terça-feira, 4 de novembro de 2014

O TRIBUNAL DE CRISTO.

O TRIBUNAL DE CRISTO E AS BODAS DO CORDEIRO.

O tribunal de Cristo é o primeiro dos eventos das bodas do Cordeiro.  Pode parecer estranho que incluamos o Tribunal de Cristo nas bodas do Cordeiro, mas não devemos nos esquecer que, as bodas do Cordeiro são a celebração da vitória da Igreja e têm a duração de sete anos, como as bodas judaicas duravam sete dias. Deste modo, todo o período de sete anos deve ser considerado como o das bodas do Cordeiro.
Além do mais, o que, normalmente, é chamado de bodas do Cordeiro, as Escrituras denominam de ceia das bodas do Cordeiro (Ap 19.9), numa clara demonstração de que as bodas envolvem mais de um ato, entre os quais um deles é a ceia.
Reunida a Igreja, será iniciado o Tribunal de Cristo, pois todos os homens devem ser submetidos a julgamento, pois assim está ordenado (Hb 9.27). Porém o julgamento dos fiéis será especial, para recebimento de galardão.

QUANDO E ONDE SERÁ REALIZADO O TRIBUNAL DE CRISTO.

O Tribunal de Cristo acontecerá depois do arrebatamento da Igreja. Será realizado nos céus. A Bíblia ensina que este julgamento será exclusivamente para os salvos arrebatados na vinda de Jesus. A questão da salvação já foi resolvida. Não será um julgamento para condenação ou salvação, será um julgamento para receber galardão conforme o que prometeu o Senhor Jesus: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22.12).
O Tribunal de Cristo é o tempo em que a Igreja permanecerá no céu com o Cordeiro, para receber a recompensa pelo seu trabalho. Depois voltará com Ele a fim de inaugurar o Reino Milenar.

O SIGNIFICADO DO TERMO TRIBUNAL.

O Tribunal de Cristo é a palavra grega “bema” que se refere a uma plataforma elevada de arbitragem e recompensa. É um local onde a vida e as obras do crente são examinadas. O apóstolo Paulo nos ensina dizendo: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal (2Co.5.10). Quando os crentes estiverem diante do Tribunal de Cristo em Sua vinda, eles serão julgados de acordo com suas obras; de acordo com o seu caráter e a sua frutificação. O Tribunal de Cristo determina a recompensa ou a perda da mesma, e não a salvação, pois quem estiver diante do tribunal no mínimo receberá a salvação.

A BASE DO JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE CRISTO.

A base deste julgamento será a FIDELIDADE. Neste julgamento todos os cristãos serão julgados, não haverá exceção. “Pois todos havemos de comparecer ante o Tribunal de Cristo. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14.10-12).

Neste julgamento, o crente terá que prestar contas da sua fidelidade ou infidelidade a Deus.
“Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado; pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor” (1ª Co 4.2-5).

O cristão será julgado pela sua conduta.
“Se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados” (1ª Co 11.31).

Será julgado pelo tratamento com o próximo.
“Mas tu, por que julgas o teu irmão? Ou tu, também, porque desprezas o teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o Tribunal de Cristo” (Rm 14.10).

O cristão terá que prestar conta das suas práticas e ações, a oportunidade e o conhecimento que recebeu, os dons, talentos, enfim tudo o que de Deus recebeu (Mt.25.14-29).

As más ações do cristão, quando ele arrepende-se, são perdoadas no que diz respeito ao castigo eterno (Rm 8.1), mas são levados em conta quanto a sua recompensa (2ª Co 5.10).

As boas ações e o amor do cristão são lembrados por Deus e por Ele recompensados.
“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho da caridade que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis” (Hb 6.10).

Cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer.
“Servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre” (Ef 6.7-8).

O JULGAMENTO DAS OBRAS.

Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo! Se alguma pessoa edifica sobre esse alicerce utilizando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será manifesta, porquanto o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se a obra que alguém construiu permanecer, este receberá sua recompensa. Se a obra de alguém se queimar, este sofrerá prejuízo; ainda assim, será salvo como alguém que escapa por entre as chamas do fogo (1Co.3.11-15).

Nada ficará em oculto. Quando o cristão realiza um trabalho para honra e glória do Senhor Jesus, que é o fundamento de toda a nossa obra, ele assim está construindo um edifício de ouro, prata, pedras preciosas; mas quando o trabalho na obra é edificado sobre o seu nome e tudo circula em torno de si (Eu) e não para o Senhor Jesus, ele está construindo um edifício de madeira, feno e de palha, onde o Dia revelará e o fogo queimará.

OURO. Obras feitas em Deus.

PRATA. Obras feitas em Cristo.

PEDRAS PRECIOSAS. Obras feitas no Espírito Santo.

MADEIRA. Obras feitas por egoísmo e interesse próprio.

FENO. Obras feitas por aparência e satisfação humana.

PALHA. Obras feitas para se auto promover e ser aplaudido. 

Embora salvo poderá ter uma grande perda:
Sentimento de vergonha diante de Cristo.
Perda do trabalho que fez para Deus na sua vida.
Perda da Glória e da honra diante de Deus.
Perda de oportunidade de ser coroado e recompensado por Jesus.
Perda de ter uma boa Posição no céu (Mt 5.19).

QUAIS OS GALARDÕES QUE O SENHOR DARÁ AOS SALVOS?

O próprio Jesus distribuirá os galardões.
Jesus tem galardão ou recompensa para entregar aos fiéis. Ele não mandará um representante, pois Ele mesmo disse: “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” (Ap 22.12).

Tipos de Galardões.

Haverá diferentes tipos de galardões simbolizados por coroas, porque no mundo bíblico no Novo Testamento os galardões que os vencedores recebiam nas olimpíadas gregas (o termo vem de olimpo, o monte sagrado dos deuses). Uma coroa de ouro era conferida aos vencedores. Paulo faz menção disso em (1ª Co 9.24-25).
 
