CONCLUSÃO:
O dono da casa está na casa, e quando Ele está na casa, milagres acontecem. Amém!