COROA DA VIDA.

“Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam (Tg.1.12). “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).

COROA DE GLÓRIA.

Esta é para os ganhadores de almas. “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória” (1ª Pe 5.2-4). Outras referências: (Fl 4.1;1ª Ts 2.19).

COROA DA JUSTIÇA.

“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia: e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2ª Tm 4.8).

COROA INCORRUPTÍVEL.

E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível (1Co.9.25).

O crente nesta vida precisa batalhar pela fé e trabalhar sem cessar pela causa do Mestre, porque a nossa recompensa não será nesta terra, mas no céus. “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus” (Mt 5.12) “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11).

AS PROMESSAS DE JESUS SE CUMPRIRÃO PARA OS VENCEDORES.

1. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. Ap.2.7.
Depois de tudo consumado por Deus em seu plano de salvação e o número dos salvos completarem-se, então o Senhor levará a todos a comer da árvore da vida, para que vivamos para sempre, pois a partir deste momento morte para os salvos não existirá.

2. O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Ap.2.11.
A segunda morte está relacionada à condenação eterna, para nós não existirá a segunda morte, pois estaremos com o Senhor para sempre. Quem subiu no arrebatamento escapou da segunda morte.

3. Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Ap.2.17.

4. E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, dar-lhe-ei a estrela da manhã. Ap.2.26-28.
Isto ocorrerá logo após a entrega dos galardões. O galardão que o Senhor dará como recompensa pelo trabalho a Deus será utilizado no reinado de Cristo aqui na terra, pois quem precisa de coroa a não ser para participar de um reinado, e isto fica bem claro se compararmos as promessas de Cristo como recompensa.
Isso ocorrerá quando o Senhor implantar o Milênio sobre a terra e reger as nações com varas de ferro, nós estaremos também exercendo poder sobre as nações concedidas pelo Senhor.
 
5. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos. Ap.3.5.
Isso ocorrerá logo após o arrebatamento, essa será a roupa que usaremos no céu com Jesus. O branco representa as justiça e a santidade dos salvos.

6. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Ap.3.12.
Isso prova-nos que nunca sairemos do céu para habitar outra vez na terra no meio de sofrimento e dor. Essa promessa só irá cumprir-se definitivamente depois do arrebatamento, quando todos os que vencerem estiverem juntos para sempre.

7. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Ap.3.21.
Quando todos os salvos estiverem juntos no céu, então, iremos assentar-nos com Jesus no seu trono de Glória.

8. Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Ap.21.7.

Enfim, seremos recompensados e servidos por Jesus na grande festa das bodas, onde estaremos sentados na grande mesa e o próprio Jesus, o dono da festa, nos servirá. Aleluia!

sábado, 1 de novembro de 2014

A VOLTA DE JESUS.


Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também (João.14.1-3).
Tendo dito estas palavras, foi Jesus elevado às alturas enquanto eles o contemplavam, até que uma nuvem o encobriu da vista deles. E aconteceu que estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Ele subia, surgiram junto deles dois homens vestidos de branco, que lhes comunicaram: “Homens galileus, por que estais contemplando as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, retornará do mesmo modo como o viste subir”(At.1.9-11).

A vinda de Jesus se dará em duas fazes: Na primeira Ele virá para arrebatar a igreja, e será em secreto. Na segunda Ele virá para livrar Israel, será pessoal e visível. Na primeira fase Ele ficará nos ares; na segunda Ele descerá em glória sobre o monte das Oliveiras. Na primeira fase Ele virá para igreja; na segunda Ele virá com a igreja. Na primeira fase haverá surpresa; na segunda profunda lamentação. Na primeira fase os ímpios serão deixados; na segunda os ímpios serão destruídos. Na primeira fase Ele será invisível; na segunda todo o olho o verá. Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmo que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim! Amém! (Ap.1.7). 

O ARREBATAMENTO DA IGREJA.

O arrebatamento da igreja é o maior evento escatológico que está para acontecer, a igreja está vivendo na expectativa da iminente volta do Senhor Jesus Cristo.
O apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos da igreja em Tessalonica, disse: Não desejamos, no entanto, irmãos, que sejais ignorantes em relação aos que já dormem no Senhor, para que não vos entristeçais como os outros que não possuem a esperança. Porquanto, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, da mesma maneira devemos crer que Deus, por intermédio de Jesus, trará juntamente com Ele os que nele faleceram. Afirmamos a todos vós, pela Palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos quando se der o retorno do Senhor, certamente não precederemos os que dormem nele. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre! Consolai-vos, portanto, uns aos outros com estas palavras (1Ts.4.13-18).

A ORIGEM DA PALAVRA ARREBATAMENTO.

A palavra arrebatar segundo o dicionário de português significa, tirar de um lugar com violência; arrancar; tomar rapidamente e com força. A palavra “Arrebatamento” no Latim é RAPTUS, que é a raiz da palavra portuguesa Arrebatamento, e do grego HARPAZO. A idéia básica é “Remover ou Arrebatar repentinamente”. A expressão arrebatar demonstra ação com “violência” em toda a Bíblia Sagrada.

O Que é o Arrebatamento?

É a vinda de Jesus para levar a sua igreja. É a retirada sobrenatural, brusca, repentina e inesperada da igreja deste mundo, para se unir para sempre ao Senhor Jesus Cristo. Isto consiste na nossa transformação, o apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios diz: Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade (1Co.15.53).

Como se dará o Arrebatamento?

Será num “piscar de olhos”. Isto é, instantaneamente, sem ser anunciado, não haverá campanha promocional, cobertura jornalística ou anúncio especial que precederão o arrebatamento. Será secreto, invisível e particular. Só a igreja redimida e preparada ouvirá o soar da trombeta de Deus. O apóstolo Paulo nos ensina dizendo: Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (1Co.15.51,52).

Quem serão os participantes do Arrebatamento?

Haverá dois grupos de participantes: Os primeiro participantes do Arrebatamento serão todos os crentes fiéis que estiverem vivos na sua vinda, independente de rótulos de denominação. Jesus vem buscar uma igreja santa, redimida e separada do pecado. O segundo grupo, serão todos os que morreram em Cristo. O apóstolo Paulo nos ensina dizendo: Afirmamos a todos vós, pela Palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos quando se der o retorno do Senhor, certamente não precederemos os que dormem nele. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre! (1Ts.4.15-17). Aleluia!

SETE MOTIVOS QUE PODEM DEIXAR AS PESSOAS FORA DO CÉU:

O texto bíblico diz: Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata! (ICo.16.22). Ou seja, será amaldiçoado na volta de Jesus. Para alguém usar esta expressão "maranata" com convicção, é preciso confessar a Jesus Cristo, como único e suficiente Salvador e Senhor da sua vida e viver em comunhão com Ele.

1. NÃO CRER EM JESUS.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus (Jo.3.16-18).

2. NÃO CONFESSÁ-LO COMO SENHOR E SALVADOR.

Disse Jesus: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus (Mt.10.32,33).

3. NÃO TER COMUNHÃO COM JESUS.

Jesus disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (Jo.3.3).
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhe a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém pode arrebatá-las das minhas mãos (Jo.10.27,28).

4. NÃO DAR CRÉDITO A PALAVRA DE DEUS.

Jesus disse: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também (Jo.14.1-3).

5. NÃO ACREDITAR NA VOLTA DE JESUS.

Sabendo primeiro isto: Que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais morreram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (2Pe.3.3,4,8,9).

6. VIVER NA PRÁTICA DO PECADO.

Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e pratica a mentira (Ap.22.15). Não erreis: Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus (1Co.6.10).

7. VIVER COMO CRENTE DESPREPARADO (SÓ DE APARÊNCIA).

"O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. "À meia-noite, ouviu-se um grito: 'O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!' "Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. As insensatas disseram às prudentes: 'Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando'. "Elas responderam: 'Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês'. "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. "Mais tarde vieram também as outras e disseram: 'Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!' "Mas ele respondeu: 'A verdade é que não as conheço!' "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora em que o filho do homem há de vir! (Mt.25.1-13).
Maranata! Vem Senhor Jesus. Amém!

domingo, 26 de outubro de 2014

VENCENDO EM SILÊNCIO.

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis (Ex.14.13,14).

Deus muitas vezes trabalha e agi no silêncio e em silêncio, muitas vezes a resposta de Deus é um silêncio. Há o momento de falar, de clamar e de gritar; mas há também o tempo de calar e de estar em silêncio para Deus começar a agir. Quando nós falamos para tentar resolver uma situação, Deus se cala e não agi; porém quando nos calamos, Deus fala e agi por nós. Muitas vezes a voz humana atrapalha o trabalhar de Deus, por isso Moisés ordenou aos filhos de Israel para ficarem calados. Em outra ocasião Josué recebeu a orientação de Deus, e ordenou que o povo rodeasse a cidade de Jericó em silêncio e só gritasse quando fosse ordenado. Por o povo obedecer ficando em silêncio, Deus agiu e deu vitória, abrindo o mar e derrubando as muralhas da cidade de Jericó. Deus muitas vezes agi em silêncio e nós não entendemos. Muitas vezes Deus vem ao nosso encontro sem que percebamos, Ele nos livra, Ele nos guia e nos protege sem que percebamos. Quando você pensa que Ele está distante de você, ou até se esqueceu, na verdade Ele está agindo no oculto, em secreto, no silêncio em teu favor.

O SILÊNCIO, UMA ARMA PODEROSA.

A NAÇÃO DE ISRAEL ESTAVA NO DESERTO DIANTE DO MAR VERMELHO.

E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? por que nos fizeste isto, que nos tem tirado do Egito? Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis (Ex.14.11,13,14).

O POVO DE DEUS RODEAVA A CIDADE DE JERICÓ POR SETE DIAS.

Contudo, Josué havia instruído do seguinte modo: “Não bradeis, nem façais ouvir a vossa voz, e não saia de vossa boca palavra alguma, até o dia em que eu vos der a ordem: ‘Gritai!’ Então bradareis.”
O povo gritou com toda a força e tocaram os shofares. Quando o povo ouviu o soar das trombetas, soltou um forte grito de guerra e a muralha caiu por terra. Imediatamente cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade completamente (Js.6.10,20).

O REI JOSAFÁ ESTAVA CERCADO POR TRÊS NAÇÕES EM UMA GUERRA.

E falou o profeta: “Prestai atenção, todo o Judá, e vós, habitantes de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim diz o SENHOR: ‘Não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão que se dirige contra vós, porquanto essa luta não é vossa, mas de Deus. Não tereis que lutar nesta batalha; tomai posição, ficai parados e observai o livramento que o SENHOR vos concederá, ó Judá e Jerusalém! Não temais, pois, nem vos assusteis. Saí amanhã para encontrá-los, porque o SENHOR está convosco!”(IICr.20.15,17).

CONCLUSÃO:
A melhor arma que temos para nos defender de alguém que nos ofende nos julga e nos fere é o silêncio. Ele é tão poderoso que responde ao nosso ofensor com delicadeza. Embora seja difícil para nós, termos que usá-lo. 
O silêncio nos torna diferentes e nele se opera a justiça de Deus. Cecilia Sfalsin
O silêncio é a arma mais poderosa de todas; e também um dos argumentos mais difíceis de se vencer. Algumas vezes é preciso ficar em silêncio para ser ouvido.
Muitas vezes precisamos parar, ficar em silêncio para ouvirmos a voz de Deus. Deus trabalha e agi de várias maneiras, e uma das formas Dele agir é através do silêncio. Não devemos nos impressionar com muito barulho, barulho nem sempre é sinônimo de poder, e nem sinal de vitória, Deus trabalha no silêncio para aquele que nele espera (Is.64.4). Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR (Lm.3.26).

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

LÁZARO EM QUATRO DIMENSÕES.

Um certo homem chamado Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta, estava doente. Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava doente, era a mesma que ungiu com óleo perfumado o Senhor e lhe enxugou os pés com os próprios cabelos. Assim sendo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor! Eis que aquele a quem amas está enfermo.” Ao saber do ocorrido, disse Jesus: “Essa enfermidade não terminará em morte; mas sim, para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.” E Jesus amava Marta, a irmã dela, e a Lázaro. Contudo, quando soube que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias no lugar onde estava. Depois disso, falou a seus discípulos: “Vamos voltar para a Judeia.” Ao chegar, encontrou Lázaro já sepultado havia quatro dias. Ora, Betânia ficava próxima de Jerusalém, cerca de quinze estádios. E muitos, dentre os judeus, tinham vindo juntar-se ao grupo de mulheres que procuravam confortar Marta e Maria, pela morte do irmão. Assim que Marta ouviu que Jesus estava a caminho, saiu ao seu encontro; Maria, no entanto, ficou sentada em casa. Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, seja o que for que pedires a Deus, Ele te dará.” Jesus então assegurou-lhe: “O teu irmão ressuscitará!” E Marta lhe disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia.” Esclareceu-lhe Jesus: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Tu crês nisso?” Ela lhe afirmou: “Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.”Jesus ainda não havia entrado no povoado, mas estava onde Marta o encontrara. Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo que ela se levantou apressadamente e saiu, seguiram-na, julgando que ela fosse ao sepulcro para ali chorar. Então, quando Maria chegou ao lugar onde Jesus estava, vendo-o, prostrou-se aos seus pés e desabafou: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” Sendo assim, ao ver Maria chorando, bem como os judeus que vieram com ela, Jesus indignou-se no espírito e compadeceu-se. Perguntou-lhes Jesus: “Onde o colocastes?” E eles indicaram-lhe: “Senhor, vem e vê!” Jesus chorou. Então os judeus comentaram: “Vede como Ele o amava!” Mas alguns deles questionaram: “Não poderia este homem, que abriu os olhos do cego, ter evitado que seu amigo morresse?” Então, novamente Jesus se indigna em seu espírito, e comovido dirige-se ao sepulcro. Era uma gruta na rocha com uma pedra fechando a entrada. Determinou Jesus: “Tirai a pedra!” Preveniu-lhe Marta, irmã do falecido: “Senhor, ele já cheira mal, pois já se passaram quatro dias.” Encorajou-a Jesus: “Eu não te falei que, se creres, verás a glória de Deus?” Então, tiraram a pedra da entrada do lugar onde o homem morto estava deitado. E Jesus, levantando seus olhos aos céus, agradeceu: “Pai, dou-te graças porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa da multidão que está ao meu redor, para que creiam que Tu me enviaste.” E, tendo dito essas palavras, clamou em alta voz: “Lázaro, vem para fora!” Então, o homem que havia morrido, saiu da gruta, tendo os pés e as mãos atados com faixas de linho e o rosto envolto com um pano. E Jesus orientou-os: “Retirai as faixas dele e deixai-o seguir.” Assim, muitos dentre os judeus, que tinham vindo consolar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele. Jo.11.1-7,17-27,30-45.

1. LÁZARO DOENTE.

Lázaro pode representar a igreja, especificamente os crentes em seu estado espiritual diante de Deus. Lázaro doente representa os crentes doentes espiritualmente, muitos estão na igreja participando ativamente na obra de Deus, mas estão fracos e doentes. A doença espiritual muitas vezes é resultado de pecados encobertos e não confessado; Paulo orientado a igreja em Corinto sobre a ceia do Senhor, diz: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim como do pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente como e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem (1Co.11.28-30). Muitos perderam o vigor espiritual e estão vivendo mecanicamente e de aparência. Outros já entraram em uma U.T.I. espiritual e estão prestes a morrer. É preciso buscar o remédio espiritual do perdão através da oração e da palavra de Deus, e do poder restaurador e renovador do Espírito Santo para poder gozar de perfeita saúde espiritual.

2. LÁZARO MORTO.

Lázaro morto representa os crentes que estão dentro da igreja participam ativamente dos trabalhos, ofertam dizimam e até lideram, mas estão mortos espiritualmente. Tem fama de que vive, porém estão vivendo como múmias espirituais no meio da igreja. Uma pessoa morre espiritualmente quando ela vive em pecados dentro da casa de Deus, e procura justificar o seu erro, tendo como uma fraqueza que Deus entende e não vai lhe condenar por causa dos seus erros. É exatamente isso o que o Diabo quer que todos os crentes pensem e vivam pecando dentro da igreja. Muitos já morreram e apostataram a fé, estão desviado da Verdade dentro da casa de Deus. Porém Deus ainda dá vida a todos que se encontram no vale de ossos secos, o poder da palavra vai ressuscitar os mortos, como ressuscitou no vale quando Deus ordenou ao profeta Ezequiel que profetizasse (Ez.37).

3. LÁZARO VIVO, PORÉM ENFAIXADO. 

Lázaro vivo representa muitos crentes que estão vivos, porém embaraçados e sem visão espiritual. Lázaro só pôde andar perfeitamente quando foi retiradas as faixas dele. Muitos estão atados com a faixa do desanimo e do comodismo, outros se encontram atados espiritualmente e sem forças para fazer a obra, perderam o prazer e a visão espiritual pelas coisas de Deus e estão vivendo uma vida medíocre, sem crescimento e sem desenvolvimento espiritual. Mas o Espírito Santo vai tirar todas as faixas que estão impedindo que a obra de Deus seja feita, e a graça de Deus vai fluir livremente. Amém!  

4. LÁZARO LIVRE E RESSUSCITADO.

Lázaro livre e ressuscitado representa os crentes que estão completamente livres do pecado e estão vivendo em novidade de vida. O velho homem foi desfeito para dá lugar ao novo. O tempo da escravidão acabou, as correntes do pecado foram quebradas e uma nova vida ressurgiu para glória de Deus. Um crente ressuscitado com Cristo e em Cristo, ele busca as coisas que são de cima e vai sempre crescendo na graça e no conhecimento. Lázaro estava morto há quatro dias. Mas, quando Deus quer operar um milagre não importa o tempo nem as circunstâncias, Ele quebra todas as leis da natureza e confundi todos os sábios e entendidos e todos ficam sabendo que Ele é o El-shaday ( Deus todo-poderoso). Deus vai ressuscitar os teus sonhos! Amém!

sábado, 18 de outubro de 2014

PREPARA-TE PARA ENCONTRARES COM O TEU DEUS.

Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus (Amós, 4.12).

O profeta Amós não era um nobre, como fora Isaías, nem sacerdote, como Jeremias, tampouco profeta acadêmico como vários formados pela escola fundada por Samuel e seus discípulos estudiosos e pregadores das escrituras (I Samuel, 10.5-11). Ele era homem do campo, trabalhava como criador de gado e arava a terra para cultivo de sicômoros (uma espécie de figos silvestres), Amós,7.14,15. Todavia Deus lhe chamou e lhe comissionou como profeta para a nação de Israel. A nação de Israel, mais uma vez, estava em uma grande decadência espiritual, parte do povo gozava uma falsa prosperidade, havia muita opressão e injustiça social. Eles haviam se esquecido dos grandes feitos e benefícios do SENHOR, e estavam envolvidos com o paganismo, em uma idolatria desenfreada, havia também imoralidade e corrupção por parte dos governantes. Por causa da arrogância eles se achavam auto suficiente, pensavam que iam ficar impunes, mas Deus usou o profeta com uma mensagem urgente ao arrependimento. A nação precisava se preparar para se encontrar com Deus, pois o juízo de Deus era iminente. Isto se constitui numa figura para os nossos tempos também, precisamos nos preparar e ajustarmos contas com Deus. Nos prepararmos para nos encontrarmos com Deus, nos diz respeito a procurarmos viver uma vida de santidade e comunhão com Ele.

PARA TUDO EXISTE UM PREPARO.

Na verdade, para tudo na vida precisamos de um preparo. 
Na vida nós nos preparamos para quase tudo. 
Nos preparamos para o matrimônio. 
Nos preparamos para o nascimento dos nossos filhos. 
Nos preparamos para viajar. 
Nos preparamos para exercermos uma profissão. 
Nos preparamos para passar em um concurso público.
Nos preparamos para passar no vestibular ou ENEM.
Nos preparamos para adquirir um imóvel.
Nos preparamos para comprar um veículo.
Nos preparamos para...
Finalmente:
O atleta se prepara para competir e subir ao pódio.
O professor se prepara para ensinar.
O médico se prepara para exercer sua profissão com excelência.
O militar se prepara para servir a nação.
O padre se prepara para exercer seu sacerdócio.
O pastor se prepara para pastorear.
O estadista se prepara para governar.
A mulher gravida se prepara para dar a luz.
Há pessoas que se preparam até para a morte. 
Na verdade o homem se prepara para tudo na vida, porém, poucos estão se preparando ou preparados para se encontrarem com Deus. A morte selará o nosso destino. Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade. 
É tempo de preparação, a vinda do Senhor Jesus está próxima. 
Prepara-te, para te encontrares com o teu Deus (Am.4.12).
Maranata!

QUANDO JESUS VOLTAR VAI ENCONTRAR MUITOS CRENTES DESPREPARADOS.

Portanto, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram sábias, mas outras cinco eram inconseqüentes. As que eram inconseqüentes, ao pegarem suas candeias, não levaram óleo de reserva consigo. Entretanto, as prudentes, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘Eis que vem o noivo! Saí ao seu encontro!’ Então, todas as virgens acordaram e foram preparar suas candeias. As insensatas recorreram às sábias: ‘Dai-nos um pouco do vosso azeite, porque as nossas candeias estão se apagando’. Porém as sábias responderam: ‘Não podemos, pois assim faltará tanto para nós quanto para vós outras! Ide, portanto, aos que o vendem e comprai-o’. Mas, saindo elas para comprar, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete de núpcias. E a porta foi fechada. Mais tarde, todavia, chegaram as virgens imprudentes e clamaram: ‘Senhor! Senhor! Abre a porta para nós!’ Contudo ele lhes respondeu: ‘Com certeza vos afirmo que não vos conheço’. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, tampouco a hora em que o Filho do homem chegará (Mateus, 25.1-13).
Nesta parábola as dez virgens, dama-de-honra, tinham tudo em comum, a única diferença é que cinco tinham reservas de azeite e cinco não tinham; ou seja cinco estavam preparadas para encontrar-se com o noivo, e cinco não estavam. Jesus nos adverte de que perto da sua volta o mundo estará descrente, haverá muitos religiosos, porém sem a convicção de salvação. O poder do sistema mundial forçará muitos religiosos a se afastarem de Deus e da sua palavra. Um pseudo evangelho que não é o de Cristo conduzirão muitos à perdição. Muitos cristão fiéis correrão o risco de serem enganados por um estilo de vida massificado pelo sistema (globalização do pensamento humanista, cético e hedonista) e serão apanhados de surpresa pela iminente volta do Senhor Jesus Cristo. A igreja de Jesus, mais do que nunca, precisa estar preparada. A igreja não estar se preparando para a volta de Jesus, ele deve estar preparada, pois a qualquer momento o noivo voltará para levar a sua noiva (a igreja). 
Maranata! Amém!
 

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

CELEBRANDO O AMOR.

Eis o cântico dos cânticos, a mais bela canção de amor composta por Salomão (Ct.1.1).

O cântico de Salomão ou Cântico dos cânticos, é o mais excelente dos poemas para musicas e melodias românticas. Os renomados estudiosos e exegetas compreendem este livro como um registro histórico do romance do rei Salomão e uma mulher sulamita. Os poemas deste livro revelam as alegrias do amor no noivado e no casamento; contrapondo-se aos extremos do erotismo e da lascívia. Neste livro, o lugar apropriado do amor físico, exclusivamente dentro do casamento, é claramente estabelecido e honrado. Dentro desse referencial histórico, conseguimos enxergar algumas ilustrações do amor de Jesus pela igreja. É claro que o rei Salomão não oferece o melhor exemplo pessoal de devoção conjugal, já que teve muitas esposas e concubinas; contudo, é possível que este livro reflita  o único dos romances que, de fato, ficou-lhe gravado na alma como intenso, puro, verdadeiro e inesquecível. A voz do amor no cântico, assim como a voz da sabedoria, é um comunicado a ideia de que o amor e o conhecimento atraem os homens de uma maneira poderosa mediante a sutileza e o mistério das seduções femininas. Essa voz feminina fala profundamente a respeito do amor, retratando sua beleza e seus prazeres, e reivindicando a sua exclusividade na conhecida expressão hebraica, "o meu amado é meu, e eu sou dele"(2.16).

A AMADA DECLARARA AO AMADO.

Beije-me o meu amado com os beijos da tua boca, pois seus afagos são melhores do que o vinho mais nobre. O aroma dos teus perfumes é suave, teu nome, é como óleo perfumado que se derrama generosamente. Por isso as jovens se apaixonam por ti. Arrasta-me, pois, contigo! Corramos! Leve-me, ô rei, aos teus aposentos e exultemos! (1.2-4).

A AMADA PERGUNTA AO AMADO.

Diz-me tu, amado de minha alma, onde apascentas teu rebanho e onde fazes repousar ao meio dia, se não me disseres serei como uma mulher que anda sem véu entre os rebanhos de teus companheiros (vers.7).

O AMADO RESPONDE À AMADA.

Se não o sabes tu, ó mais bela entre todas as mulheres, segue o caminho das ovelhas, e apascenta os teus cabritos junto às tendas dos pastores. Ó minha amada, eu te comparo à égua das carruagens de Faraó. Lindas são tuas faces entre teus brincos, e belo é o teu pescoço com os colares que te adornam (8-10).

A AMADA DECLARA AO AMADO.

Enquanto o rei está em seu divã meu nardo puro espalhou o seu perfume pelo aposento. O meu amado é para mim como uma delicada bolsa de mirra que passa a noite entre meus seios.  O meu amado é para mim como um ramalhete de flores de rena perfumadas, provinientes das excelentes vinhas de En-Gedi, fonte das Cabras (12-14).

O AMADO DECLARA À AMADA.

Ó minha amada, como és formosa! Ah, como és linda! Os teus olhos brilham como os das pombas! (vers.15).

A AMADA DECLARA AO AMADO.

Como é belo meu querido! Como és amável! Ah, como és encantador. A relva verde será o nosso leito de amor. As vigas da nossa casa são de cedro puro, e os caibros, dos melhores pinheiros. Sou apenas uma flor dos campos de Sarom, uma tulipa dos vales! (16,17. 2.1).

O AMADO DIZ SOBRE A AMADA.

Como formoso lírio entre os espinhos, assim é minha amada entre as jovens (2.2).

A AMADA RESPONDE.

Como uma macieira robusta entre todas as árvores do bosque, assim é meu amada entre os demais filhos da terra. Tenho prazer em sentar-me à sua sombra e o seu fruto é doce ao paladar como o damasco. Levou-me à sala do banquete, e o seu olhar sobre mim é como a bandeira do amor diante do povo. Alimentai-me com tuas passas, confortai-me com teus damascos e curai-me com tuas maçãs. Oh! Que estou enferma de amor! Que teu braço esquerdo ampare a minha cabeça e o teu braço direito me envolva (2.3-6).

A AMADA DIZ SOBRE O AMADO.

Ouvi! É a voz do meu amado que chama! Vede! Ai vem ele! Galopando pelos montes, saltando pelas colinas. Eis que o meu amado é como um vigoroso gamo, é como um filhote de gazela. Reparai! Lá está ele em pé, postando-se atrás do muro, vigiando pelas janelas, espreitando pelas grades (8,9).

O AMADO DECLARA À AMADA.

Assim me declara o meu amado: Levanta-te minha amada, minha bela, e vem. Olha e vê que o inverno já se foi; a chuva cessou, é primavera! Surgem as muitas flores pelos campos; chegou o tempo de podar e cantar; e já se ouve o doce arrulhar das pombinhas em nossa terra. A figueira começa a dar seus primeiros figos; as vinhas estão floridas e o perfume das uvas toma conta dos vales. Pomba minha, que se aninha nos vãos dos rochedos, nos esconderijos, nas encostas dos montes; deixa-me contemplar teu rosto lindo, deixa-me ouvir a tua voz meiga, pois tua face é tão formosa e tão doce a tua voz (10-14).

A AMADA DECLARA AO AMADO.

O meu amado é meu, e eu sou dele; ele zela por seu rebanho entre os lírios. Antes que a brisa do alvorecer comece a soprar e o dia surja afugentando as sombras, volta, amado meu! Sê como um cervo; um filhote de corça vigoroso sobre as colinas de Beter (16,17).

A AMADA PROCURA PELO AMADO.

Em meu leito durante a noite, busquei o amado da minha alma. Procurei-o e não encontrei! Vou levantar-me, vou rondar pela cidade, pelas ruas, pelas praças, procurando aquele a quem ama o meu coração. Eu o procurei cuidadosamente, todavia não o achei. Encontraram-me os guardas quando faziam a ronda pela cidade; eu lhes perguntei: Porventura vistes aquele a quem eu amo? Assim que passei por eles, entretanto, encontrei o amado da minha vida. Aguarrei-o e não vou mais soltá-lo, até conduzi-lo à casa da minha mãe, ao quarto daquela que me deu à luz (3.1-4).

O AMADO DECLARA À AMADA.

Como és bela, minha amada, como és linda! Os teus olhos, por trás do teu véu, são viçosos como os olhos das jovens pombas de Israel. O teu cabelo é como um rebanho de cabras que vem descendo pelas colinas de Gileade.
Teus dentes...um rebanho de ovelhas brancas tosquiadas subindo após o banho, cada qual com suas crias gêmeas e nenhuma delas está sem filhotes.
Os teus lábios são como um fio vermelho e delicado e a tua boca é linda. As tuas faces são como metades de uma romã por trás do teu véu.
O teu pescoço é como a torre de Davi, erguida como arsenal. Nela estão pendurados mil escudos de guerra, todos eles escudos que pertenceram a guerreiros heróicos.
Teus seios são como dois filhotes de cervo, como crias gêmeas de uma gazela vigorosa e que repousam entre os lírios.
Enquanto não chega a aurora e as sombras da noite não fogem, irei à montanha da mirra e à colina do incenso.
És, portanto, toda bela, minha amada, e não tens um só defeito!
Vem do Líbano, noiva minha! Vem comigo do Líbano, meu amor! Desce do topo do Amana, do topo do Senir e do monte Hermom, das covas dos leões, da montanha dos leopardos.
Furtaste-me o coração, minha igual, minha noiva amada. Roubaste-me toda a alma com um simples olhar, com uma simples joia dos teus preciosos colares.
Quão deliciosas são as tuas carícias, minha irmã, minha noiva amada! Teus amores são mais agradáveis que o melhor e mais puro dos vinhos. A fragrância do teu perfume supera a mais cara especiaria!
Os teus lábios gotejam a doçura dos favos de mel, minha amada noiva; leite e mel estão debaixo da tua língua. O aroma das tuas vestes é como o perfume do Líbano.
És como um jardim fechado, minha noiva e minha irmã em Israel; és jardim fechado, uma fonte lacrada.
De ti brota um pomar de romãs graúdas, com frutos excelentes e saborosos; flores de hena perfumada e nardo puro; nardo e açafrão, cálamo e canela, com todo tipo de madeiras aromáticas, mirra e aloés, com todas as mais finas e caras especiarias.
Amada, és a fonte do mais lindo jardim, origem das águas vivas, que se tornam correntes e descem volumosas e refrescantes do Líbano!

Desperta, ó vento norte! Aproxima-te, vento sul! Soprai em meu jardim, a fim de espalhar por toda a parte os teus perfumes. Ah! Que meu amado entre em seu jardim e coma os seus frutos deliciosos! (4.1-16).

A AMADA DECLARA SOBRE O AMADO.

Eu estava quase adormecida, mas meu coração vigiava. Escutai! É a voz do meu amado. Eis que está batendo à porta!
Já despi a minha túnica, querido! Terei de vesti-la novamente? Já lavei os meus pés. Terei de colocá-los sobre o chão de novo?
Assim que meu amado passou a mão pela abertura da fechadura, meu coração palpitou mais forte e todo o meu corpo estremeceu por causa da sua presença.
Então me levantei para abrir a porta ao meu amado. As minhas mãos destilaram mirra, e os meus dedos gotejavam perfume sobre a maçaneta da tranca.
Eu abri a porta ao meu amado, mas ele já havia partido, já tinha ido embora. Quase desfaleci porque ele se fora. Procurei-o então, mas não consegui revê-lo; clamei-o, contudo ele não me respondeu (5.2-6).

A AMADA EXALTA AS QUALIDADES DO AMADO.
 
O meu amado é alvo e está com a pele rosada do sol; ele é o mais forte e bonito entre dez mil homens.
A sua cabeça é como o ouro mais refinado, os seus cabelos ondulam ao vento como os ramos de palmeira; pretos como a plumagem dos corvos.
Os seus olhos são como os olhos das jovens pombas junto aos regatos de água pura, lavados em leite, incrustados como finas joias em seu rosto.
Sua faces são como um jardim de especiarias que exalam perfume. Seus lábios são como lírios que destilam a mais pura mirra.
Seus braços são como cilindros de ouro maciço com berilo neles engastado. Seu tronco é como marfim polido adornado de safiras.
Suas pernas são verdadeiras colunas de alabastro, mármore, firmadas em bases de ouro puro. Sua aparência é como o próprio Líbano; ele é elegante como os cedros.
Sua boca é a própria doçura. Ele é todo uma delícia! Assim é o meu amado, meu irmão e amigo, ó filhas de Jerusalém! (10-16).

O AMADO ELOGIA A BELEZA DA AMADA.

És toda linda, minha querida, és tão bela como Tirza, maravilhosa como Jerusalém, admirável como um exército desfilando com suas bandeiras.
Afasta por um pouco os teus olhos dos meus, pois eles me provocam. Tuas tranças negras ao vento são com um jovem rebanho de cabras descendo em fila das boas pastagens de Gileade!
Teus dentes são como um rebanho de ovelhas brancas que sobem do lavadouro. Cada uma tem seu par e não há nenhuma sem crias.
Tuas faces, por trás do véu suave, são como as metades de uma romã.
Ainda que sejam sessenta rainhas, oitenta concubinas e um número incontável de donzelas, uma só é minha pomba amada e sem mácula. Ela é a filha favorita de sua mãe, a predileta daquela que a gerou. Quando outras jovens a veem, exclamam o quanto ela é feliz; rainhas e concubinas muito a elogiam (6.4-9).

O AMADO DECLARA À AMADA.
 
Ó amor, como são formosos os teus pés calçados com delicadas sandálias, ó filha do príncipe! As curvas das suas coxas são verdadeiras pérolas; obras das mãos do mais excelente artífice.
Teu umbigo é como uma delicada taça arredondada, onde jamais falta o vinho das melhores safras e misturas. Tua cintura é um feixe de trigo adornado de lírios.
Teus seios são como dois filhotes gêmeos de gazela.
Teu pescoço, uma torre de marfim; teus olhos, as piscinas de Heshbon, junto às portas de Bat-Rabim; teu nariz é como a torre do Líbano voltada para Damasco.
Tua cabeça eleva-se como o monte Carmel, Carmelo. Teus cabelos soltos têm brilhos de púrpura; o rei foi capturado por tuas tranças!
Como és linda! Quão formosa de se admirar és tu, que amor delicioso!
Tens o porte da palmeira, e os teus seios como cachos do fruto mais saboroso.
Então pensei: “Subirei essa palmeira e colherei os seus frutos. Sejam os teus seios como os mais generosos cachos da videira, o aroma da tua respiração como o perfume dos melhores damascos, e a tua boca como o vinho mais puro e delicioso... (7.1-9).

A AMADA DECLARA AO AMADO.

Eu sou do meu amado e ele deseja somente a mim!
Vem, pois, meu amado, retiremo-nos para o campo primaveril, passemos a noite nos povoados.
Logo ao alvorecer partiremos para as vinhas, a fim de confirmarmos se já florescem, se os botões estão se abrindo, se as romeiras vão florindo; ali eu te darei todo o meu amor.
As mandrágoras, os jasmins que aumentam o desejo de amar nas mulheres, já exalam o seu perfume, e à nossa porta há todo tipo de frutos excelentes, secos e frescos, que reservei somente para ti, ó meu amado, meu desejo! (10-13).

O AMADO E A SUA PALAVRA FINAL.

Grava-me como um selo em teu coração, como uma marca indelével em teu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte e a paixão é tão inflexível quanto o próprio Sheol, a sepultura. Tuas brasas são fogo ardente, são como as labaredas do Eterno!
Nem mesmo as muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem arrastá-lo correnteza abaixo. Quisesse alguém dar tudo o que possui para comprar o amor, qualquer valor seria absolutamente desprezado (8.6,7).

A AMADA E A SUA PALAVRA FINAL.

Eu sou muralha e meus seios as torres; aos olhos do meu amado, porém, sou a mensageira da paz!

Ó, vem depressa, meu amado; torna-te semelhante ao jovem cervo, ou ao filhote da gazela saltando vigorosamente sobre os montes perfumados! (8.10,14).

Conclusão: O amor deve ser celebrado em todos os tempos, o romantismo nunca envelhece, sempre haverá poetas que exaltem o amor entre um homem e uma mulher. Uma mulher amada é uma mulher feliz, um homem amado é um homem realizado.
 

domingo, 12 de outubro de 2014

OS TRÊS FUNDAMENTOS DO CRISTIANISMO.

Texto básico: Sendo assim, permanecem até o momento estes três: A fé, a esperança e o amor. Contudo, o maior deles é o amor! (I Coríntios, 13.13).

O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, da mesma maneira que o próprio judaismo ou o islamismo, é classificada como uma religião abraâmica. Após se originar no Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas; no século IV já havia se tornado a religião dominante no Império Romano. Durante a Idade Média, a maior parte da Europa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da era das descobertas, através de trabalho missionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para as Américas e pelo resto do mundo.
O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV. No início do século XXI o cristianismo conta com, entre 2,3 bilhões de fiéis, representando cerca de um quarto a um terço da população mundial, e é uma das maiores religiões do mundo. O cristianismo também é a religião de Estado de diversos países. (Informações extraídas da Wikipédia).

O cristianismo não é mais uma religião criada ou inventada por nenhum dos grandes líderes religioso. O cristianismo tem a sua origem em Cristo (o Messias, o Ungido de Deus), as doutrinas do cristianismo verdadeiro estão fundamentadas nos ensinamentos de Jesus Cristo. Jesus Cristo, é a rocha, a pedra angular onde todos os cristãos verdadeiros estão firmados. Amém!

1. A FÉ.

Ora, a fé é firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se ver (Hb.11.1).
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb.11.6).
Para ser seguidor de Cristo, é preciso ter fé. Jesus disse a Tomé: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram! (Jo.20.29).
Está escrito: O justo viverá da fé (Hb.10.38).
Tudo é possível ao que crer (Mc.9.23).
Aquele que crer não se apresse (Is.28. 16).
Se creres verás a glória de Deus (Jo.11.40).

2. A ESPERANÇA.

Toda esperança do cristianismo está fundamentada em Jesus Cristo, mediante a sua morte e ressurreição. O apóstolo Pedro escrevendo a sua primeira epístola universal, diz: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1Pe.1.3). O apóstolo Paulo, escrevendo ao jovem pastor Timóteo, diz: Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa (1Tm.1.1).
Essa esperança é para nós como âncora da alma, firme e segura, a qual tem pleno acesso ao santuário interior, por trás do véu, onde Jesus adentrou por nós, como precursor, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque (Hb.6.19,20).
O escritor de Hebreus enfatiza que a nossa esperança deve ser firme e segura. Pois essa âncora  é indispensável para que o navio (nossa vida) não  fique à deriva no mundo.
A bíblia é bem clara, temos que ter essa Esperança como Âncora para nossa alma; pois é ela que nos sustentará firme em qualquer situação, é ela que nos leva a crer no Deus invisível mas real, a qual faz com que entremos e sejamos aceitos na sala do Trono.
A esperança é como uma âncora que firma e dá segurança as grandes embarcações. O escritor aos hebreus nos diz, que temos uma esperança proposta, a qual é como âncora da alma segura e firme (Hb.6.18,19). Esqueça tudo aquilo que não pode te dá esperança, e ponha a sua esperança em Deus. A única esperança para este mundo sofrido e perturbado, é Jesus Cristo.

3. O AMOR.

O amor é a virtude principal, tudo se resume no amor. A bíblia diz: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm.13.8).

A SUPREMA EXCELÊNCIA DO AMOR.

Ainda que falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria (1Co.13.1-3).

AS QUALIDADES DO AMOR.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que é em  parte será aniquilado. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estas três; mas a maior destas é o AMOR. (1Co.13.4-10,13).

DEUS É AMOR.

Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (1Jo.4.8).
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3.16).